Paredes e acessórios coloridos

Paredes e acessórios coloridos

voltar

JAN/15 – pág. 68

bc0e052f041275c35b8d97019f1e66a9

Hoje a modernidade é cor. Paredes coloridas dão um charme especial à sua casa, mas o ideal é usar as cores com moderação para não tornar o ambiente muito pesado. Dependendo da amplitude e insolação, fica mais bonito o uso de uma ou mais paredes de cor mais marcante, como também o uso de texturas e desenhos como listras ou quadros coloridos que podemos fazer facilmente demarcando com o simples uso de fita crepe.

Outro recurso interessante e simples é a aplicação de adesivos, que podemos encontrar em infinitas composições e até comprá-los pela internet. São de facílima instalação e proporcionam um efeito fantástico, principalmente em quartos infantis e juvenis.

Uma vez escolhida a (as) paredes a serem pintadas, faça algumas perguntas a si mesma: Quem vai usar esse espaço e qual a finalidade? As respostas ajudam a escolher as cores, lembrando que cada cor tem influência e estímulo sobre os sentidos. Independente de qualquer regra de combinação, sempre considere seus gostos e suas cores preferidas. Agora é só escolher a cor, fazer um pequeno teste, observando durante o dia e à noite para ver se a tonalidade está como imaginava. Na hora da escolha, não esqueça a regrinha das cores.

Cores quentes como o vermelho, laranja e amarelo, estão ligadas à energia, alegria, afeto e criam sensação de aconchego, energia, reduzem o cansaço e incentivam as atividades.

Os tons terrosos, que tanto gosto, como marrom, terracota, pinhão, bege e ocre, são tonalidades que evocam segurança e solidez, pois remetem à própria terra. Nos ambientes, as cores terrosas são ótimas para escritórios, salas de estar e cozinhas. Já o violeta inspira a meditação, acalma e é indicado contra insônia.

Já nas cores frias, tanto o verde quanto o azul trazem harmonia, contentamento e serenidade. A cor da natureza acalma, equilibra e faz com que a comunicação seja mais clara. Ainda favorece a capacidade de concentração.

Use a cor com criatividade para tornar sua casa mais alegre e com personalidade.

Se você optar por usar muitas paredes coloridas, cuide para não abusar na quantidade de objetos coloridos, isto pode carregar o ambiente. Mas o importante é que a sua casa demonstre a sua personalidade.

Viviane Sperb
Arquiteta
viviane@nossagente.net