“Real Book Brasil” reúne compositores e instrumental

“Real Book Brasil” reúne compositores e instrumental

O “Real Book Brasil” é fonte de pesquisa para profissionais, estudantes e apreciadores da música instrumental. Incluem obras, partituras e informações sobre compositores, vídeos, releases e contatos para shows

Edição de novembro/2017 – pág. 18

“Real Book Brasil” reúne compositores e instrumental

O considerado maior livro de música instrumental do mundo, ganha sua versão em português, o “Real Book Brasil”. Com extensa pesquisa em todos os gêneros da música instrumental produzida atualmente, o acervo inclui obras, partituras e informações sobre o compositor; vídeos, releases e contatos para shows.

O que se pretende é facilitar o acesso e o alcance da produção instrumental brasileira em todo o mundo. O app terá mais de uma centena de músicos de todas as regiões do país com suas partituras disponibilizadas, exclusivamente nesta ferramenta. O aplicativo está acessível para sistemas Android e iOS.

Esse programa é importante ferramenta para o trabalho com música, e também uma fonte para pesquisas, consultas tanto para profissionais, estudantes de todos os níveis e apreciadores da música – brasileiros ou não. Além disso, será um canal imprescindível para a divulgação da música instrumental brasileira e seus compositores. Um processo dinâmico e, principalmente, uma obra aberta, já que serão feitas atualizações e inclusões constantemente em seu acervo.

Para Lupa Santiago, idealizador do projeto “O ‘Real Book’ em outros países se consolidou como o mais completo registro de compositores, sendo consultado em todo o mundo.”

“A música instrumental brasileira é um universo muito rico e precisava de uma referência, uma fonte segura de consulta e pesquisa neste que é o maior momento de produção desse gênero no país”, avalia.

Segundo informa Rodrigo Morte, coordenador editorial do “Real Book Brasil”, “os exemplos que temos em outros países foram lançados em décadas passadas na versão impressa. E mesmo assim, tiveram tiragens expressivas dentro e fora de seus territórios”, argumenta.

O aplicativo foi desenhado por Luciano Murino, e ainda conta com uma equipe de profissionais da música, jornalistas e advogados.

 O que é o Real Book

Criado nos Estados Unidos, na década de 70, com o objetivo de reunir partituras originais do jazz americano, o livro tornou-se uma referência na música instrumental no mundo, ganhando versões em outros países para garantir os registros das obras dos músicos locais. O modelo já foi replicado na Itália.