Faça a sua parte e economize água

Faça a sua parte e economize água

A cooperação é essencial quando devemos fechar as torneiras. Autoridades de Orlando alertam para falta de água na cidade e região. O alarme foi acionado e precisamos racionar, cumprir com o nosso dever de cidadãos civilizados

Edição de abril/2017 – pág. 22

A colaboração de todos é de extrema importância em tempos de economia no consumo de água. É importante que cada um faça a sua parte, evitando que o racionamento mais acentuado – com tempo rigoroso no banho, entre outras medidas – possa provocar o caos. O motivo? Modificar o hábito nosso de cada dia pode parecer algo desconfortante, principalmente no que se refere à higiene pessoal, entretanto, interromper a lavagem de calçadas ou mesmo utilizar-se menos tempo para aguar as plantas não irá lesar quem quer que seja. A cooperação é essencial em situação na qual devemos fechar as torneiras. Autoridades de Orlando alertam para falta de água na cidade e região. O alarme foi acionado e precisamos cumprir com o nosso dever de cidadãos civilizados.

A situação foi incisiva na última semana quando 8,1 milhões de moradores das áreas de Orlando até Florida Key foram alertados para que economizem água, evitando um caos iminente. E segundo informou o presidente do “Distrito de Administração de Águas do Sul da Flórida”, Dan O’Keefe, a economia voluntária dos habitantes ajudará o abastecimento dos poços e poderá evitar um possível racionamento obrigatório.

O estado tem sofrido com vários focos de incêndio neste período de seca, o que levou o distrito a proibir moradores de atear fogo em suas terras.

As autoridades também já se preparam para fechar a navegação na costa norte do “Lago Okeechobee”. A precipitação de água nos 16 condados do distrito desde novembro foi 6.75 polegadas abaixo da média. Os níveis de água no “Lago Okeechobee” caíram vertiginosamente para 12.04 pés. No entanto, a maior contribuição que os moradores das áreas afetadas podem fazer é seguir a risca as orientações de seus condados, principalmente na hora se regar sua grama. Ter consciência sobre os fatos evita as situações desagradáveis.

Outras 10 maneiras simples de economizar água em casa

1- Tome banhos mais rápidos. Cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água, dependendo do chuveiro.

2- Se você tem uma torneira pingando, conserte-a logo – o desperdício de água pode chegar a 2.000 litros por mês. Não tente apertar mais a torneira, pois isto desgastará a arruela e agravará o vazamento.

3- Sempre que abrir uma torneira e esperar a água ficar quente, guarde a água fria numa jarra ou balde e use a para regar as plantas, encher o bule ou qualquer outra finalidade. Você pode economizar água (cerca de 4 litros!) a cada vez que fizer isso.

4- Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou se barbeando. Uma torne aberta pode desperdiçar até 15 litros por minuto.

5- Se tiver a opção, use a meia descarga no banheiro, sempre que for apropriado. Você pode economizar água (cerca de 8 litros!) por descarga.

6- Só use a máquina de lavar na capacidade total. A redução do número de lavagens pode economizar grande quantidade de água – modelos com abertura superior chegam a usar 240 litros por lavagem.

7- Não use a lava-louças com poucas peças. Cada ciclo de lavagem evitado representa uma economia de até 50 litros.

8- Ao lavar a louça manualmente, enxágue os pratos na pia cheia de água em vez de sob a torneira. Você pode economizar até 15 litros por minuto.

9- Lave frutas e verduras em uma bacia com água ou na pia cheia até a metade em vez de sob a torneira. Isso pode reduzir o consumo de água em mais de 30 litros a cada vez.

10- Ao lavar o carro, use balde e esponja no lugar da mangueira. Se utilizar apenas seis baldes, a economia chegará a 150 litros por lavagem.