Quarto de adolescente

voltar

JAN/13 – pág. 52

Na fase em que eles já não são mais crianças, mas ainda não podem ser considerados adultos, o quarto vira quase um refúgio. Confira dicas para decorar o território dos adolescentes.

Antes de começar a pintar e transformar o quarto da sua criança no quarto de um adolescente, pare para pensar na tarefa que tem em mãos. Tal como as crianças, também os teenagers vivem fases muito distintas durante toda a adolescência, onde mudam de gostos como mudam de jeans! É necessário encontrar um meio-termo, para que ele/ela se sinta feliz e para que os pais não tenham que redecorar o espaço de ano a ano. E mesmo que vá estudar para fora, estará sempre em casa aos fins de semanas e nas férias. Pode ainda querer preparar um quarto que eles possam “levar consigo” quando forem estudar para fora. Tome todas as decisões difíceis antes de partir para as compras.

Escolham a palete de cores em conjunto. O seu adolescente já sabe muito bem o que gosta e o que não gosta… e não tem receio de o dizer ao mundo! Escolham a paleta de cores em conjunto, procurando uma base neutra, em vez de se prenderem a um tema que daqui a um ano (ou até 6 meses!), já não esteja no top de preferências do seu teenager! Ou seja, em vez de pintar um quarto completamente alusivo ao surf, opte por uma cor básica – azul-escuro, por exemplo – e encoste uma prancha de surf num canto, colocando um baú recheado de conchas e uma jarra cheia de areia em cima da comoda  Será bem mais fácil retirar estes objetos e substitui-los por outros, do que ter de tapar um mural pintado na parede com as caras dos melhores surfistas do mundo quando ele decidir que, afinal, gosta é de fazer skate!

Espaço para trabalhar. A escola torna-se cada vez mais exigente e o seu adolescente precisa de um espaço próprio e tranquilo para estudar e não se esqueça da iluminação adequada.

Espaço para arrumar. Para além de conceber um quarto que reflita a personalidade do seu adolescente e de criar um ambiente onde ele/ela se sinta bem, também é importante que o teenager assuma a responsabilidade de manter o seu espaço limpo e arrumado. Aproveite cada nicho e recanto para encaixar armários, gavetas, cestos ou caixas fechadas.

Espaço para brincar. E porque a vida não é só estudar e arrumar o quarto, dê ao seu teenager um espaço muito cool para descontrair, sozinho ou com amigos, reservando um canto do quarto para colocar um tapete convidativo, com almofadas gigantes espalhadas pelo chão, onde ele possa jogar com os amigos ou discutir sobre maquiagem e moda com as amigas.

Acessórios atuais. Agora que todos os pré-requisitos estão cumpridos, deem asas a imaginação e divirtam-se com a escolha de acessórios econômicos e pouco permanentes, assim podem ser facilmente substituídos quando o seu adolescente passar para outra fase, sem grandes desembolsos. Um espelho gigante fará as delícias da sua princesa e com o tempo será cada vez mais utilizado; preencha parte de uma parede com stencils decorativos ou fotografias ampliadas das suas coisas preferidas – carros, capas de revistas, imagens do seu animal de estimação ou fotos de infância; aplique ganchos estilizados numa parede para ela pendurar as suas bolsas ou ele os seus bonés; um quadro de cortiça ou magnético para exibirem as fotos dos amigos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Viviane Sperb
Arquiteta
viviane@nossagente.net