Naples e Marco Island

voltar

SET/13 – pág. 76

4655446956_5c47391b56_o
Marco Island

A Flórida – especificamente Orlando – não se resume a parques e compras. Para quem gosta de praias e esportes aquáticos, deve considerar “andar” um pouco mais e conhecer melhor a costa banhada pelo Golfo do México.

Novidade para mim, um lugar simplesmente maravilhoso a cerca de aproximadamente 3 horas e meia de Orlando pela I-4 e depois I-75. Se a opção é vir de Miami, serão cerca de 2 horas.

Marco Island é uma cidade no Condado de Collier, na Flórida. É a principal cidade do grupo de cidades que rodeiam Naples, tem pouco mais de 16 mil habitantes (censo de 2010). Seu primeiro nome foi San Marco Island, pois foi descoberta por exploradores espanhóis.

Essa ilha é refúgio de pessoas famosas que gostam do mar. Algumas delas são: Pat Bradley (jogador de golf), Michael Collins (astronauta), Alan Jackson (cantor), Robin Quivers (apresentador de talk show), Shania Twain (cantor)… todos milionários! As mansões, lindas e enormes, podem ser vistas em passeios de barcos programados.

Naples, cidade líder da região e que dá acesso a Marco Island, possui mais lugares para se visitar, destaque para os parques Collier-Seminole State Park a 6 milhas ao sul de Naples, um dos 150 parques estaduais. Nesse parque, encontram-se as palmeiras reais, muito familiares a nós brasileiros, água salgada e fresca e temperatura tropical. São comuns as trilhas para bicicletas e passeios locais para piqueniques com estrutura para grelhas e espaços para refeições.

O pier de Naples, construído em 1888, foi feito originariamente para o transporte de bagagens à espera de embarcações que atravessavam o Atlântico para outros pontos do Caribe. Atualmente, esse local é procurado, desde o início da manhã até o final do dia, para a prática da pesca dos mais variados peixes da região. Neste ponto, ao longo das praias, encontram-se as mansões.

No entanto, minha matéria fala sobre comida e não sobre geografia ou turismo, portanto, ao tema… Para quem quer cozinhar, encontram-se muitas peixarias com peixes pescados há poucas horas. Para quem prefere ir a restaurantes, há vários, além de cafés, bistrôs em estilo francês, lojas de antiguidades e boutiques de alto estilo na Fifth Avenue South, na Old Naples Main Street. O lugar é realmente especial!

Vamos às receitas.

Peixes e Frutos do Mar oferecem inúmeros benefícios para a sua saúde. Você já experimentou um Strogonoff de frutos do mar?

 

 

Muitas pessoas não compram lagostas, porque não sabem como usá-las. Muito fácil: numa panela grande, mergulhe as lagostas em água fervente com sal, suco de limão e um maço de salsa amarrado com barbante culinário. A partir da fervura, cozinhe por 7 minutos. Após esse tempo, retire da água. Pode servir apenas com azeite ou manteiga.

 

Cleide Rotondo
cleide@nossagente.net