Retrospectiva Nossa Gente, fatos que marcaram 2017

Retrospectiva Nossa Gente, fatos que marcaram 2017

A conquista de brasileiros, os desafios da era Donald Trump e as medidas intempestivas que geraram polêmica. Furacão Irma e os acontecimentos que pontuaram 2017 na Retrospectiva “Nossa Gente”

Edição de dezembro/2017 – pág. 05, 06 e 08

Retrospectiva Nossa Gente, fatos que marcaram 2017

O ano de 2017 foi conturbado e desafiante para a Comunidade Brasileira nos EUA. Uma trajetória oscilante, surpreendendo desde a posse do Presidente Donald Trump, que interferiu na questão dos indocumentados por considerar anacrônica a atual política de imigração do país. Com medidas intempestivas, extinguiu o DACA – programa que protegia 800 mil jovens ilegais, os chamados de “dreamers”, depois das tentativas frustradas para derrubar Obamacare, reforma de saúde do ex-presidente Barack Obama.

A passagem do furacão Irma pela Flórida marcou o ano, destacando-se a realização do “Brazilian Day Orlando Festival”, no Lake Eola Park, reunindo 15 mil pessoas. No Esporte, o maratonista brasileiro Fredison Costa conquistou o título de hexacampeão da “Disney Marathon”, e Jordana Prado ganhou medalha de bronze no Mundial de WKC 2017, levando o Brasil ao pódio. O Jornal Nossa Gente faz a retrospectiva do ano de 2017, pontuando os fatos que entraram para a história dos emigrantes nos EUA.

Janeiro

Vitória brasileira no “Disney Marathon

No dia oito de janeiro, o maratonista brasileiro Fredison Costa conquistou o título de hexacampeão da tradicional “Disney Marathon – 2017”, com o tempo de 2:23:15, percorrendo 42 quilômetros nos parques temáticos da Disney World, em Orlando. Na categoria feminina da prova, a brasileira Giovanna Martins obteve a primeira colocação – bicampeã –, com o tempo de 2:48:05. Ambos os atletas levaram o Brasil ao ponto de destaque no pódio.

Posse de Donald Trump

No dia 20 de janeiro – sexta-feira –, Donald Trump tomou posse como Presidente dos EUA, mantendo o mesmo tom de sua campanha eleitoral, prestando juramento diante do Capitólio, em Washington, na presença de seus antecessores: Bill Clinton, George Bush e Barack Obama. Em discurso inflamado, o republicano – 45º presidente dos EUA –, disse: “Defendemos as fronteiras de outros países enquanto nos recusamos a defender as nossas próprias”. Ele também falou de devolver a América aos americanos.

Fevereiro

Bolo histórico na Disney

Bolo histórico – A história do bolo que surpreendeu a Disney. A empresária e boleira, Angélica Hubner, superou os desafios e conseguiu entrar no Castelo da Cinderela, no Magic Kingdom, com um bolo de 25Kg, tornando-se a exceção da regra. Acompanhada do marido, Renato Prado, Angélica carregou o bolo – um castelo de torres rosa –, pela Main Street, do Magic Kingdom Park, em um esforço fora do comum. A aniversariante era uma garotinha de Ohio.

Construção do muro e proibição a muçulmanos

Os trinta primeiros dias de governo do Presidente Donald Trump foram conturbados, quando o republicano levantou o tom da voz e anunciou a construção do mundo na fronteira do México e EUA – avaliado em 12 bilhões de dólares. Ele também anunciou à proibição de cidadãos oriundos de sete países, de maioria muçulmana, de entrar no país.

Março

Lançado “Guia do Empreendedor”

Foi lançado em Orlando o “Guia do Empreendedor”. Durante encontro com Embaixador do Brasil em Miami, Adalnio Senna Ganem, líderes da Comunidade Brasileira e imprensa, o empresário Carlo Barbieri – CEO do Grupo Oxford Carlo Barbieri, em Boca Raton –, apresentou o guia para empresários e pequenos investidores com informações precisas para negócios na Flórida. O “Guia” foi idealizado pelo Itamaraty, em conjunto com Consulado Brasileiro em Miami.

Comemorado 10 anos do “Jornal Nossa Gente”

O “Nossa Gente” celebrou 10 anos de plena atividade – completados no mês de março de 2017. Um passo importante a serviço da Comunidade Brasileira na Flórida, atuando com a transparência dos fatos, sem se distanciar da verdade. “Atuamos com lisura, pois esta tem sido a nossa filosofia de trabalho. Uma trajetória impetuosa – vitoriosa! –, calcada no exercício do Jornalismo coeso, focado aos interesses do cidadão brasileiro”, disse o CEO do “Nossa Gente”, Paulo Souza.

