Lareiras para aquecer nosso inverno

Lareiras para aquecer nosso inverno

voltar

JAN/16 – pág. 56

 Lareira-4

Com o friozinho chegando, nada melhor do que uma lareira para dar aquele calorzinho gostoso e até mesmo uma sensação de aconchego às nossas casas ou apartamentos. Atualmente temos muitas opções de lareiras, desde as tradicionais à lenha ou à gás, como também as elétricas, mais práticas, e que não exigem dutos de saída para a fumaça. A grande novidade, no entanto, tem sido a lareira à etanol. Ecológica e prática, dispensa dutos de saída e pode ser transportada de um ponto a outro da casa com facilidade, além de consumir pouco combustível.

lareira1-cinples.blogspot.com_.br_

Lareira tradicional ou a lenha

Mais antiga, tem como principal desvantagem o fato de produzir brasas e fumaças. O seu funcionamento lembra o de uma churrasqueira: é feita com tijolo refratário (o que deve ser executado por empresas especializadas para garantir um bom funcionamento). Necessita de duto exaustor para a saída da fumaça, ou seja, tem que ser planejada ainda durante a obra. Se preferir a tradicional, podes optar pelas lareiras pré-fabricadas ou salamandras, em metal ou alvenaria, cuja praticidade é perfeita se sua casa ainda não tem lareira.

lareira-a-gas-em-inox-304-para-embutir-9565-MLB20017453522_122013-O

Lareiras modernas

A gás, etanol ou eletricidade – funcionam com diferentes fontes de energia e aquecem os ambientes com mais segurança e praticidade. Dá para comparar com um fogão, cuja chama aquece, mas não tem resíduos.

As mais modernas porém, são as lareiras à etanol. Elas possuem design arrojado, não poluem e dispensam duto de saída para fumaça.

A grande praticidade das lareiras modernas está justamente no combustível delas. A maioria funciona a gás, eletricidade ou etanol, podendo ser ligada ou desligada facilmente, sem grandes problemas e sem os esforços que eram necessários nas mais antigas. Outra grande sacada são as ‘lareiras móveis’, que nada mais são, do que recipientes que carregam combustíveis e podem ser ligadas ou desligadas em qualquer local, para uma maior praticidade. Estude com carinho qual a melhor opção para esquentar seu inverno e dê ao seu lar o charme que você merece. Até a próxima!


Viviane Sperb
Arquiteta
viviane@nossagente.net