Pagar a casa nova com o aluguel da casa que já possui

Pagar a casa nova com o aluguel da casa que já possui

Edição de agosto/2018 – p. 35

Muitos proprietários que gostariam de se mudar para uma casa maior desistem dessa ideia porque não conseguem pagar o preço de uma propriedade maior. Por esse motivo, alguns seguem uma nova estratégia: economizam a fim de comprar a próxima residência, tornando-se, “acidentalmente”, investidores, pois alugam a sua casa antiga. De acordo com o relatório CNBC, mais e mais investidores de imóveis residenciais são, na verdade, proprietários que decidem alugar seu imóvel para aproveitar o valor do aluguel e economizar para comprar um imóvel maior.

Alguns profissionais do ramo imobiliário já estão começando a recomendar essa estratégia para seus clientes, que acreditam estar fora da competição do mercado devido aos altos preços dos imóveis. Além de apreciação do valor do imóvel, o aluguel ajuda o proprietário a receber o valor monetário de que ele precisa para pagar dois empréstimos imobiliários.

Um casal em Washington DC, por exemplo, precisava de mais espaço depois da chegada do bebê. Esse casal observou que a vizinhança obtinha altos valores de aluguel, fez as contas e percebeu que a melhor decisão financeira seria ficar com a sua casa antiga em Washington DC e alugá-la para comprar outra maior. Deu tudo certo, o casal comprou uma casa maior com um grande quintal, em Cheverly, Md., perto, mas fora de DC.

Os bancos estão mais flexíveis com empréstimo para esta categoria de casas: de investimento. Eles estão focando na possibilidade de fazer mais empréstimos, confirma Lawrence Yun, chefe economista da National Association of Realtors.

Há alguns anos, durante a crise imobiliária, os bancos seriam extremamente rigorosos com esse tipo de empréstimo. Mas, atualmente, eles estão intermediando o aluguel do antigo imóvel como facilitador para que haja dois empréstimos imobiliários. No entanto, “nem tudo são flores” já que esses proprietários podem ter dificuldades em seu novo papel (que pode trazer dores de cabeça e novas responsabilidades), por isso alguns procuram uma companhia de gerenciamento de imóveis.

É bom assegurar tudo o que existe no imóvel contratando um bom seguro, assim como é excelente ter residido nele com a finalidade de conhecê-lo bem e ter certeza de que tudo está em ordem antes de alugar.

Fonte: Can’t afford a bigger home? Try renting out the one you have. CNBC (July 23, 2018).