Proteção para os funcionários

Proteção para os funcionários

voltar

OUT/14 – pág. 46

monica_seguroPrepare-se hoje para o futuro. Como empresário, você reconhece a importância do seguro para os seus imóveis, estoques e equipamentos. Esses ativos são vitais para o sucesso da sua empresa. Porém, o que aconteceria se um funcionário essencial falecesse ou ficasse inválido subitamente?

Os funcionários principais são a base de uma empresa bem-sucedida. São empresários, diretores de vendas, diretores financeiros ou outras pessoas que são fonte de liderança e lucratividade e que seriam extremamente difíceis de substituir. A menos que medidas adequadas sejam tomadas, a morte ou invalidez de um funcionário-chave pode ser devastadora para a estabilidade financeira da sua empresa.

A solução: proteção para funcionários importantes.

Alocar recursos para proteger os funcionários importantes pode proporcionar ao seu negócio os fundos adicionais necessários para:

  • Contratar e treinar substitutos.
  • Compensar a contribuição de um funcionário aos lucros.
  • Manter a confiança de clientes e credores.
  • Cumprir as obrigações relativas a empréstimos, caso o funcionário importante também fosse avalista de empréstimos comerciais.

Há três opções básicas para financiar os custos associados à perda súbita de um funcionário importante: acúmulo de caixa ou um fundo de amortização, empréstimo bancário ou seguro de vida.

1. Caixa ou fundo de amortização

Nessa opção, a empresa estabelece um plano de poupança, semelhante a uma conta bancária, para se proteger do falecimento ou da invalidez de funcionários importantes. No falecimento, o saldo do plano de poupança é usado como fonte de recursos financeiros. Infelizmente, este método tem várias desvantagens:

  • O plano de poupança acumula fundos ao longo do tempo. E se for necessário utilizar esses fundos?
  • O saldo acumulado pode causar um problema de lucros e receitas acumulados.
  • Qualquer rendimento dos fundos acumulados talvez seja tributável.
  • Um plano de poupança pode ser totalmente usado para custear outras despesas.
  • O empresário arcará com cada dólar, exaurindo o montante de caixa que poderia ser usado de outra forma.

2. Empréstimo

Nesse caso, os fundos são tomados como empréstimo, em geral bancário, para repor a perda financeira causada pela morte ou invalidez de um funcionário-chave.

  • As desvantagens desta opção incluem:
  • A desaceleração potencial do crescimento do negócio, causada pela adição de pagamentos de parcelas do empréstimo.
  • Uma possível redução de lucros futuros, devido ao pagamento das parcelas do empréstimo.
  • O proprietário do negócio pagará todo o principal, além dos juros.
  • A classificação de crédito da empresa pode ser impactada devido ao aumento no endividamento.

3.Seguro

A compra de seguro de vida e/ou invalidez para os funcionários importantes pode ser uma forma econômica de proteger a sua empresa e minimizar o impacto da morte ou invalidez de um funcionário-chave. O seguro de vida e/ou o seguro por invalidez podem propiciar as seguintes vantagens ao seu negócio:

  • Obter recursos financeiros por meio de seguro é simples.
  • Os fundos estarão disponíveis mesmo que a morte ou invalidez ocorra um dia após o início da cobertura.
  • Embora os prêmios não sejam dedutíveis dos impostos, o seguro pago ao negócio em caso de morte, em geral, é livre de impostos.

Financiamento de planejamento para o futuro

A empresa solicita uma apólice de seguro de vida para um funcionário importante. A empresa é a proprietária e a beneficiária da apólice. Como proprietária, a empresa paga os prêmios da apólice à companhia de seguros enquanto o funcionário-chave estiver vivo e permanecer trabalhando na empresa. Caso o funcionário segurado faleça, o benefício por morte é pago, em geral livre de impostos, à empresa2, sendo uma fonte imediata de caixa para pagamento de dívidas, liquidez e outras necessidades.

Este artigo informativo, escrito por terceiros, é oferecido como cortesia por Monica Franchi Souza, agente, Lic # W047345 New York Life Insurance Company. Para saber mais sobre as informações ou os assuntos discutidos aqui, entre em contato com Monica 407-276-6107. Nem a New York Life, nem seus agentes fornecem assessoria tributária, jurídica ou contábil. Consulte o seu próprio profissional fiscal, jurídico ou contábil antes de tomar decisões. Please note: The offering documents (policies, contracts) for all New York Life and its subsidiaries products are available only in English. In the event of a dispute, the provisions in the policies and contracts will prevail. Obs: Os documentos (apólices, contratos) referentes a qualquer produto da New York Life e suas subsidiárias foram redigidos originalmente em inglês. Caso haja alguma discrepância com relação à tradução, prevalecerá o disposto nas apólices e contratos em inglês.

Monica Camargo de Franchi Souza
mcfranchisou@ft.newyorklife.com
407-276-6107