Abril

Filme brasileiro no Valencia College

O filme brasileiro, “Berenice Procura”, foi exibido no Valencia College, em Orlando. A exibição do longa, da cineasta Elisa Tolomelli, reuniu um bom público no “Building 3 auditorium”, do “Valencia College”, consolidando importante atividade cultural que difundi o cinema brasileiro. A coordenação foi do professor de Português e EAP, Richard Sansone. O filme aborda transexualismo, com situações de impacto e discussão sobre a temática.

Departamento do Trabalho investiga visto H-1B

O “Departamento do Trabalho” dos EUA questionava a contratação de profissionais com o visto H-1B e trabalhadores para ocupações especiais, intensificado auditorias nas empresas. A investigação era consequência da queixa de funcionários referente ao não pagamento do salário especificado no LCA. Foi um período crítico para os empregadores, através da “Divisão de Salário e Horas (WHD)”.

Criminalização de indocumentados

Anunciada as novas regras contra indocumentados. O Procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions, após visita à fronteira dos EUA com o México, reforçou que a imigração ilegal tem que ser combatida. Sessions enviou um memorando a todos os juízes e advogados de imigração com as novas regras. Entre elas, a criminalização de imigrantes que regressassem pela fronteira depois de terem sido deportados.

Novas regras de atendimento do Consulado

Consulado-Geral de Miami anuncia novas regras no atendimento a brasileiros. Devido ao aumento da demanda de solicitações, o Consulado estava trabalhando acima dos limites de sua capacidade com o risco iminente de comprometer a qualidade da prestação de serviços ao público. Uma série de medidas foi anunciada, incluindo novo horário de distribuição de senhas: entre 9h e 12h, afirmando que todas as senhas distribuídas seriam atendidas no mesmo dia.

Maio

Casal volta mundo chega a Orlando

Casal que deu a volta ao mundo a bordo de uma Land Rover chega a Orlando. Luciene Bitencourt Kumm e Walfredo Kumm abriram mão do conforto de Florianópolis para viajar o mundo de carro. E após percorrerem 12 países em mais de 80 mil quilômetros, os brasileiros pararam em Orlando. Luciene – fotógrafa –, e Walfredo – ex-funcionário público –, superaram o desapego com proposta de percorrer o mundo. Uma escalada perigosa, imprevisível, mas nada disso pôde frear a decisão da Família Kumm, de Florianópolis (SC).

“11° Spirit Symposium – Reincarnation”

A cidade de Orlando foi escolhida para sediar o “11° Spirit Symposium – Reincarnation – The Logic Behind – Divine Justice”, promovido pela “United States Spirit Federation”, que aconteceu no próximo dia seis de maio, no “Rosen College of Hospitality Management”, com palestras e ensinamentos sobre o tema “Reencarnação”. Workshops esclareceram pontos fundamentais da temática.

“Press Award 2017”

Aconteceu no dia 10 de maio o “Press Award 2017”, no “Broward Center”, na cidade de Fort Lauderdale, reunindo imprensa, celebridades e personalidades agraciadas com a outorga. O evento celebrou 20 anos de premiação nas seguintes categorias: “Visual Arts Press Award”, “Business Press Award”, “Mídia/ ABI – Inter”, “Língua Portuguesa/ AOTP”,  ‘Cerimônia ABI-Inter & AOTP” e “Arte, Cultura & Lifetimes”.

Mantida atividades Obamacare

Anunciado que o Sistema de Saúde Obamacare manteria atividades nos EUA, mesmo com a votação do Congresso apoiando a nova lei no sistema de saúde, imposta por Donald Trump – que não vingou no Senado. Foi um alerta aos cidadãos brasileiros beneficiados, que estavam deixando de pagar os planos acreditando que não iriam pagar multa no final do ano, e que teriam de arcar com penalidades. A Lei do ACA continuava e quem não tivesse o seguro seria multado no encerramento de 2017.

Show do Capital Inicial em Orlando

Show do Capital Inicial agita o sul da Flórida A magia do Capital Inicial, executando os hits de uma carreira pontuada de sucessos, emocionou os brasileiros que vivenciaram histórias de vida ao som de rock’n’roll nacional. Uma sensação de que não era 2017, e que todos poderiam voltar para casa –no Brasil –, reencontrar pais e amigos que ficaram para trás.

Junho

Em defesa de gatos abandonados

O grupo “Stray and Feral Paws of Orlando-Cat Rescue Group”, integrado pelos brasileiros, Ana Cláudia Bignarde, Giulliana Filenti, Michelle Manceau e Roberto Manzon, popularmente chamado de Tito, se destacaram com trabalho em defesa de gatos abandonados em Orlando. Uma tarefa árdua de recolher os animais e levá-los para castração e doação.

