Outubro: Mês da Luta Contra o Câncer de Mama

Outubro: Mês da Luta Contra o Câncer de Mama

O Mês Internacional de Conscientização sobre o Câncer de Mama é celebrado em outubro e tem como principal objetivo informar a população sobre o Câncer de Mama, uma doença que atinge cerca de 49 mil mulheres brasileiras por ano. Mais ou menos uma entre oito mulheres desenvolvem câncer de mama. Mesmo com o recente progresso de descoberta precoce e tratamentos aperfeiçoados, o câncer de mama é terceira maior causa de morte para mulheres nos E.U.A. Vale ressaltar que o Câncer de Mama também atinge os homens, no entanto, em quantidade muito menor.

O que é o Câncer de Mama?

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tumor maligno mais comum entre as mulheres e acaba levando muitas delas à morte. É importante dizer que este tipo de câncer ocorre com maior incidência após os 35 anos, no entanto, existem diversos casos de câncer de mama em pessoas mais jovens.


______continua após a publicidade_______

seguro


Vale lembrar que nem todo tumor na mama é maligno, ou seja, grande parte dos nódulos identificados nos seios são benignos. Sendo assim, como identificá-los?

Para que seja possível identificar se os nódulos são malignos ou benignos, é preciso, primeiramente, realizar exames de mamografia. Caso o câncer seja  detectado, é importante iniciar o tratamento ainda na fase inicial da doença. Uma vez que nesse estado (nódulo menor que 1cm), as chances de cura chegam a 95%.

É importante lembrar que dificilmente os tumores pequenos são detectados por toque. Isso prova a importânica da realização de ao menos uma mamografia por ano, à partir dos 40 anos de idade.

Quais as causas do Câncer de Mama?

Qualquer que seja o tipo de câncer, não existe apenas uma única causa. Normalmente, são diversos fatores de risco juntos que provocam este tipo de doença.

Deve-se estar atenta ao histórico familiar no que diz respeito ao câncer de mama. Neste contexto, são mais vulneráveis aquelas mulheres com parentes de primeiro grau que tiveram a doença antes dos 50 anos.

Outros fatores de risco são o aumento da idade, a menstruação precoce, a menopausa tardia, a primeira gravidez após os 30 anos e o fato de nunca ter engravidado.

Além desses fatores, existem outros como, por exemplo, o estilo de vida que a pessoa leva, o excesso de peso e a ingestão regular de álcool.

Dessa forma, com uma vida mais saudável, a chance de uma pessoa desenvolver a doença diminui consideravelmente.

Portanto, não deixe de realizar o exame de mamografia todo ano. A prevenção ainda é o melhor remédio…



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie