Gianluca Petecof conquista pódio com 2º lugar na etapa do Sul-Brasileiro no Velopark

Gianluca Petecof conquista pódio com 2º lugar na etapa do Sul-Brasileiro no Velopark

Paulista da Academia Shell Racing usou a etapa do certame como preparação para o Campeonato Brasileiro, em julho. Piloto prevê que nacional desta temporada será um dos mais disputados dos últimos anos

256067_512775_foto_1O Kartódromo do Velopark, situado em Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre, recebeu quase 200 pilotos em todas as categorias para a terceira e última etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart no último fim de semana (19 e 20 de junho). Muito frio com temperaturas na média de 10 graus marcaram toda a semana de treinos e corridas. Para Gianluca Petecof, o evento foi uma excelente oportunidade de preparação para o Brasileiro, que acontece em julho, já que o paulista de 12 anos havia acelerado na pista gaúcha apenas em 2010, ainda na categoria Cadete. Essa nova experiência foi fundamental para que o piloto fizesse um novo reconhecimento do traçado de 1.517 metros, caracterizado principalmente pelo alto de número de curvas de alta velocidade, além de desenvolver todo o equipamento.

No grid da categoria Junior, composto por 16 karts, Petecof conquistou o terceiro tempo mais rápido na classificação. Mostrando evolução a cada vez que ia para pista, o piloto da Academia Shell Racing protagonizou grandes disputas e completou sua participação somando um 4º e um 2º lugares nas duas corridas disputadas, sendo assim o vice-campeão da etapa.

Mesmo com os bons resultados conquistados no Velopark, Gianluca acredita que a briga será muito mais difícil no campeonato nacional, já que nem todos os pilotos usaram a mesma estratégia de preparação, ou seja, o paulista sabe que terá um maior número de adversários na próxima vez. Assim, Petecof, que está no primeiro ano na categoria Junior, tem os pés no chão e enxerga um período de trabalho intenso até o dia 14 de julho, quando iniciam-se os treinos para a 50ª edição do tradicional e concorrido Campeonato Brasileiro de Kart, na qual ele participa das duas fases, nas categoria Junior e Sudam Junior.

Antes disso, o piloto ainda disputará o Campeonato Sul-Americano de Rotax em Florianópolis (SC), entre os dias 1 e 5 de julho.

Gianluca Petecof:

“Foi uma semana positiva para nós, não começamos bem nos treinos livres, mas fomos evoluindo o equipamento com a equipe Shell BirelART passo a passo até a tomada de tempo. A pista é longa, exige uma grande precisão na pilotagem e um kart bem acertado para ser rápido. Acredito que encontramos um bom caminho, mas não podemos sossegar, tem muita gente boa na Junior e será um campeonato muito difícil.”

Sobre a Academia de Pilotos Shell Racing:

Inspirado em programas europeus que levaram jovens kartistas para categorias top, como a F-1, a Academia de Pilotos Shell Racing é uma iniciativa inédita no Brasil promovida pela Raízen para garantir apoio a jovens revelações do automobilismo e auxiliar seus passos futuros no esporte a motor. Em 2015, serão quatro categorias contempladas, com seis pilotos: Gianluca Petecof e Yurik Carvalho (kart), Pedro Cardoso (F-3), Dennis Dirani (Brasileiro de Turismo) e Valdeno Brito e Ricardo Zonta (Stock Car). O programa também inclui o patrocínio ao SKB Shell V-Power, um dos principais campeonatos do kartismo nacional, com seis etapas.