Festival de Cinema Brasileiro homenageia Cacá Diegues

Festival de Cinema Brasileiro homenageia Cacá Diegues

De 14 a 23 de setembro a cidade de Miami se transforma na capital do cinema nacional, reunindo diretores, atores e produtores no maior evento do audiovisual brasileiro no exterior

Edição de agosto/2018 – p. 54

Festival de Cinema Brasileiro homenageia Cacá Diegues

O mais tradicional evento do cinema brasileiro – Festival de Cinema Brasileiro de Miami (Brazilian Film Festival of Miami) –, chega à 22ª edição em setembro, com a exibição de oito longas-metragens de ficção que retratam a diversidade da cinematografia nacional, com produções que representam a diversidade. Todos os filmes que concorrem ao Troféu Lente de Cristal são inéditos no EUA, e dois deles serão exibidos antes de serem lançados no Brasil: “Correndo Atrás”, comédia de Jeferson De, e o drama “Benzinho”, de Gustavo Pizzi. O diretor Cacá Diegues, será o grande homenageado desta edição.

Este ano, a curadoria é de Anna Marie de la Fuente, editora-chefe para América Latina da revista “Variety”, Flávia Guerra, jornalista e documentarista, e Carlos Gutierrez, diretor do “Cinema Tropical”, distribuidora baseada em NY. Dois dos oito longas em competição são dirigidos por mulheres: os dramas “Aos Teus Olhos”, de Carolina Jabor, e “As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra.

Também integram a seleção de filmes, os elogiados “Berenice Procura”, de Allan Fiterman, com uma importante representação LGBT no elenco; “O Paciente – O Caso Tancredo Neves”, thriller médico de Sérgio Rezende que revela detalhes da misteriosa morte do presidente que nunca tomou posse (estreia no Brasil na semana do Festival); e as comédias “Uma Quase Dupla”, de Marcus Baldini, e “Antes Que Eu Me Esqueça”, de Tiago Arakilian.

O Festival apresenta em sessões hors concours, dois aguardados documentários também inéditos no Brasil: “Quero Botar Meu Bloco na Rua”, de Adriana L. Dutra, e “Fevereiros”, de Marcio Debellian, que registra a vitória da Mangueira quando homenageou Maria Bethânia.

Homenagem a Cacá Diegues

Cacá Diegues, o grande homenageado desta edição, ganhará uma Mostra especial com exibição de três filmes emblemáticos: “Orfeu” (1999), “Deus é Brasileiro” (2003) e “O Maior Amor do Mundo” (2006). Em uma Mostra paralela, voltada para a formação de novas plateias, três filmes serão exibidos na “Florida International University”: o documentário “Euller Miller – Entre Dois Mundos”, de Fernando Severo, protagonizado por um jovem indígena da etnia kaiwá; “Como é Cruel Viver Assim”, de Julia Rezende, e “Canastra Suja”, de Caio Soh.

 

Maior vitrine do audiovisual nacional nos EUA, o “Festival de Cinema Brasileiro de Miami” apresenta um panorama diversificado da mais recente produção audiovisual brasileira, com Mostras e painéis que ocupam diversos espaços da cidade: o Regal South Beach 18 (tradicional cinema que sedia a mostra competitiva), New World Symphony SoundScape Park, Savor Cinema, Downtown Media Center e Florida Internacional University.

Programação

14 a 16 de setembro – Mostra Paralela @Savor Cinema.

Tributo a Cacá Diegues com exibição de “Orfeu”, “O Maior Amor do Mundo”  e “Deus é Brasileiro”. Documentários hors concours: “Quero Botar Meu Bloco na Rua” , de Adriana L. Dutra, e” Fevereiros”, de Marcio Debelian. Sessões às 18h e às 20h.

17 a 18 de setembro – Florida International University – Mostra Universitária com foco ao público jovem. Filmes: “Euller Miller – Entre Dois Mundos”, de Fernando Severo, “Como é Cruel Viver Assim”, de Julia Rezende, e “Canastra Suja”, de Caio Soh. Sessão às 16h.

19 a 22 de setembro – Mostra Competitiva @Regal South Beach – ​Exibição de oito filmes inéditos produzidos em 2017 e 2018, concorrendo ao prêmio Lente de Cristal de melhor filme escolhido pelo público. Sessões às 19h e 21h.

22 de setembro – Downtown Media Center – Marketplace – Apresentação de painéis sobre as leis de incentivo para coproduções com o Brasil.

23 de setembro – New World Symphony Soundscape Park – ​Noite de encerramento com entrega das  Lentes de Cristal para o melhor filme escolhido pelo público e em homenagem ao diretor Cacá Diegues. O evento terá o DJ Lupa, seguido da exibição gratuita do filme “Bye Bye Brasil”, de Cacá Diegues.

O “22° Festival de Cinema Brasileiro de Miami” é um evento realizado pela “Inffinito”, das sócias Adriana L. Dutra, Claudia Dutra e Viviane Spinelli, com apoio do Consulado Geral do Brasil em Miami, Piola, ATC Cargo, Regal Cinemas. Patrocínio: Miami-Dade County (Tourist Development Council, Department of Cultural Affairs, Cultural Affairs Council, Mayor and Board of County Commissioners), City of Miami Beach – CAC, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Ancine, FSA, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e E! Entertainment Channel.

FILMES EM COMPETIÇÃO

“Correndo Atrás”, de Jefferson De

“Benzinho”, de Gustavo Pizzi

“O Paciente – O Caso Tancredo Neves”, de Sergio Rezende

“Aos Teus Olhos”, de Carolina Jabor

“Berenice Procura”, de Allan Fiterman

“As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra

“Uma Quase Dupla”, de Marcus Baldini

“Antes Que Eu Me Esqueça”, de Tiago Arakilian

Serviço

Savor Cinema: entrada geral $12, sênior $10, estudantes e militares $9 e membros $8 Sessões de 14 a 16 de setembro, sempre às 18h e às 20h – 503 SE 6th St, Fort Lauderdale, FL 33301

Regal South Beach: entrada geral $ 10, sênior $8 (sênior Golden Ticket gratuito), estudantes, cultural shock e member $5 Sessões de 19 a 22 de setembro, sempre às 19h e às 21h – 1120 Lincoln Rd, Miami Beach, FL 33139

Exibições da FIU, Marketplace no Downtown Media Center e Encerramento na NWS SoundScape Park – todas as entradas gratuitas NWS Soundscape Park – 500 17th Street, Miami Beach FL 33139

FilmGate Miami/Downtown Media Center – 168 SE 1st St, Miami, FL 33131

Florida International University – 11200 SW 8th St, Miami, Fl 33199 www.inffinito.com/braff-miami-orlando – Informações gerais: 305-600-3347