Bruno Portigliatti Candidato a Deputado

Candidato a Deputado Estadual pelo Partido Republicano, representando o Estado da Flórida, o jovem empresário brasileiro Bruno Portigliatti se empenhava na campanha, com objetivo de dar voz à nossa Comunidade na Flórida Central, buscando melhorias no setor econômico e trabalhista. Diretor executivo da “Excellence Senior Living”, Portigliatti era promessa na Câmara dos Deputados para o “House District 44”, na área de Orlando.

Julho

Nova programação do Canal Brazil TV

O CEO do “Canal Brazil TV (CBTV)”, Cláudio Costa, reúne equipe de diretores, técnicos, apresentadores e imprensa, no “Treasure Tavern”, em Orlando, para apresentar a nova programação da emissora. Um passo importante no âmbito da comunicação, pois os programas atendem a expectativa de brasileiros nos Estados Unidos.

Judoca brasileiro ganha medalha de bronze

O judoca e lutador de Jiu-Jitsu, Raphael Freitas, conquistou medalha de bronze no “Campeonato US Open de Judô”, realizado em Fort Lauderdale – em Julho –, representando o Brasil nas competições. Ele é faixa preta de Judô, e subiu ao pódio pela categoria 86 quilos. Raphael é um brasileiro determinado, focado em seu trabalho, consolidando uma carreira bem-sucedida no Esporte.

Fim do DAPA frustra 5 milhões de imigrantes

Anunciado o fim do DAPA. O Secretário do “Department Homeland Security (DHS)” John Kelly assinou o memorando que enterrou definitivamente o “Deferred Action for Parents of Americans (DAPA)”, implantado pelo então presidente Barack Obama através de Ordem Executiva. O DAPA beneficiaria cerca de cinco milhões de pais de cidadãos americanos e residentes permanentes desde novembro de 2014. A medida sequer chegou a entrar em vigor diante da contestação de 26 estados – 23 deles governados por republicanos.

Brasileiro comanda estudo de doença renal

Estudo inovador sobre doença renal em Orlando, com a presença de renomados médicos, enfermeiros e nutricionistas para estudo revolucionário da “Harvard University”. Pacientes com grave doença renal e que resistem a medicamentos, entre crianças e adolescentes, ficaram acampados durante 30 dias para obter tratamento. O Projeto esteve sob a supervisão do renomado médico brasileiro, Dr. Leonardo V. Riella, Professor Assistente de Medicina da “Harvard Medical School”

Agosto

Racismo e morte em Charlottesville

Manifestações de racismo na cidade de Charlottesville, no estado da Virgínia, envolvendo ultranacionalistas com inclinação racista e nazista, reclamaram o direito de uma ‘América para os brancos’. No outro extremo, antirracistas contrapunham o movimento de supremacistas brancos, originando o confronto. Pessoas foram mortas por atropelamento, manifestantes feridos e o presidente Donald Trump arredio, com discurso superficial. A intolerância e a xenofobia estavam acirradas nos EUA.

Fiscalização de matrícula com visto de Turismo

Imigração fiscaliza matrícula em escola pública com visto de turismo. O caso envolvendo o adolescente brasileiro Vitor Fraga, de 15 anos, detido no aeroporto de Houston, no Texas, com visto de Turismo – ele estava matriculado numa escola pública na Califórnia –, gerou controvérsias. O garoto foi enviado para um centro de menores infratores em Chicago. O episódio abriu precedente de alerta à Imigração dos EUA que passou a checar com mais rigor o status de crianças estrangeiras matriculadas em escolas públicas do país.

Setembro

Trump anuncia o fim do DACA

O governo de Donald Trump anunciou no dia seis de setembro o fim do programa DACA, instaurado há cinco anos para formalizar temporariamente imigrantes que chegaram aos EUA quando crianças, sem documentos, e hoje protege cerca de 800 mil jovens. O programa foi estabelecido na administração do Presidente Barack Obama por decreto assinado em junho de 2012. Trump defendeu a decisão afirmando que sua prioridade são os trabalhadores americanos. O ato foi considerado traição contra os “Dreamers”.

Furacão Irma devasta a Flórida

Furacão Irma – Com ventos de 210 km/h, o furacão Irma deixou mais de 1 milhão de pessoas sem energia elétrica na Flórida no domingo, dia 10 de setembro, ao avançar na direção da Costa do Golfo, ameaçando provocar inundações. E após atingir Cuba, o furacão se deslocou para Miami, devastando parte da cidade, ameaçando Tampa, no condado de Hillsborough, e Orlando, no condado Orange.

Furacão desvia rota de Orlando

O Furacão Irma ao entrar em Miami – caiu para a categoria 4 – o que representava um sensível enfraquecimento. O furacão desviou o seu percurso – não passando por Orlando conforme era previsto –, seguindo para a cidade de Tampa, que fica na costa Oeste da Flórida. Houve devastação, mas o vilão perdeu força gradativamente.

