Está querendo vender a sua casa?

Está querendo vender a sua casa?

voltar

JAN/2017 – pág. 33

sua_casa_vera

Caros leitores, em primeiro lugar desejo a todos um Feliz 2017.

Para aqueles que têm como objetivo vender o imóvel, algumas dicas:

O primeiro passo é contatar um bom Realtor (corretor) para auxiliar antes de todo o processo, durante o mesmo e depois dele. Discuta o objetivo de sua venda: quer ir para uma casa maior, menor ou para apartamento, ou ainda utilizar o dinheiro para outra finalidade?

Seu Realtor dará todas as informações necessárias para que sua casa seja colocada no mercado por um preço correto e para que saiba a quantia exata (após venda) que terá após todos os pagamentos efetuados.

Seu Realtor terá todas as informações sobre vendas de imóveis como o seu, comparando a sua propriedade com outras vendidas nos últimos seis meses. Não faça “upgrades” sem consultar seu Realtor. Proprietários de imóveis pensam que, ao fazê-los, terão maiores retornos no investimento, o que pode acontecer às vezes (mas nem sempre). Por isso, o melhor é seguir o conselho de um bom profissional. O que se deve fazer:

Parte Interna:
• faça o básico: coloque a casa em ordem, tire todo o excesso e coisas pessoais. Todas as coisas que não usar no prazo de um ano devem ser doadas ou guardadas em caixas. Se possui coisas que não quer doar, o ideal é guardar fora da propriedade (talvez até alugar um espaço temporário);
• paredes sujas e gastas devem ser pintadas. Se resolver fazer o serviço, faça-o com perfeição. Coloque cores neutras, pois o gosto das pessoas varia muito;
• a casa tem tapete? Lave-os. Cerâmica? Limpe os rejuntes e a cerâmica. Faça o mesmo nos banheiros e cozinha;
• mantenha a casa sempre limpa e cheirosa. Arrume o que não estiver funcionando (o comprador sempre procura algo para pedir desconto no preço).

Parte Externa:
• grama deve estar aparada, tenha flores com cores vivas plantadas (se a época permitir);
• nunca deixe lixo em sua propriedade;
• limpe a calçada e a área da garagem (use a máquina para limpar “pressure wash” ou água sanitária com água).

Se sua casa já está no mercado e não consegue ser vendida, analise o motivo, principalmente se outras estiverem sendo vendidas na mesma área. Às vezes, o mercado nessa área não está bom e a resposta, então, é esperar. Normalmente, o problema é o preço. Não adianta querer vender acima do preço do mercado (a menos que sua casa seja a única). Se as pessoas não gostam de sua casa por algum motivo, está na hora de chamar um “professional stage”. Esse profissional arrumará sua casa focando nas áreas importantes que ela tem e esconderá aquelas que talvez façam com que o comprador não a queira, além de aproveitar o espaço da melhor forma possível. Se sua casa tem um formato diferente, o comprador, muitas vezes, não consegue enxergar os móveis dele lá, por isso, escolhe outra casa. Por isso, a importância da casa mostrar todas as características positivas que ela tem para que o comprador possa visualizar o estilo de vida que terá na casa.

Óbvio que esse trabalho será cobrado, mas valerá a pena; pois a segunda opção é a redução de preço, que sempre sai mais cara.

Boa sorte na venda de sua casa!


VeraMendoncaCOLOR

Vera Mendonça – Realtor
(407)367-8711
vera@nossagente.net