Festival de Vinhos e Gastronomia – em casa

Festival de Vinhos e Gastronomia – em casa

O Epcot International Food & Wine Festival é um dos principais eventos de gastronomia americanos, e poder vivencia-lo é uma experiência deliciosa e inesquecível. E se pudéssemos reproduzi-lo em casa? Leia abaixo algumas dicas de pratos e harmonizações inspirados pelo festival, e que estarão a seu alcance o ano todo!

Edição de outubro/2017 – pág. 34

Festival de Vinhos e Gastronomia – em casa

Em 2017 o Epcot International Food & Wine Festival conta com 35 quiosques com comidas e bebidas de todo mundo em celebração aos 35 anos do parque. As muitas deliciosas opções demonstram de maneira única a cultura e identidade dos países ali representados, bem como técnicas e expressões locais por intermédio da gastronomia. Porém o festival dura apenas 75 dias – e seus sabores deixam saudade. Fizemos abaixo uma compilação de alguns dos nossos pratos favoritos servidos durante o festival, indicando onde encontra-los, bem como recomendações para harmonização. Cheers!

Bolinhos de caranguejo e Pinot Gris

No festival: Lump Crab Cake, Coastal Eats
Esses deliciosos crab cakes são servidos com uma salada de couve chinesa, creme de abacate e capim cidreira, o que harmoniza perfeitamente com o herbáceo Erath Pinot Gris, também disponível nesse quiosque.

Em casa: Maryland Style Crab Cakes, Fresh Market
A rede de supermercados The Fresh Market, em sua seção de peixes e frutos do mar, oferece um dos mais suculentos crab cakes em Orlando. Com promoções semanais, seus preços são justos e a qualidade de seus produtos consistente. Dentre as diversas opções de vinho, nossa recomendação vai para o Acrobat Pinot Gris, uma deliciosa opção por menos de $15USD.

 

Churrasco de peito bovino e American IPA

No festival: Smoked Beef Brisket, Hops & Barley
Um dos cortes mais tradicionais americanos é o brisket – ou peito bovino, e a forma como ele é servido no festival é simplesmente uma das mais saborosas: com um delicioso creme de queijo picante e pão de alho.

Em casa: Smoked Beef Brisket na slow cooker
Como o peito é uma carne dura, a melhor forma de prepara-lo sera sempre aquela que envolve horas e horas de cozimento. As receitas de brisket na slow cooker são muito versáteis e simples, e estão amplamente disponíveis na internet. Sem vontade de cozinhar? Restaurantes como 4Rivers e Meat’n’Fire oferecem pratos e sanduíches com brisket. Para harmonizar, sugerimos uma American IPA bem estruturada, como a Anchor Brewing Liberty Ale servida no próprio festival e disponível em supermercados e lojas especializadas em todo o país.

 

Sobremesa de maracujá e Sauvignon Blanc

 

Festival de Vinhos e Gastronomia - em casa

No festival: Passion Fruit Cheesecake, Hawaii
Maracujá é uma das frutas tropicais mais versáteis e apreciadas em todo o globo, porém encontra-la é tarefa difícil para quem vive no hemisfério norte. A opção do quiosque havaiano foi certeira em combinar a fruta com o suave toque de queijo do cheesecake, bem como as macadamias torradas.

Em casa: Mousse de maracujá com amêndoas
A receita de mousse de maracujá é daquelas que praticamente todo brasileiro aprende e leva consigo onde quer que va. Para eleva-la, adicione pedaços de amêndoas torradas e sirva com um refrescante Sauvignon Blanc neozelandês como Kim Crawford ou Oyster Bay.

Paleta de queijos e vinhos

Festival de Vinhos e Gastronomia - em casa

No festival: Artist Palette of Wine and Cheese, The Wine & Dine Studio
Confessamos que sera difícil reproduzir o charme do serviço dessa paleta de vinhos e queijos em casa – 3 tipos de queijos e 3 tipos de vinhos são literalmente servidos numa paleta de pintura. O acompanhamento de pães, geléias e mel dão um quê de exclusividade aos sabores apresentados.

Em casa: Queijos e vinhos, Publix
O Publix é indubitavelmente um dos melhores supermercados locais, e é referência em produtos normalmente encontrados somente em lojas especializadas e delicatessen. Os queijos ali oferecidos vem de todas as partes do mundo, e seu inventario fresco e acessível, torna possível construir sua própria “paleta” em casa. Ao invés de recomendar apenas 3 tipos de queijos e vinhos, e com o objetivo de ampliar a experiência de harmonização, segue abaixo tabelas para referência:

Festival de Vinhos e Gastronomia - em casa