O Latin Grammy em sua 17° edição

O Latin Grammy em sua 17° edição

voltar

DEZ/2016 – pág. 50 e 51

Apresentação-de-Marc-Anthony-e-Jennifer-Lopez

Em 17 de novembro, às 20h, aconteceu a entrega dos prêmios referentes a 17° edição do Latin Grammy Awards®, na Arena T-Mobile, em Las Vegas, com transmissão ao vivo pelo canal Univision Network.

Cinco vezes ganhador do Latin Grammy e duas vezes ganhador do GRAMMY®, Marc Anthony foi o homenageado como  Personalidade do Ano de 2016, da Academia Latina da Gravação,  em uma festa recheada de estrelas. O ator Sebastián Rulli acompanhou a cantora, compositora e atriz Roselyn Sánchez, para juntos apresentarem a noite de premiação. Precedendo a transmissão de entrega, a Rede Univision apresentou cobertura exclusiva da chegada das celebridades à “Noite das Estrelas”, diretamente do tapete vermelho para mais de 60 países.

Brasileiros Premiados

Ao contrário de edições anteriores, quando artistas brasileiros concorreram em maior número, na 17° edição do Latin Grammy, faltou a presença da música brasileira. Como resultado, foram apenas nove estatuetas entregues aos vencedores brasileiros. Almir Sater & Renato Teixeira foram os ganhadores na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras (Ar). Djavan, com a Melhor Canção em Língua Portuguesa (Vidas pra contar). Elza Soares, com o Melhor Álbum de Música Popular Brasileira (A mulher do fim do mundo). Paula Fernandes, com o Melhor Álbum de Música Sertaneja (Amanhecer). Céu, com o Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa e Melhor Engenharia de Gravação (Tropix). Ian Ramil e Scalene, com o Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa (Derivacivilização e Éter). Martinho da Vila, com o Melhor Álbum de Samba/Pagode (De bem com a vida). Anderson Freire, com o Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa (Deus não te rejeita). Hamilton de Holanda, com o Melhor Álbum Instrumental (Samba de Chico).

Marc-Anthony,-o-homenageado-da-noite

Também como parte das premiações do Latin Grammy, o jornalista Nelson Motta, compositor, escritor, crítico musical e produtor musical, recebeu o Prêmio da Junta Diretiva da edição 2016 do Latin Grammy, no dia 16 de novembro, no Hotel Four Seasons, em Las Vegas. O prêmio é concedido a personalidades que contribuíram de forma significativa no campo das gravações. O argentino Ricardo Montaner e a mexicana Eugenia León também foram premiados na mesma ocasião.

Latin Grammy

Com o objetivo de reconhecer e valorizar a riqueza da música latina, foi criado o Latin Grammy Awards® no ano de 2000. A versão latina do prêmio engloba diversos gêneros musicais e categorias, como gravação do ano, álbum do ano, música do ano, melhor artista revelação, performance vocal pop feminina e performance vocal pop masculina, dentre muitas outras. São, no total, 35 categorias dedicadas à música brasileira, como melhor álbum de MPB, melhor canção brasileira e melhor álbum de rock brasileiro, entre as demais.

A missão da Academia Latina de Artes e Ciência da Gravação é elevar ainda mais a excelência artística e técnica, trabalhar para garantir um ambiente criativo, vibrante e livre, além de funcionar como um defensor da música e dos músicos. Ao se inscrever como membro, o profissional de música passa a ter direito de inscrever gravações, votar e participar do Latin Grammy, defender seus direitos legalmente, receber conceituadas publicações de referência e receber descontos por meio do programa Acesso Total à Academia (Academy All Access).

Como um membro da Academia Latina de Artes e Ciência da Gravação, o profissional da música receberá vários benefícios de programas especiais e eventos a descontos em mercadorias e serviços. Algumas das vantagens de tornar-se membro votante são: inscrever até cinco produtos para concorrer ao prêmio, votar nas duas etapas de votação do ano, participar gratuitamente dos prêmios especiais (Lifetime Achievement Award e President’s Merit Award), além de obter descontos especiais nos ingressos do Latin Grammy Awards e Person of the Year, como também descontos em hotéis. Quando indicado ao prêmio, obter o direito de adquirir dois ingressos de cortesia para assistir ao evento de entrega aos ganhadores do Latin Grammy e mais dois para o Person of the Year. Direito à candidatura para participação nos comitês de revisão e seleção do Latin Grammy (Miami, São Paulo e Los Angeles) e recebimento da medalha de participação gratuitamente também são benefícios atribuídos aos membros da Academia.

O-Latin-Grammy-Awards-é-realizado-anualmente,-premiando-os-melhores-da-musica-latina

Existem duas formas de inscrever um material para concorrer à premiação. Se o artista é independente, precisará se filiar à LARAS (Academia Latina de Artes e Ciências da Gravação, organização que coordena o Latin GRAMMY®). Após esse cadastro, o artista torna-se membro votante da premiação e participará de todo o processo de inscrição de materiais. Se o artista integra o catálogo de uma gravadora, a própria gravadora poderá fazer a inscrição do produto do artista (desde que a mesma esteja cadastrada na LARAS). Para cadastrar o selo, basta que o interessado preencha o formulário para cadastro de gravadora. A partir desse cadastro, o selo poderá inscrever seus produtos para concorrer ao Latin Grammy todos os anos.

Inscrever seus produtos para concorrer à premiação, assim como participar do processo de votação são privilégios dos membros votantes. O processo de inscrição de produtos é realizado em duas etapas. A primeira, normalmente, tem início em fevereiro. Nessa etapa, poderão ser inscritos os produtos lançados na primeira metade do ano elegível da Academia, ou seja, produtos lançados no período de julho a dezembro. A segunda tem início em abril e termina em 30 de junho. Nessa etapa, poderão ser inscritos os produtos lançados na segunda metade do ano elegível da Academia, ou seja, produtos lançados no período de janeiro a junho. O processo de votação também é realizado em duas etapas. A primeira tem início em agosto, quando é realizada a pré-seleção de indicados. A segunda tem início em outubro, quando é escolhido o vencedor de cada categoria.


Salla-Foto-New-Bossa-PearlSallaberry
Músico, produtor musical e bacharel em Publicidade e Propaganda, membro do Latin Grammy. Autor do Manual Prático de Produção Musical.