Portugal empata por 2 a 2 com os EUA em jogo com gol no último minuto

Portugal empata por 2 a 2 com os EUA em jogo com gol no último minuto

(Foto: © Martin Mejia/AP) Silvestre Varela faz o gol da salvação de Portugal aos 49 minutos do segundo tempo
(Foto: © Martin Mejia/AP)
Silvestre Varela faz o gol da salvação de Portugal aos 49 minutos do segundo tempo

Neste domingo, Portugal e Estados Unidos empataram por 2 a 2 na Arena Amazônia (em Manaus). O resultado praticamente garantiu os norte-americanos na próxima fase da Copa do Mundo e faz Portugal depender de uma combinação imensa de resultados para chegar às oitavas de final do mundial. O resultado poderia ser pior ainda para os lusitanos se não fosse o gol de empate aos 49 minutos do segundo tempo.

Os primeiros minutos da partida foram de ataque intenso de seleção portuguesa. A pressão deu certo e, logo aos quatro minutos, o time fez uma boa triangulação e a bola foi cruzada na área. Cameron tentou cortar e não conseguiu. A bola sobrou livre para Nani, que fuzilou e estufou as redes do goleiro Howard.

Após a blitz do começo da partida, Portugal começou a recuar e os EUA a gostar da partida. Aos poucos, os norte-americanos foram criando chances de gol com chutes à distância. O goleiro português Beto foi exigido algumas vezes.

Jogando na defesa, Portugal tentava sair para o jogo com toques de bola sem objetividade. A má atuação de Cristiano Ronaldo pesou no desempenho do time europeu. Marcado pela torcida, ele era vaiado a cada erro no ataque.

Se no primeiro tempo os norte-americanos começavam a se arriscar, eles partiram para cima com tudo no segundo tempo. Em vez de se arriscar com chutes, o time começou a entrar com passes rápidos na área portuguesa. O resultado foi o empate aos 14 minutos. Depois de cobrança de escanteio, a bola sobrou para Jones que, de fora da área, driblou um zagueiro e encheu o pé para marcar o gol.

O gol abateu os portugueses. Aproveitando-se disso, os EUA conseguiram marcar o gol que garantiria a vaga na próxima fase. Aos 36 minutos, Bradlley apareceu livre e cruzou para a pequena área. Dempsey, de barriga, jogou a bola para dentro.

Nos minutos finais de jogo, Portugal tentou reagir. E, aos 49 minutos do segundo tempo, alcançou o gol que faz o time respirar por aparelhos na Copa. No lance, Cristiano Ronaldo cruzou da direita e Varela cabeceou forte no canto. No fim, Estados Unidos 2 x 2 Portugal.

Na próxima rodada, Portugal joga contra Gana na quinta-feira (26), às 13 horas. Para se classificar, o time terá que vencer e tirar uma diferença de cinco gols de saldo em relação aos norte-americanos. Por exemplo: a Alemanha teria que ganhar de 3 a 0 dos EUA e Portugal de 2 a 0 de Gana. Para os EUA, um empate contra a Alemanha já garante o time nas oitavas de final.

EUA 2 x 2 Portugal

Estádio: Arena da Amazônia, em Manaus (AM)
Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)
Auxiliares: Hernan Maidana (Argentina) e Juan Pablo Belatti (Argentina)

Gols: Nani (aos 4 minutos do primeiro tempo), Jones (aos 14 minutos do segundo tempo), Dempsey  (aos 36 minutos do segundo tempo) e Varela (aos 49 minutos do segundo tempo).
Cartão Amarelo: Jones (Estados Unidos)

EUA: Howard; Beasley, Besler, Cameron e Fabian Johnson; Jermaine Jones, Bradley, Bedoya (Yedin) e Beckerman; Dempsey (Wondolowski) e Zusi (Gonzalez).
Portugal: Beto, João Pereira, Bruno Alves, Ricardo Costa e André Almeida (William); Miguel Veloso, Meireles (Varela) e João Moutinho; Nani, Hélder Postiga (Éder) e Cristiano Ronaldo.

Fonte: Portal EBC