Giovanna Martins, tricampeã da “Disney World Marathon”

Giovanna Martins, tricampeã da “Disney World Marathon”

A brasileira Giovanna Martins teve excelente desempenho na “Walt Disney World Marathon Weekend”, consolidando seu favoritismo na prova

Edição de janeiro/2018 – pág. 22

Giovanna Martins, tricampeã da “Disney World Marathon”

No 25º aniversário do “Walt Disney World” a brasileira Giovanna Martins, venceu a “Walt Disney World Marathon Weekend”, no dia sete de janeiro, em Orlando – categoria feminina –, consolidando o título de tricampeã da prova, após percorrer 42 quilômetros, que se estendem pelos quatro parques temáticos da Disney. Emocionada, a paulistana celebrou a grande façanha de ser a única mulher no mundo a obter três estatuetas do Mickey Mouse, resultado de seu excelente desempenho na pista. “Estou feliz pelo título e já me informaram que o meu nome e a minha foto vão ficar expostos no Hall da Fama da Disney, por ser a única mulher a bater o recorde de mulheres e de homens nas competições”, comemora Giovanna.

Na categoria masculina, o título ficou para o americano Nick Hilton, que inaugurou uma nova era, quebrando o domínio do Brasil na “Walt Disney World Marathon Weekend”, depois de se tornar o primeiro americano a conquistar a popular corrida desde 2004. Vanilson Neves, de São Paulo, foi o segundo colocado, seguido por Nicholas Caprario de Kansas City, Missouri.

Lembrando o início de sua carreira nas pistas de corrida, conta Giovanna que o ex-corredor brasileiro, Adriano Bastos – oito vezes campeão da “Maratona da Disney” –, foi quem a inspirou para competir em Orlando. “Eu li a entrevista do Adriano Bastos e fiquei muito empolgada. Queria ser como ele, uma campeã da maratona da Disney”, comenta.

Professora de Educação Física, Giovanna Martins iniciou os trabalhos de preparação para correr a “Maratona Disney”, em 2012, auxiliada pelo esposo, Marcos Martins, que assumiu o posto de auxiliar técnico. Em 2015, Giovanna ganhou o título de campeã da “Walt Disney World Marathon Weekend”, obtendo reconhecimento da mídia no Brasil e nos EUA, conquistando novos patrocinadores. Era o começo de uma era de muitos desafios para a brasileira.

Entretanto, o inesperado aconteceu em 2016, quando Giovanna torceu o pé durante os treinamentos e não pôde competir naquele ano. Em 2017, a brasileira voltou às pistas com vontade de reverter à situação, ganhando a prova da Disney – ficando com título de bicampeã. Este ano, no dia sete de janeiro, Giovanna subiu ao pódio com o título de tricampeã.

“Quando cruzei a linha de chegada como campeã da prova de quarenta e dois quilômetros, a sensação foi bem diferente. Foi uma vitória muito especial, nesses vinte e cinco anos da Disney, e também porque conquistei o meu terceiro Mickey Mouse”, fala com emoção.

Giovanna Martins fala das dificuldades enfrentadas durante os treinos preparatórios para disputar a “Maratona Disney”, em 2018. “Enfrentei o frio, mas mantive minha concentração. E valeu muito porque na maratona da Disney eu liderei a prova o tempo todo. Procurei manter a tranquilidade para não cometer nenhum equívoco na reta final. E deu certo. Valeram todos os esforços”, celebra a atleta.

“Estou muito satisfeita porque tenho recebido convites para ministrar palestras no Brasil, em vários estados. Posso dizer que janeiro foi o ano brasileiro porque foi à magia da Disney com o calor do Brasil. No ano passado fui bicampeã da ‘Wine Dinner’, obtive ótimo resultado, com uma hora e dezenove minutos, superando homens e mulheres na prova”, relata Giovanna.

“Mundial de Powerman”,  na Suíça

Para 2018, a brasileira irá disputar o “Mundial de Powerman”, na Suíça, tendo conseguido a classificação para essa importante competição que reúne os melhores atletas do mundo. “O mundial na Suíça acontecerá em setembro e estou muito confiante. A partir da retomada dos meus treinamentos o foco será a maratona na Suíça”, determina Giovanna.

“É uma prova difícil porque você corre dez quilômetros, depois pedala sessenta quilômetros e finaliza a maratona correndo mais dez quilômetros. Eu me dou muito bem com o ciclismo, descobri isso – em 2016 – e gostei da experiência. A minha classificação para a prova na Suíça aconteceu no Brasil, quando disputei o ‘Powerman Brasil’, como amadora, mas entrei para o pelotão de elite. Fui à terceira colocada na categoria elite, garantindo a minha classificação para o ‘Mundial de Powerman’, celebra Giovanna.

Prêmios música na Maratona Disney

Em comemoração ao aniversário de 25 anos da “Walt Disney World Marathon Weekend”, todos os corredores receberam uma medalha comemorativa – as orelhas Mickey Mouse – ao cruzarem a linha de chegada, no Epcot. Além disso, durante o percurso da maratona, bandas de música e um coral de 100 vozes, executaram as trilhas sonoras de filmes nostálgicos da Disney, dando shows à parte, pela Main Street USA, no “Magic Kingdom”.