Os benefícios da energia solar em residências e empresas

Os benefícios da energia solar em residências e empresas

voltar

FEV/2017 – pág. 19 e 20

Os painéis solares instalados geram energia limpa e renovável valorizando o imóvel, pois além de fornecer a sua própria energia elétrica, acaba com a conta de luz. Um sistema revolucionário da “3 Guys Solar – LLC” na Central Flórida

YUN00004

A proteção ambiental tornou-se pauta mundial, recebendo o apoio da comunidade internacional durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Meio Ambiente. Essa conscientização incentivou o avanço na tecnologia da energia solar, uma preciosa fonte energética que pode ser utilizada para aquecer, arrefecer e alimentar sua casa. O sistema – painéis solares instalados sobre telhados de residências e empresas -, gera energia limpa e renovável valorizando a sua propriedade, pois além de gerar a sua própria energia elétrica, acaba com a conta de luz. Como funciona? Um inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos (Corrente Continua – CC) em energia elétrica que pode ser usada para a televisão, computador, máquinas, equipamentos, e qualquer equipamento elétrico (Corrente Alternada – AC) que você precise usar.

“A energia que sai do inversor solar vai para o seu ´quadro de luz´ e é distribuída para sua casa ou empresa, e assim reduz a quantidade de energia que você compra da distribuidora”, informa o empresário Cláudio Brito, da “3 Guys Solar – LLC”,  conceituada empresa de instalação licenciada Solar, em Orlando, que vem revolucionando o mercado com método prático e econômico. “A energia solar pode ser usada para aparelhos de som, lâmpadas, motores elétricos, ou seja, tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado na tomada. A grande maioria de nossos clientes recebe uma conta de luz inferior a $20 por mês”, orienta.

YUN00008

Conquistando a confiabilidade de clientes em várias cidades da Central Flórida, onde o processo de energia solar vem funcionado com total sucesso, a empresa “3 Guys Solar – LLC” instala o Painel Solar  sobre o telhado do seu imóvel, que reage com a luz do sol e passa a produzir energia elétrica (energia fotovoltaica). O resultado positivo é  imediato, refletindo no seu orçamento no final do mês. “Somos o principal contratante solar da Central Florida e fornecemos a instalação ´chave na mão´ de todos os tipos de produtos de energia solar. Os interessados podem entrar em contato conosco para obter mais informações ou se inscrever para uma avaliação solar grátis”, sugere Brito.

As vantagens em optar pela instalação de painéis solares em sua residência resultam em benefícios imprescindíveis. Por exemplo: o bloqueio nos custos de energia nos próximos anos; a valorização do imóvel; a Energia Solar é infinita (para sempre) e sustentável, e também reduz sua dependência de combustíveis fósseis. “Estamos fundamentados nos princípios de honestidade e integridade fornecendo produtos de alta qualidade aos nossos clientes, com instaladores solares qualificados. Os nossos equipamentos são certificados e não agridem o meio ambiente, através de um sistema de alta durabilidade”, ressalta.

Claudio Brito, Diretor de Vendas
Claudio Brito, Diretor de Vendas

Explica Brito que o sistema fotovoltaico para empresas (sistema fotovoltaico comercial), funciona exatamente como o sistema fotovoltaico residencial, ou seja, ele permite gerar parte ou toda a energia consumida em seu comércio, desta forma reduzindo a sua conta de luz para sempre. “Para se calcular o tamanho de um sistema fotovoltaico comercial também se usa como base a conta de luz (o seu consumo de energia elétrica), a área disponível para receber os painéis solares e a localidade geográfica – Os índices de irradiação solar variam muito de acordo com o local”, relata o empresário.

Segundo Cláudio Brito, a diferença entre um sistema solar fotovoltaico Comercial e um sistema solar fotovoltaico Residencial é a potência (quantidade de painéis solares), i.e. os sistemas fotovoltaicos comerciais geralmente têm uma potência instalada entre 10 KW e 100 KW, ocupando uma área entre 65m2 e 700m2. (o sistema fotovoltaico residencial tem capacidade instalada entre 4 KW e 10 KW). Esse sistema fotovoltaico está pronto para colaborar economicamente e sustentavelmente. E quanto ao prazo de instalação de painéis solares em residências, disse Brito que, com a aprovação do contrato, e a permissão de engenheiros, após a verificação do imóvel e sua localização, um dia e meio será o suficiente.
Disse Brito que, após a assinatura do contrato se inicia a etapa de engenharia, onde todos os desenhos técnicos são elaborados e aprovados pelos engenheiros, com isto concluído, “podemos encaminhar para o departamento de obras da cidade para que seja dada a aprovação ao ´permit´. Após esta aprovação e necessária um no máximo dois dias para ase concluir a instalação”.

