Natureza querida, muito obrigada!

Natureza querida, muito obrigada!

voltar

DEZ/14 – pág. 71 e 72

med_nat5Nas proximidades do Natal e de mais um Novo Ano, gostaria de agradecer à equipe do “Jornal Nossa Gente” e a todos os leitores pela oportunidade de compartilhar informações sobre os inúmeros recursos de tratamento que a natureza nos oferta. Com sua abundância e generosidade, a natureza oferece variadas opções terapêuticas que, com uso apropriado, promovem a restauração do equilíbrio nos aspectos físico, mental e emocional.

A seguir, alguns exemplos da presença da natureza como base:

HOMEOPATIA

Desenvolvida há mais de 200 anos, seu princípio terapêutico começou a partir da observação da ação de substâncias da natureza sobre o ser humano. A origem dos medicamentos homeopáticos provém dos três reinos da natureza: vegetal, mineral e animal. Seu princípio básico: semelhante cura semelhante. Ação do medicamento homeopático: harmonização da força vital, equilibrando os aspectos físico, mental e emocional do ser. O princípio de cura homeopática segue exatamente as leis da natureza.

PLANTAS MEDICINAIS

Muitas plantas medicinais são usadas desde os primórdios da humanidade. Devido às suas variadas propriedades medicinais, são utilizadas para diferentes enfermidades como insônia, estresse, ansiedade, depressão, tensão, hipertensão leve, dores, tensão muscular, distúrbios digestivos, distúrbios urinários entre outras. Podem ser utilizadas como chá, secas e trituradas (nos comprimidos), como condimentos (nos alimentos) e como nebulização. Nos últimos anos, as ervas têm sido estudadas em diversas universidades, comprovando e identificando os princípios ativos de diversas plantas e suas aplicações clínicas.

AROMATERAPIA

Consiste no uso dos óleos essências provenientes das plantas para a melhoria do bem-estar físico, emocional e mental. O puro óleo provém da alta destilação da essência das diferentes partes das plantas com uma variedade de aplicações práticas em nossas vidas. Sua atuação é através do olfato, atuando diretamente sobre certas áreas cerebrais. Por exemplo, o puro óleo essencial de lavanda, quando inalado, tem a habilidade de aumentar a liberação de serotonina produzindo um efeito calmante sobre o corpo. Outras essências tem ação medicinal quando aplicadas na pele.

CROMOTERAPIA (tratamento através das cores)

Cientistas estudam, há vários anos, os efeitos das cores no nosso humor, na saúde e no modo de pensar. As diferentes ondas eletromagnéticas emitidas pelas cores são detectadas por fotorreceptores localizados na retina dos olhos, ou seja, sua atuação é através da visão. As cores podem acalmar o estresse, ajudar no sono, aumentar a concentração, aumentar a energia e aliviar a dor. Por exemplo, o azul tem propriedades calmantes, relaxantes e pacificadoras. Crianças – com comportamento agressivo – acalmaram-se quando colocadas em uma classe com paredes azuis.

HIDROTERAPIA (tratamento através da água)

É usada há centenas de anos por diversas culturas e de forma externa, tais como banhos, vapor ou gelo. Muito utilizada no tratamento de dores musculares, dores nas articulações decorrentes de traumas ou enfermidades. Para tratamento interno, existe uma variedade de águas minerais, magnesiana, sulfurosa e férrea, encontradas nas estações de águas termais em Caxambu e em São Lourenço. Além dessas, a água alcalina vem tendo especial destaque para o tratamento coadjuvante de diversas enfermidades, propiciando desintoxicação diária dos radicais livres acumulados no organismo por diversas fontes como: má alimentação, estresse, poluição no ar ou através dos agrotóxicos nas plantações, hormônios e antibiótico em excesso na agropecuária.

SUCOS (JUICING)

Frutas e vegetais são excelentes fontes de grande variedade de vitaminas, minerais, enzimas, fitoquímicos e outros nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Os sucos frescos, extraídos pela máquina adequada (juicer), mantêm todos os nutrientes intactos quando consumidos imediatamente. De fácil digestão e absorção, eles são indicados para desintoxicação, nutrição, complemento alimentar e para tratamentos de diversas enfermidades, além de serem deliciosos. Para as crianças ou mesmo adultos que se alimentam mal, os sucos são excelente opção para complementar as vitaminas, minerais e enzimas que se encontram deficitárias. A vida moderna tem nos desviado do caminho saudável por causa de alguns fatores, tais como falta de tempo, fast-food, abuso de álcool, comidas processadas, poluição ambiental e altos índices de estresse. A natureza tenta equilibrar naturalmente esse processo através do estímulo da força curativa interna do organismo.

Quando essa tentativa falha por esgotamento das forças físicas ou por excesso de fatores causais, o corpo adoece, necessitando de ajuda adicional para retornar ao estado de saúde. Inúmeras são as terapias naturais, que visam o tratamento global do ser, ou seja, a integração corpo/mente/espírito: homeopatia, acupuntura, terapia craniossacral, meditação, yoga, terapia floral etc.

Sou muito grata à abençoada natureza que proporciona, além de todos os recursos para a nossa vida, imensa beleza, expressão máxima da bondade e perfeição Divina.

Desejo a todos um Feliz Natal e um Novo Ano cheio de alegria, saúde, paz e novas esperanças!

Até a próxima!

Elly Tuchler
Médica Acupunturista
www.acuhomeo.com
(407) 373-0606