História da Festa Junina e Tradições


História da Festa Junina e Tradições


Grande Festa Junina da Igreja Católica em Orlando, FL
Dia 30 de junho, a partir das 18h até meia-noite
1211 S. Vineland Road Winter Garden FL 34787 MAPA
Mais informações: 407-476-5998 

Nem dá para acreditar que já estamos praticamente no meio do ano. “The Time Fly”, como dizem os americanos. As operadoras, agências de turismo, empresas de transporte, restaurantes e lojas estão se preparando para receber mais de 600 mil turistas brasileiros durante os próximos 3 meses, tudo indica que será uma das melhores temporadas dos últimos anos. E junho também é o mês das festas juninas. Várias igrejas e organizações prepararão festas juninas neste mês, na cidade de Orlando e Miami. Não importam as crenças religiosas, as festas juninas são um ótimo momento para podermos matar as saudades de nossa terrinha, lembrar os tempos da escola (momentos inesquecíveis que nos fazem o que somos hoje). Também é excelente chance para introduzir nossos filhos na cultura brasileira, danças típicas, comidas, brincadeiras, tudo que forma nossa raiz cultural. Nós, do jornal Nossa Gente, preparamos um pequeno resumo sobre as “Festas Juninas”, para ajudar vocês a contarem essa história a seus filhos.

Origem da Festa Junina


______continua após a publicidade_______

seguro


Existem duas explicações para o termo “festa junina”. A primeira explica que ela surgiu em função das festividades ocorridas durante o mês de junho. Outra versão diz que essa festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seria em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Naquela época, havia grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França, veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica, teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos esses elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Festas Juninas no Nordeste

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste, as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.

Comidas típicas

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, é feito deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Tradições

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros, que ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Já na região Sudeste, é tradicional a realização de quermesses. Essas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente, ocorre durante toda a quermesse.

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar são comuns. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer desse pão.

Principais símbolos da Festa Junina e seus significados

Fogueira: a luz proporcionada pela fogueira simboliza a proteção. É um dos principais símbolos da festa junina, pois os eventos ocorrem ao redor dela. É também uma homenagem aos três santos da festa: São João, São Pedro e Santo Antônio. A fogueira também proporciona calor, de grande importância no mês de junho em função das baixas temperaturas.

Balões: embora ainda sejam considerados símbolos das festas juninas, os balões estão sendo deixados de lado em função do risco de incêndio que oferecem. Em muitas festas juninas, são usados apenas como elementos decorativos.

Pau de sebo: é uma brincadeira bem tradicional. Prêmios são colocados no topo de um tronco escorregadio (com sebo animal). A dificuldade em subir proporciona muitas risadas e diversão para aqueles que assistem.

Bandeirinhas: toda festa junina tem que ter as famosas e tradicionais bandeirinhas coloridas. Enfileiradas e amarradas em barbantes, são espalhadas pela área (partes altas) onde ocorre a festa. Deixam a festa colorida e animada.

Personagens da quadrilha: a dança de quadrilha é um dos momentos mais importantes das festas juninas. Os personagens simbolizam algumas das principais figuras da sociedade rural. São eles: padre, noivo, noiva, pais do noivo, pais da noiva, madrinhas, padrinhos, delegado, sacristão, entre outros.

Onde comemorar:

Igreja Católica de Winter Garden
Dia 30 de junho, a partir das 18h até meia-noite
1211 S. Vineland Road Winter Garden FL 34787 MAPA
Mais informações: 407-476-5998



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie