Hilton Alves retrata as belezas do mundo aquático

Hilton Alves retrata as belezas do mundo aquático

voltar

JUL/2015 – pág. 75

O artista plástico e surfista vem chamando a atenção da mídia nos Estados Unidos pelos painéis gigantescos que mostram baleias e tartarugas. É um alerta em defesa dos oceanos

Tereza de Castro

HILTON22

O artista plástico e surfista, Hilton Alves, natural do Guarujá (SP), vem chamando a atenção da mídia em vários países, inclusive, nos Estados Unidos, pelos painéis gigantescos que tem pintado, retratando as belezas do mar como ondas, baleias e tartarugas, as curiosidades do mundo aquático. Residindo no Hawaii desde 2007, criou recentemente o maior mural de surf do mundo, em prédio localizado na rua Kalani Street, em Honolulu, costa sul de Oahu. Com quase cinco andares de altura e duzentos metros de largura, o artista utilizou mais de 150 galões de tintas, em trabalho que durou uma semana. “A minha meta é pintar 101 murais, em várias partes do mundo, nos próximos dez anos. Tenho convites para pintar um mural em Singapura, na Ásia, em setembro. Depois vou para a Alemanha, em Berlim, e sigo para a Espanha e, posteriormente, para Portugal”, conta Hilton.

Em entrevista ao “Jornal Nossa Gente”, o surfista falou de seu projeto artístico, que visa chamar a atenção de pessoas no mundo, conscientizando-as sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. “Sou um apaixonado pelo mar e procuro retratar nos murais as belezas que vejo quando estou surfando. O meu projeto, 101 Ondas Perfeitas, está atingindo o seu objetivo, pois as pinturas têm atraído a atenção da mídia e do público pelas cores impactantes do mar. É o retrato da natureza que sensibiliza e isso é fundamental”, complementa Hilton.

Em setembro, o artista plástico irá à Singapura, na Ásia, a convite do atual Primeiro-Ministro quando pintará um mural em ponto estratégico. Na ocasião, o governante estará ao lado do brasileiro, dando algumas pinceladas simbólicas na obra. O artista também falou do mural gigantesco que pintou em São Paulo, no exterior do Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, com apoio da Prefeitura. O painel é um sucesso e rouba a cena com as cores vivas do oceano. “Desde de 2000 estou envolvido com surf, ondas e pinturas. É prazeroso poder retratar baleias, tartarugas e as coisas do mar”, reforça.

Hilton2

Contando com o apoio de voluntários para organização de eventos paralelos, Hilton ressalta que as crianças também terão a oportunidade de pintar e aprender sobre como proteger os oceanos e os habitantes. A ONG Ocean Girl Project, em parceria com o projeto Surf Art Kids, vem desenvolvendo atividades para a molecada se divertir e aprender sobre surf e ecologia.

Apoio de empresas

Indagado sobre o apoio que vem recebendo para o desenvolvimento de seu projeto ao redor do mundo, disse Hilton Alves que nos Estados Unidos várias empresas o tem apoiado. “Além do patrocínio da Vertical Technologies e apoio das empresas Planet Sun, AL’s tinting incorporated, North Shore News, HaWyland Styles Gallery, também tenho incentivo de admiradores, possibilitando a realização de minhas obras em murais”, enfatiza. “A ideia do mural é levar a magia das ondas do North Shore para o South Shore de Oahu, retratando a cena típica do Hawaii”, complementa.

“Tenho recebido convites para pintar murais em vários países, mas para que a obra seja feita é preciso ter um bom espaço, em ponto estratégico”, diz. “Normalmente peço o endereço e depois entro no Google Map para pesquisar o local quando alguém sugere uma cidade. Faço uma verificação da área para ter a certeza de que é viável. O espaço na parede é vital para que a pintura tenha resultado e seja impactante. Sou criterioso neste aspecto porque é preciso manter o padrão de beleza e qualidade dos painéis já pintados.

Quanto a possibilidade de pintar um mural em Orlando, sugerida pela equipe do “Nossa Gente”, o artista plástico mostrou-se favorável e disse que está aberto às propostas. As cidades interessadas em ter um destes murais podem entrar em contato com o artista pelo e-mail hilton@theartofhilton.com.