Seguro de vida: você pode se dar ao luxo de esperar?

voltar

JUL/14 – pág. 22

SeguromonicaO início da vida adulta traz mudanças empolgantes. Você talvez decida comprar uma casa, casar-se ou ter filhos. Essas decisões precisam ser cuidadosamente analisadas, pois alteram a sua vida de forma irreversível. Uma decisão que é fácil postergar ou ignorar é a compra de um seguro de vida. Porém, talvez você não saiba que protelar a compra do seguro de vida pode ser um erro caro para você e para as pessoas que você ama. A espera de apenas alguns anos pode impactar negativamente várias áreas importantes.

O seguro de vida inteira oferece proteção financeira e acúmulo de valor de resgate

Na sua forma mais simples, o seguro de vida inteira protege as pessoas que dependem do seu apoio financeiro. Além do pagamento aos seus beneficiários para substituir a sua renda caso você faleça inesperadamente, o seguro de vida inteira também oferece acúmulo garantido1 do valor de resgate, com impostos diferidos, enquanto a apólice permanecer vigente. Se estiver disponível, é possível usar o valor de resgate como garantia de um empréstimo para financiar a educação de um filho, cobrir uma necessidade de caixa em uma emergência ou complementar a renda da aposentadoria quando a necessidade de seguro de vida diminui. Lembre-se, porém, que os empréstimos feitos com base na apólice acumulam juros variáveis sobre o valor emprestado, diminuem o benefício por morte e o valor de resgate total, de acordo com o valor remanescente do empréstimo e os juros incidentes.

O impacto da espera

Como uma parte dos prêmios pagos acumula valor de resgate anualmente, esse acúmulo, no longo prazo, pode ser considerável, particularmente porque os impostos sobre o acúmulo são diferidos. Portanto, o quanto antes você começar a pagar os prêmios da apólice, mais rápido o seu valor de resgate começará a aumentar.

Uma apólice de vida inteira também tem direito a dividendos, sempre que eles forem declarados pelo emissor do seguro. Diferentemente do valor de resgate, os dividendos não são garantidos. Como segurado, você tem várias opções para usar dividendos: pode recebê-los em dinheiro, por exemplo, ou usá-los para comprar seguro de vida adicional quitado. O seguro quitado também é elegível para receber dividendos, tem valor de resgate e não tem prêmios adicionais. Sendo assim, esperar para comprar seguro pode lhe custar a oportunidade de aumentar o valor de resgate da sua apólice e o benefício pago aos seus beneficiários.

Talvez você esteja saudável agora e decida postergar a compra de seguro de vida por alguns anos. Entretanto, nesses poucos anos, você pode apresentar problemas de saúde inesperados, que podem prejudicar a sua capacidade de ser segurado. No pior cenário, se você falecer inesperadamente, o custo da espera será a falta de um benefício por morte para as pessoas que você ama.
Lembre-se de que a compra de um seguro de vida é uma decisão fundamental. Portanto, dedique o tempo que for necessário para coletar as informações e escolher a cobertura mais adequada para você. Embora essa decisão caiba exclusivamente a você, é importante lembrar de que postergá-la pode sair bem mais caro.

Este artigo informativo, escrito por terceiros, é oferecido como cortesia de Monica Franchi Souza, agente, CA/AR Ins. Lic. W047345 New York Life Insurance Company. Para saber mais sobre as informações ou os assuntos discutidos aqui, entre em contato com Monica, 407-276-6107.

Please note: The offering documents (policies, contracts) for all New York Life and its subsidiaries products are available only in English. In the event of a dispute, the provisions in the policies and contracts will prevail.

Obs: Os documentos (apólices, contratos) referentes a qualquer produto da New York Life e suas subsidiárias foram redigidos originalmente em inglês. Caso haja alguma discrepância com relação à tradução, prevalecerá o disposto nas apólices e contratos em inglês.

Monica Camargo de Franchi Souza
mcfranchisou@ft.newyorklife.com
407-276-6107