Music Never Stops

Music Never Stops

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 ABR/15 – pág. 70

Sergio Shazan
Sergio Shazan

Viver de música não é tarefa fácil, o que significa que para exercer a profissão é necessário criatividade, disciplina, determinação e muito jogo de cintura. No Brasil, por exemplo, com o passar dos anos a música mecânica conquistou boa parte do espaço até então ocupado pela música ‘ao vivo’. Outras casas noturnas optaram por contratar apenas um DJ ao invés de bandas inteiras, e juntamente com a redução dos valores pagos em cachês, as oportunidades de trabalho para os músicos também reduziram significativamente, bem como o cenário musical. Diante desse quadro pouco favorável, a categoria de músicos se viu na obrigação de buscar por novas possibilidades, para então continuar exercendo a profissão.

Se exercer a profissão de músico no Brasil não é tarefa fácil, viver de música nos Estados Unidos não é menos difícil, embora as possibilidades sejam indiscutivelmente maiores. Afinal de contas, o mercado de música aqui é potencialmente muito maior se comparado ao mercado brasileiro e, portanto, as possibilidades são compatíveis ao tamanho desse mercado.

Ricardo Filipo
Ricardo Filipo

Considerando que o mercado de instrumentos musicais e áudio movimenta nos Estados Unidos o equivalente a 17 bilhões de dólares ao ano, não resta dúvida que a música faz parte – e muito! – da vida dos norte-americanos. Os instrumentos musicais fabricados e comercializados anualmente geram milhares de empregos na indústria e no comércio. Como se isso não fosse o suficiente para uma indústria musical sadia, o baixo custo de fabricação e baixos impostos possibilita que o instrumento musical chegue nas escolas, nos palcos dos bares, nos parques temáticos, nas igrejas, e inclusive nos estúdios, onde serão utilizados para gravar as centenas de trilhas sonoras para o cinema e TV, e assim impulsionarem a poderosa indústria norte-americana do entretenimento movida a música! Essa conspiração de fatores faz com que a indústria da música não apenas comercialize instrumentos, mas também impulsione o mercado musical que cresce a cada ano.

Jogo de cintura

Como em qualquer outra profissão, o músico moderno também deve acompanhar as tendências de mercado, atualizando seus conhecimentos referentes as novas tecnologias, como softwares e demais ferramentas de trabalho. Nos tempos modernos, não basta apenas tocar um instrumento. Fora do palco existe vida profissional, e também é para lá que o músico deve procurar novos nichos de mercado.

É preciso total interação com as novas tecnologias, que inclusive possibilitam divulgar os serviços oferecidos, seja através das redes sociais ou simplesmente com recursos que proporcionam contato direto com seus clientes – como o Skype*, por exemplo.

Marcelo Mello
Marcelo Mello

Com base na correta utilização das ferramentas disponíveis, as possibilidades de trabalho certamente se multiplicarão. Professores de música hoje podem ter alunos em qualquer parte do mundo, desde que utilizem seus computadores para conectarem o Skype e, com uso da imagem e do áudio disponíveis no software, oferecerem toda a didática necessária para uma completa educação musical à distância. As mesmas possibilidades se ampliam para os músicos que trabalham em estúdio, ou seja, com o uso do computador também poderão gravar em casa seus respectivos instrumentos ou locuções, e a partir de então enviar para seus clientes – sejam eles produtoras de jingles, produtoras de trilhas ou mesmo gravadoras -, todo o material gravado, atendendo todos os critérios de qualidade.

Foi exatamente utilizando desses recursos que gravei meus seis discos autorais. Conectando amigos músicos, residentes em diferentes cidades e até em diferentes países, gravamos juntos, sem necessariamente sairmos de nossos home studios. Portanto, as ferramentas são muitas e as possibilidades quase infinitas. Cabe, mais uma vez, buscarmos pela criatividade, associada a um pouco de jogo de cintura para encarar novos desafios.

Músico, indústria e oportunidades

Mais que em qualquer outro lugar do mundo, é nos Estados Unidos que o músico tem participação direta no desenvolvimento de instrumentos musicais, softwares e produtos de áudio profissional. É baseado nas necessidades deles, músicos, que os produtos são desenvolvidos e, portanto, nada mais lógico que a parceria entre ele e a indústria.

Pedro Mattar
Pedro Mattar

Basta visitar as feiras de música ou mesmo as fábricas localizadas na Califórnia para identificar a presença constante do músico, que além de peça fundamental no desenvolvimento dos novos produtos, também atua como especialista de produtos. Incontestavelmente serão eles os melhores demonstradores dos muitos recursos e aplicativos que os produtos oferecem. Com um instrumento na mão e uma infinidade de informações na cabeça, os novos lançamentos são apresentados nas escolas, lojas, feiras de música e estúdios. Num mercado onde transbordam os lançamentos diariamente, é indispensável para indústria envolver o músico e disputar com o concorrente cada fatia de mercado. Custe o que custar, o músico é parte indispensável nesse processo.

De lá para cá

Foi justamente buscando pelas tentadoras possibilidades que o mercado musical norte-americano tem a oferecer, que músicos brasileiros escolheram Orlando para trabalhar, viver ou simplesmente para buscar inspiração. Alguns com residência fixa e outros apenas recarregando as baterias, confira os músicos brasileiros que aqui encontraram mais um motivo para fazer música.

SHazan – Músico, compositor e arranjador, natural do Rio de Janeiro, fundou em Orlando a Banda Bra. Em 2014 lançou o CD autoral intitulado Fusion Crush, dividindo composições entre os gêneros Fusion, Rock, Pop, Jazz e Bossa Nova. Contatos: shazanmusic@gmail.com

Ricardo Filipo – Violonista, natural de São Paulo, começou seus estudos musicais aos cinco anos de idade. Envolvido basicamente com MPB, desenvolveu sua carreira entre o eixo Rio-São Paulo, onde cursou diferentes escolas de música. Contato: filipo@kobkob.org

Pedro Mattar – Contrabaixista, natural de Curitiba trabalha basicamente com gravação de contrabaixo e aulas de música, em gêneros como Pop, Sertanejo, Forró, MPB, Samba, Rock, Funk e Christian Music. Contato: pedromattar93@gmail.com

Marcelo Mello – Guitarrista, natural de São Paulo, trabalha com aulas de guitarra e violão pelo Skype, bem como se apresenta em bares e eventos com diversificado repertório entre o Rock, Pop e o Blues. Contato: fendermarcelo@hotmail.com

Continue ligado, que para as próximas edições, estaremos trazendo muito mais novidades sobre música. Afinal de contas, por aqui, Music Never Stops !

Até lá!

*Como todo programa de voz sobre IP (VoIP), o software Skype converte o áudio e o vídeo em pacotes de dados e os envia pela Internet até o destinatário. Uma de suas vantagens é possuir a arquitetura par-a-par, ou seja, os usuários se comunicam diretamente com seus interlocutores.

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Músico, produtor musical e bacharel em Publicidade e Propaganda, membro do Latin Grammy. Autor do Manual Prático de Produção Musical.