Helô Pinheiro: Garota de Ipanema chega aos 68 anos

Por Walther Alvarenga

HeloPinheiroCOVERHeloísa Eneida Menezes Paes Pinto Pinheiro, Helô Pinheiro, a musa inspiradora da obra musical, “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, chega aos 68 anos de idade. Helô continua bela e elegante. Requisitada para eventos importantes no Brasil e exterior, deixando evidente que se mantém cheia de graça, tributos que ressaltam a beleza da mulher brasileira. “Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça. É ela menina que vem e que passa no doce balanço, a caminho do mar…”.

Aos 17 anos, arrancava suspiros por onde caminhava, pelas areias da praia, enfeitiçando olhares e acelerando os corações. O biquíni ressaltava as curvas bem feitas e o tom da pele dourada, chamando a atenção dos compositores, no Bar Veloso, em Ipanema, no Rio de Janeiro.

A canção, “Garota de Ipanema”, gravada em 1962, estourou em 1965, consolidando Helô como eterna fonte de inspiração de Tom e Vinícius. A música conquistou o mundo com o seu balanço e poesia, atraindo celebridades internacionais, a exemplo de Frank Sinatra, Madonna e Cher que cantaram e reverenciaram o clássico que projetou a MPB no exterior.

“As pessoas diziam que a garota de Ipanema não existia”, lembra Helô. “Pensavam que eu fosse inspiração imaginária do Tom e do Vinícius”, sorri com saudosismo. “O Vinícius (de Moraes) decidiu revelar ao Brasil a verdadeira identidade da garota de Ipanema e combinou com a revista Manchete uma reportagem comigo. Foi um sucesso porque os autores atestaram que eu existia, era real. E o público conheceu a musa inspiradora da canção mais executada do Brasil na ocasião”.

“… Moça do corpo dourado. Do sol de Ipanema. O seu balançar é mais que um poema. É a coisa mais linda que eu já vi passar…”.
E lá se vão 51 anos da célebre composição. “Até parece que foi outro dia”, diz Helô. “O tempo é rápido e não dá tréguas. Quando ouço a canção que o Tom e o Vinícius fizeram para mim é como se eu estivesse caminhando por Ipanema, sentindo o sol sobre o meu corpo. Agradeço a Deus por ter estado no local certo e ter sido a fonte inspiradora para uma obra prima que o mundo conheceu”, complementou.

Helo3Empresária, apresentadora e autora do livro, “A vida da Garota de Ipanema”, lançado pela Editora Aleph, Helô Pinheiro não para. Tem uma agenda abarrotada de compromissos e não esconde o orgulho de ter sido eternizada com o título que completa 51 anos, em 2013.
“Até parece que foi ontem que o Brasil conheceu a Garota de Ipanema. Um título que mudou a minha vida e sou grata por tudo de bom que me aconteceu nestes anos todos”, enfatiza.

“Ah, porque estou tão sozinho. Ah porque tudo é tão triste. Ah, a beleza que existe. A beleza que não é só minha. Que também passa sozinha”.

Mulher família

Em São Paulo, onde reside com a família, Helô, mãe da apresentadora Ticiane Pinheiro, da Rede Record, procura estar com a família nos fins de semana, em meio a tantos afazeres. “Às vezes estou no meio do caminho, extremamente atarefada, mas dou um jeitinho de voltar para casa para poder curtir os meus filhos e meu marido. Adoro ficar em casa, quando eu posso, claro”, avisa Helô.

Ela comanda a griffe, Helô Pinheiro by Amarras, de roupas, sapatos, bolsas e cosméticos e cuida de uma grife de biquínis. Viaja o Brasil apresentando desfiles. Indagada sobre os cuidados para manter-se bela, em perfeita forma, aos 68 anos de idade, a resposta foi enfática: “Eu não bebo, não fumo e faço dança. Pratico o aero jazz e faço musculação. São exercícios moderados, de acordo com a minha idade”, revela.

“Ah, se ela soubesse. Que quando ela passa O mundo inteirinho se enche de graça. E fica mais lindo. Por Causa do amor”.

O Rio de Janeiro by girl from Ipanema

Com exclusividade, a Garota de Ipanema relacionou os pontos mais importantes que você precisa conhecer no reduto carioca.

Ipanema – A Praia de Ipanema é palco de movimentos culturais como a Bossa Nova, o Tropicalismo, local onde nasceu o Jornal O Pasquim. Helô Pinheiro considera a Praia de Ipanema como a mais bela do Rio de Janeiro, com vista para o Arpoador e para o Morro dos Dois Irmãos. “Em Ipanema foram lançados os modismos como a tanga e o topless”, diz.

“A praia é cortesia de Deus. É grátis. E passear pelo calçadão de Ipanema é maravilhoso. Sugiro visitar a Praça General Osório, um ponto turístico legal, com Feira Hippie aos domingos. Lá você encontra comidas típicas de outras regiões do Brasil, vendas de quadros e artesanatos. Um luxo!”, comenta.

“Em Ipanema tem cafés, bares, restaurantes tradicionais e contemporâneos, livrarias e teatros. E você deve aproveitar para conhecer o Bar e Restaurante Garota de Ipanema, antigo Bar Veloso, onde o Tom e o Vinícius compuseram a canção Garota de Ipanema”, sugere Helô.

helo11Ipanema também hospeda as principais marcas do comércio de luxo. O bairro possui o metro quadrado mais caro da América Latina, na Avenida Vieira Souto. Uma espécie de Manhattan brasileira.

“No Carnaval, a famosa Banda de Ipanema é uma festa para os turistas. Outros blocos também desfilam por Ipanema, arrastando uma multidão de foliões”, lembra.

Lagoa Rodrigo de Freitas – “O Rio de Janeiro tem locais belíssimos como a Lagoa Rodrigo de Freitas de onde se vê o Cristo Redentor (monumento eleito entre as sete maravilhas do mundo). Visitar o famoso Clube Caiçaras é imperdível. E quem estiver por ali deve ir ao Jardim Botânico. A paisagem da Lagoa Rodrigo de Freitas lembra Veneza, na Itália, com suas bicicletas e pedalinhos”, fala com entusiasmo.

“O Rio e Ipanema são lugares maravilhosos! Venha nos visitar. Eu terei o imenso prazer em receber você. Praias belíssimas, sol e magia esperam por você de braços abertos!”, finalizou a garota de Ipanema.

Fotos: Divulgação