O empenho da “Construemax” no socorro às vítimas do furacão

O empenho da “Construemax” no socorro às vítimas do furacão

Com a passagem do furacão Irma na Flórida, centenas de famílias se encontram em processo de recuperação de suas casas, contando com a assistência e orientação da renomada empresa

Edição de outubro/2017 – pág. 06

Com a temporada de furacões que devastou os EUA nos meses de agosto e setembro, a renomada “Construemax Emergency Services”, em Orlando, entra em ação com trabalhos ininterruptos – 24 horas –, respondendo aos pedidos de socorro de famílias e demais setores atingidos pelo Furacão Irma, que devastou áreas e cidades na Central Flórida. O empresário e proprietário da empresa, Edson de Almeida Brito, o Edson Terceiro, vem mobilizando técnicos especializados, maquinário ultramoderno, carretas e caminhões para atender o contingente de solicitações, em operação minuciosa.

A “Construemax” trabalha na recuperação de imóveis danificados por incêndio e inundações – também cobrindo acidentes provocados por furacões. “A nossa equipe estava em plena atividade no Texas, no processo de atendimento às vítimas do furacão Harvey, mas tivemos que desmobilizar o nosso pessoal e voltar para a Flórida com a chegada do furacão Irma”, relata Brito.

“O nosso maior desafio no socorro às vítimas é atender o volume de solicitações, principalmente de pessoas que acionam o seu seguro – Klein Insurance – pela primeira vez. E ao acionar a sua seguradora as pessoas pedem assistência e às vezes encontram uma série de fatores inesperados que frustra suas expectativas”, diz o empresário.

“O dono do imóvel pode solicitar a empresa que ele quiser para restaurar a sua casa, salvo algumas especiais provisões que proíba o mesmo, no caso da Construemax, pegamos o ‘claim number’ do cliente para executar o serviço, que posteriormente será ressarcido pela seguradora”, reforça.

Os donos de imóveis, explica Brito, geralmente dependem do seguro fornecido pelo governo federal em caso de danos como “flood” para cobrir os custos de reconstrução de suas vidas após uma catástrofe. Uma franquia de seguro após furacões, em muitos caso, não é uma taxa fixa, como você vê normalmente para outras reivindicações na maioria dos casos. Se sua casa estiver danificada em um incêndio, por exemplo, você pagaria uma franquia, como $ 500 ou $ 1.000 antes de sua seguradora pagar por danos de reconstrução.

Com uma franquia de furacões, as seguradoras baseiam a franquia em uma porcentagem do valor do imóvel, variando de caso a caso, dependendo da propriedade. Essas porcentagens geralmente variam de 2 a 5 por cento do valor segurado da sua casa, mas a porcentagem pode atingir dois dígitos nas áreas costeiras propensas a furacões, como a Flórida.

Se sua casa estiver segurada por US $ 200.000 e sua franquia de danos ao furacão é de 2%, você precisaria pagar os primeiros $ 4.000 de danos antes que a companhia de seguros comece a pagar por danos. Se essa mesma casa tiver uma franquia de 4%, isso significaria que você precisaria pagar US $ 8.000 antes que sua seguradora pague o dano.

“A pessoa às vezes se frustra porque não dispõe desse valor o que acarreta descontentamento. O proprietário poderá pagar uma franquia fora do comum, dependendo do seguro, e para isso precisa ter um respaldo financeiro. Nesse caso, quanto maior o dano do imóvel vale a pena a restauração”, alerta Brito.

Outro fator preponderante, informa Edson Terceiro, é quanto aos danos secundários, que podem provocar estragos ainda maiores, aumentando o prejuízo para os donos de imóveis. “Os danos secundários acontecem de forma lesiva ao imóvel, provocados pelo mofo que contamina a madeira, eletrodomésticos e os móveis da casa, provocando mais perdas”, enfatiza.

“É necessária à recuperação imediata do imóvel, quando lesado por furacões, evitando transtornos porque o mofo além de contaminar a casa é também prejudicial à sua saúde”, avisa.

Indagado sobre as áreas socorridas pela “Construemax” na Central Flórida, que foram atingidas pelo furacão Irma, disse o empresário que o sul do Estado foi extremamente danificado. Com isso, as equipes da empresa têm se desdobrado com trabalhos exaustivos, não medindo esforços para as tarefas de reconstrução e recuperação de imóveis.

Há 12 anos em plena atividade nos EUA, atendendo a demanda no dia a dia, a “Construemax” conquistou respeitabilidade no mercado, obtendo, inclusive, o reconhecimento do “Hispanic Business Initiative Fund” – Fundo de Iniciativa de Negócio Latino-americano da Flórida – que premiou a empresa pelos seus feitos em prol das comunidades no país.

Conta o empresário que, “o nosso trabalho corre de encontro às vítimas do furacão. Enquanto todos correm do problema, nós corremos ao encontro dessas pessoas que tanto precisam de nossa ajuda”, diz. “Corremos contra o tempo também porque é um trabalho emergencial, reconstruindo e recuperando casas. Um processo dinâmico, interativo e de muita responsabilidade”.

Alavancando economia do país

Edson de Almeida Brito ressalta que o trabalho da seguradora em disponibilizar verbas no atendimento aos assegurados, permitindo a compra de novos móveis e eletrodomésticos, além da reconstrução da casa, é um processo que aquece a Economia nos EUA, alavancando o mercado da construção civil. O montante de compras e de restaurações acelera o mercado econômico, aumentando o PIB do estado.

“Com a perda de móveis e de eletrodomésticos, devido ao furacão dessa magnitude, as pessoas passam a comprar tudo novo para a sua casa, e isso aquece o mercado em vários segmentos, inclusive na construção civil. É um dado importante porque nos Estados Unidos a maioria das pessoas tem o seguro e isso beneficia o mercado”, enfoca.

Explica Edson que nos EUA o seguro residencial é obrigatório se o imóvel for financiado.

Em poucos meses os imóveis são restaurados e as pessoas recuperam a qualidade de vida. “Diferente do Brasil quando acontecem enchentes, como ocorreu no Rio de Janeiro, e as pessoas lesadas ficam durante anos aguardando uma ajuda do governo. Nos Estados Unidos esse processo é ágil”, comenta.

A dinastia dos irmãos, Edson Segundo (general contractor), Edson Terceiro (diretor-presidente) e Edson Quarto, faz diferença no desenvolvimento e expansão da “Construemax Emergency Services”, que atua na recuperação de imóveis, no caso de incêndios e inundações – também cobrindo acidentes provocados por furacões.

“Os profissionais que atuam na empresa são técnicos no processo de água e fogo. Temos um técnico para determinado tipo de serviço. Por exemplo, dispomos de profissional especializado em mofo. E quando terminamos o trabalho, expedimos um certificado de bem-estar ao ambiente, garantindo a qualidade de nossos serviços. Essa é a nossa missão e não medimos esforços para cumprir com o nosso dever de auxílio ao próximo. A Construemax está presente onde for preciso”, conclui Brito.

Serviço

Construemax

Emergency Services

Endereço: 325 N Orange Blossom Trail, Orlando, FL 32805, EUA

Horário: Aberto 24 horas

Telefone: +1 800-554-7850