O Crédito Fiscal de Investimento Solar (ITC) que provem 30% do valor do investimento em forma de credito para pagamento de impostos, é um dos mais importantes mecanismos de políticas federais para apoiar a implantação de energia solar nos Estados Unidos. A Solar Energy Industries Association (SEIA) defendeu com êxito uma extensão plurianual do crédito em 2015, o que fornece certeza aos desenvolvedores e investidores de projetos. A existência do ITC até 2021 fornece certeza de mercado para as empresas desenvolverem investimentos de longo prazo que impulsionam a concorrência e a inovação tecnológica, o que, por sua vez, reduz os custos para os consumidores.

Cada distribuidora de energia tem as suas regras e as exigências para conectar o seu sistema de energia solar fotovoltaica na rede elétrica e, variam bastante. Por isso, sugere Cláudio Brito que solicite até três orçamentos de empresas experientes que possam ir até o seu local para fazer uma avaliação e passar um orçamento fechado para o seu sistema fotovoltaico.

Créditos de Energia

O seu relógio de luz antigo será substituído por um relógio de luz novo que é “bidirecional” (mede a entrada e a saída de energia). Desta forma ele será capaz de medir a energia que você consome da rede elétrica e medir também a energia gerada em excesso pelo seu sistema fotovoltaico que é injetada na rede. O seu medidor de luz irá girar ao contrário, assim gerando “créditos de energia”. Esses créditos são medidos em kWh. É uma sensação muito boa saber que você passa a ser fornecedor de energia e não consumidor. Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico você recebe um crédito de kWh para ser consumido de noite ou nós próximos meses. Esse crédito é contabilizado pelo seu novo relógio de luz bidirecional e é medido pela sua distribuidora de energia. Desta forma, no final do mês quando você receber a sua conta de luz,  você vai ver quanto de energia consumiu da rede e quanta energia injetou na rede. Se injetar mais na rede do que consumiu você terá créditos de energia para serem usados nos próximos meses.

É importante ressaltar que os créditos de energia são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possuindo regras específicas que variam de acordo com a sua localização e sua classe de consumo (residência, comercial ou industrial). Atenção, ao que me parece esta informação é valida para o Brasil.

Custos e benefícios

Segundo Claudio Brito, o projeto de adequação à Energia Solar necessita da verificação do espaço e da localização do imóvel para avaliação do custo e da necessidade de produção do cliente. Da pequena casa à grande indústria há uma economia considerável com a energia elétrica, o que irá reverter em vantagens para o cliente, sem alterar o seu orçamento. “Por exemplo, a economia que se faz no final do mês, no consumo de energia, uma média de até noventa por cento do valor anteriormente pago, poderá ser revertida nas parcelas do financiamento da contratação de nossos serviços, financiados em até 25 anos. Desta forma, não haverá alteração no seu orçamento final ”, ressalta o empresário. “E se o cliente precisar vender o seu imóvel nesse período, não haverá problema algum, pois ele poderá transferir o financiamento para o futuro proprietário”, reforça. “O cliente quando compra um sistema de Energia Solar, o governo americano lhe devolve 30% do valor investido em Tax Credit. Em média o  governo devolve nove mil dólares em Tax Credit para cliente residenciais e podendo chegar a centenas de milhares de lares para clientes comerciais”, salienta.

“Alguns dos financiamentos oferecidos em parceria do governo federal e local não levam em conta a pontuação de crédito nem mesmo se é residente nos USA ou somente investidor”, finaliza Claudio Brito.

Serviço

“3 Guys Solar – LLC” 

Claudio Brito – Director of Sales 

Fone: (407) 218-2842 


WaltherAlvarenga

Walther Alvarenga