PIB dos Estados Unidos cresceu 2,4% em 2014

PIB dos Estados Unidos cresceu 2,4% em 2014

No ano anterior, economia havia registrado expansão de 2,2%. No quarto trimestre de 2014, o PIB americano teve alta anualizada de 2,6%.

graficoA economia dos Estados Unidos cresceu 2,4% em 2014, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Departamento de Comércio do país. A expansão ficou acima da registrada em 2013, de 2,2%. Os dados são prévios e ainda vão passar por revisão.

Esse foi o quinto ano seguido de alta do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA, após dois anos de recessão – 2008 e 2009 – provocados pela crise financeira internacional. O resultado, portanto, consolida ainda mais a recuperação da maior economia do mundo.

No quarto trimestre de 2014, o PIB americano teve alta anualizada de 2,6%, abaixo do crescimento de 5% dos três meses anteriores.

O aumento do PIB no quarto trimestre refletiu contribuições positivas vindas de despesas pessoais, investimento em estoque privado , exportações. A contribuição negativa veio de gastos do governo federal e das importações, que aumentaram.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que a economia norte-americana vai crescer 3,6% em 2015, de acordo com a projeção mais recente.

Desemprego

A taxa de desemprego nos EUA encerrou o ano passado em 5,6%, o menor patamar em seis anos e meio. Nesta semana, conforme informou o Departamento do Trabalho, o número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego caiu para o menor nível em quase 15 anos, somando-se a sinais de otimismo no mercado de trabalho.

Política monetária

O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, afirmou nesta quarta-feira (28) que pode ser “paciente” para ajustar a política monetária do país, em um indicativo de que as taxas de juros, que estão em mínimas históricas, podem permanecer assim por mais tempo.

Em comunicado divulgado ao final de uma reunião de dois dias, o Fomc (comitê de política monetária do Fed) decidiu manter a taxa básica de juros do país entre 0 e 0,25%, para “sustentar a continuação do progresso em direção ao emprego máximo e à estabilidade de preços”.

China

O crescimento da economia dos Estados Unidos ficou abaixo do registrado pela China, a segunda maior economia do mundo. O PIB chinês avançou 7,4% em 2014, o mais baixo desde 1990.

A expansão do PIB no quarto trimestre do ano passado foi de 7,3%, seguindo os índices de 7,3% (terceiro trimestre), 7,5% (segundo) e 7,4% (primeiro), informou o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, sigla em inglês) da China.

Fonte: g1.globo.com