Music Never Stops

Music Never Stops

voltar

FEV/15 – pág. 72

nammÉ com satisfação que passo a ser colunista do Nossa Gente! Como neste espaço a música é quem fala mais alto, para o primeiro artigo, trazemos, nesta edição, exclusivamente aos leitores do Nossa Gente, a cobertura da NAMM Show: uma das maiores feiras de negócios do setor de instrumentos musicais e áudio profissional do mundo.

Realizada anualmente no Anaheim Convention Center, em Anaheim, cidade a 26 milhas de Los Angeles, a NAMM Show apresenta a cada edição os lançamentos de produtos que estarão nas vitrines de lojas de instrumentos musicais de todo o mundo – estima-se que esse mercado movimente anualmente 17 bilhões de dólares. São dezenas, centenas de novos modelos de guitarras, baterias, baixos, instrumentos de sopro, teclados eletrônicos, pianos, softwares, mixers, microfones e acessórios que necessariamente são lançados sempre na NAMM Show. Na edição 2015, o evento – exclusivo para profissionais do setor musical – contou com a participação de 1621 expositores e um público de visitantes estimado em 99.342 pessoas.

Empresas brasileiras na NAMM Show

A exemplo de edições anteriores, a versão 2015 também contou com aparticipação de expositores brasileiros – total de 11 empresas. Considerando as altas taxas cambiais e a redução significativa de negócios no mercado brasileiro, exportar passou a ser a palavra de ordem. Dessa forma, empresas brasileiras como a UrbannBoards e a Odery, que já vinham conquistando o público norte-americano ano a ano, passaram a investir pesado no mercado externo, de maneira inovadora, com alto padrão de qualidade e preços mais que competitivos.

É indiscutível que os produtos brasileiros apresentados na NAMM Show estão em pé de igualdade com os norte-americanos. Em determinados segmentos, como o de acessórios, por exemplo, os brasileiros são inclusive superiores no quesito inovação.

O mundo a seus pés

namm3Se o assunto é inovação, dentre as empresas brasileiras que atraíram maior interesse do mercado norte-americano, o destaque foi indiscutivelmente para a UrbannBoards, fabricante de calçados para bateristas. A empresa, de Caxias do Sul, propriedade de Rodrigo de Castilhos, não apenas inovou ao desenvolver o único calçado no mundo exclusivo para bateristas, como também utilizou os recursos mais modernos para fabricar um produto de ponta, e que rapidamente conquistou bateristas de todo o mundo. Segundo Rodrigo, designer de calçados formado em Milão, o interesse em fabricar esse tipo de produto começou quando presenciou o baterista de sua banda trocando de calçados antes de tocar nos ensaios ou em shows. A partir de então, e mais que depressa, Rodrigo passou a pesquisar materiais e recursos para criar um calçado que pudesse atender por completo a necessidade dos bateristas.

Artistas de peso

Se estar próximo dos músicos é um ingrediente indispensável para descobrir suas reais necessidades, a UrbannBoards conta com um time de bateristas patrocinados pela empresa que, além de utilizarem os produtos, também participam sugerindo inovações. Depois de conquistar uma legião de bateristas brasileiros, a UrbannBoards também calça os pés de bateristas renomados mundialmente, como os de Dennis Chambers e de VirgilDonati. Ambos os bateristas têm modelos assinados, que foram apresentados em edições anteriores da NAMM Show.

Para o ano de 2015, o principal lançamento da UrbannBoards é o modelo assinado pelo baterista Neil Peart, da banda canadense Rush, que atrai milhares de seguidores por todo o mundo. Segundo Rodrigo de Castilhos:“Depois de conquistarmos os bateristas de todo o mundo, o principal objetivo da UrbannBoards agora é direcionar os esforços para a distribuição dos produtos no mercado norte-americano, onde obtivemos excelente aceitação”. Quanto à contratação de Neil Peart:“O mais importante durante esse processo, além de trazer Neil para o time, foi superarmos o desafio de desenvolver um modelo que atendesse as necessidades dele”, conclui Rodrigo.

Justificando a popularidade que a empresa vem ganhando junto ao público, a UrbannBoards planeja, ainda para 2015, abrir um escritório nos Estados Unidos, para viabilizar a distribuição dos produtos e criar uma rede de revendedores treinada e preparada para a comercialização.

Virando a página do mercado brasileiro

Se o Brasil levou à NAMM Show uma série de produtos inovadores no ramo de serviços, o sucesso não foi menor. A revista Música & Mercado é uma publicação da “Tree Media”, produzida para quem faz negócios com equipamentos de áudio, luz e instrumentos musicais. Disponível em formato revista, site, aplicativos de celular e iPad, tem como principal objetivo unir os canais de distribuição da indústria e do entretenimento, fornecendo informações relacionadas ao mercado.

Assim, o conteúdo editorial inclui notícias sobre empresas e produtos, entrevistas com os profissionais de música, relatórios de análise de setores da indústria e conhecimentos sobre as técnicas de marketing, merchandising e treinamento. Duas publicações cobrem a América Latina e Espanha, atingindo 21 países no total. Segundo Daniel Neves, fundador e CEO da Música e Mercado, “a NAMM Show 2015 consagrou-se como a melhor plataforma de negócio do globo. As empresas brasileiras destacaram-se pela criatividade, design e matéria prima”.

Sobre a NAMM Show

A Associação Nacional de Música Merchants (NAMM) é uma associação sem fins lucrativos, com a missão de fortalecer a indústria de produtos do segmento musical. A NAMM é composta por 9.200 empresas associadas, localizadas em 102 países. Eventos realizados pela NAMM e membros da associação financiam os esforços da Fundação NAMM, para promover recursos e benefícios em prol da música e que incentivem a participação ativa da música na vida das pessoas. Para mais informações sobre NAMM, visite www.namm.org

Números da NAMM SHOW:

  • volume de negócios: 17 bilhões de dólares/ano;
  • expositores: 1621;
  • público participante: 99.342;
  • visitantes internacionais: 13.208;
  • expositores brasileiros: 11;
  • período: 4 dias de evento;
  • outras feiras NAMM:Summer NAMM, em Nashville, de 9-11 julho / NAMM MusikmesseRussia, de 10-13 setembro / ProLight+ Sound NAMM Russia, de 10-12 setembro.

Salla-Foto-New-Bossa-PearlSallaberry
Músico, produtor musical e bacharel em Publicidade e Propaganda, membro do Latin Grammy. Autor do Manual Prático de Produção Musical.