“Brazilian Day Orlando” cancela data

Os organizadores do “Brazilian Day Orlando Festival” informaram que o evento que aconteceria no dia 17 de setembro, no Lake Eola Park – em Downtown –, foi transferido para 1º outubro – devido aos contratempos do furacão Irma. Toda estratégia da programação – do meio-dia às 8 horas da noite – seria mantida – local e atrações – proporcionando aos visitantes um encontro memorável.

FEMA anuncia ajuda às vítimas do furacão

FEMA disponibiliza ajuda às vítimas do furacão Irma. Assistência individual, verba federal e outros benefícios estavam à disposição de proprietários de casa, locatários e donos de empresas que sofreram perdas e danos com inundações e tempestade na Flórida. Cerca de 39 Condados receberam assistência federal.

Outubro

“Brazilian Day Orlando” reúne 15 mil pessoas

“Brazilan Day Orlando Festival” mostrou o Brasil tamanho família em alto estilo. O evento que aconteceu no dia 1º outubro, reuniu cerca de 15 mil pessoas, no Lake Eola Park, em Downtown Orlando, entre brasileiros, hispânicos e americanos, para celebrar o Dia do Brasil. Promovida pelo jornalista Paulo Correa, a festa contou com música, comidas típicas, personagens de Monteiro Lobato e premiação às personalidades brasileiras.

Campanha Outubro Rosa

“Outubro Rosa”, um alerta à prevenção do câncer de mama também marcou o mês. Simbolizado pelo laço cor-de-rosa, o movimento deu um passo importante na conscientização à gravidade da doença que tem aumentado consideravelmente no mundo. A Campanha “Outubro Rosa”, visa à conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Jubileu de 300 anos de Aparecida

Fiéis celebraram o Jubilieu de 300 anos de Nossa senhora Aparecida em Orlando, que teve sua imagem encontrada no ano de 1717 por pescadores do Rio Paraíba do Sul. Pessoas em todo o mundo homenageiam a Padroeira do Brasil. As igrejas São Judas (St. Jude Catholic Church) e “Resurrection Catholic Church”, em Orlando, solenizaram a data. Também foram comemorados os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima.

Fiscalização das redes sociais dos imigrantes

Imigrantes legalizados nos EUA tiveram redes sociais fiscalizadas em todos os estados americanos. O anúncio do Departamento de Segurança Interna dos EUA provocou polêmica e protestos contra a invasão de privacidade. A nova medida teve início no dia 18 de outubro. O clima entre os imigrantes era de preocupação desde a divulgação do comunicado.

Novembro

Brasileira ganha medalha no Mundial de WKC

O Brasil fez história e ganhou medalha de bronze no Mundial de WKC 2017. A atleta Jordana Prado se destacou no Mundial, sendo a primeira brasileira a conquistar medalha de bronze em competições realizadas pela WKC. O evento aconteceu em Orlando entre os dias 4 e 11 de novembro – Campeonato Mundial de Artes Marciais” da “WKC-World Karate & Kickboxing Commission”, com a presença da elite das artes marciais mundiais, representada por atletas de vários países.

Agendamento consular tem aprovação de 95%

Agendamento do Consulado-Geral em Miami tem 95% de aprovação de usuários. O sistema de atendimento por agendamento do Consulado recebeu total aprovação dos emigrantes, que acenaram positivamente. À satisfação nos comentários postados no site de agendamentos denotavam o favoritismo do método utilizado pelo Consulado. O atendimento ficou muito mais rápido e eficiente.

Brasileira vence Maratona da Disney

A brasileira Giovanna Martins surpreende ao vencer a maratona no Walt Disney World -“Disney Wine and Dine Half Marathon”, em Orlando –, levando o nome do Brasil ao pódio, após percorrer 21 km. A maratonista se destacou entre os participantes – homens e mulheres –, consolidando o seu favoritismo na prova. Cerca de 10 mil corredores marcaram presença na maratona.

Show do Padre Fábio de Melo

Show do Padre Fábio de Melo, realizado no dia 13 de novembro, no Holy Land Experience, encantou os brasileiros em Orlando. Na ocasião o padre concedeu entrevista, falando da trajetória musical e do carinho do público. Perspicaz nas respostas, ele opinou sobre intolerância religiosa, apontando o abuso de poder e a conduta de líderes religiosos mediante a fragilidade de fiéis.

Dezembro

Confraternização e encontro de famílias

Sem dúvida, no encerramento do ano, dezembro, marca o encontro de famílias, eventos de confraternização e as comemorações para a chegada de 2018. Um período de festa e uma trégua para receber o ano vindouro. Que todos tenham uma ótimo período e que os sonhos se concretizem no ano que vai nascer.