Encontro com brasileiros em Tampa, Sarasota e Pinellas Park

Encontro com brasileiros em Tampa, Sarasota e Pinellas Park

voltar

MAR/16 – pág. 08 e 10

O “Jornal Nossa Gente” visitou a costa oeste do estado da Flórida, percorrendo uma das regiões mais próspera e moderna, onde se concentra uma comunidade atuante e participativa

Localizada no Condado de Hillsborough County , na costa oeste do estado da Flórida, Tampa é agradável – próspera e moderna-, com inúmeras opções de lazer, considerada a maior cidade da área metropolitana – Tampa – St. Petersburg- Clearwater -, com cerca de 2,5 milhões de habitantes, inserido neste contexto uma Comunidade Brasileira extremamente atuante. E o primeiro impacto para quem se desloca para essa região é atravessar a “Sunshine Skyway Bridge”, que proporciona um visual deslumbrante, portanto, tenha em mãos máquina fotográfica, filmadora ou celular para registrar a paisagem enigmática durante a travessia da famosa ponte. Destaque também para o parque “Busch Gardens”, que recebe visitantes de vários estados, atraídos pela diversidade gastronômica. Vale ressaltar que o Aeroporto Internacional de Tampa atende toda a região, com voos para as cidades americanas.

A equipe do “Jornal Nossa Gente” esteve em Tampa, conversando com os brasileiros,ocasião em que entrevistou empresários, adentrando nos seus respectivos ambientes de trabalho, percorrendo os pontos importantes da cidade, registrando detalhes imprescindíveis. Na rota de visitação, a simpatia de uma comunidade participativa e influente no seu ramo de negócio, contribuindo com o engrandecimento de um dos mais populares destinos de inverno dos americanos, que fogem para lá na época do frio. Também percorremos as cidades de Sarasota e Pinellas Park.

Cláudio Brasil da Costa e Andrea Brasil da Costa
Cláudio Brasil da Costa e Andrea Brasil da Costa

Um dos pontos de referência de Tampa, no setor empresarial, é a renomada “Costa Brazil Tour”, no número 5712 West Waters Avenue, sob o comando dos empresários, Cláudio Brasil da Costa e Andrea Brasil da Costa, a quarta maior agência de turismo de venda de passagens dos Estados Unidos, operando há 24 anos. Desde cruzeiros, reservas de bilhetes, remessas de dinheiro, o cliente tem toda comodidade no atendimento. “Somos a primeira agência de turismo brasileira a operar nessa região, contando com o apoio de nossa comunidade”, comenta Cláudio. “Trouxemos para Tampa o Consulado Brasileiro Itinerante. Fomos à primeira agência a trazer o consulado para a nossa região, que operou por cinco anos. Também apoiamos a Igreja Batista e damos apoio aos eventos sociais de nossa comunidade”, acrescenta. E quanto a Comunidade brasileira em Tampa, ressaltou Cláudio que se trata de “uma comunidade estabilizada, que tem o green card. Pessoas extremamente participativas”, conclui. Fone 866-579-5842.

Clélia Reeve
Clélia Reeve

O número 4023 da West Waters Avenue, em Tampa, é o endereço do “Donna Salon – World of Beauty”, muito bem frequentado pelos brasileiros, que está sob o comando de Clélia Reeve, natural do Recife (PE), há quinze anos residindo nos EUA. Comunicativa e atenta ao seu trabalho, ela recebe a nossa equipe e fala do salão de beleza brasileiro em Tampa. “Aqui é o ponto de encontro de nossa comunidade. Tem muita gente chegando do Brasil e vem para cá pedindo informações para se estabelecer na cidade. São pessoas de Minas Gerais, de São Paulo e do Rio de Janeiro”, ressalta Clélia. “Noventa por cento de minha clientela são de brasileiros. Aqui fazemos depilação, cortes, tingimento e unhas. É um salão unissex, portanto, todos os nossos clientes são muito bem atendidos”, reforça.

Maria Inês, cliente do salão, há vinte anos morando na região, disse que “este local é o nosso ponto de encontro. Uma referência da comunidade em Tampa. Tem gente que vem para cá a procura de trabalho. Como disse a Clélia, quem chega do Brasil vem aqui pedir dicas de emprego. E todos são recebidos de braços abertos porque são nossos compatriotas”, comenta. “Aqui a gente come bolo e pamonha, toma cafezinho, no estilo brasileiro”. Fone 813-280-2963.

Derci Balduino e Vilma Martinez
Derci Balduino e Vilma Martinez

Na famosa avenida de points brasileiros, no número 4205 da West Waters encontra-se o renomado “+ Brasil Foodmart”, com uma equipe de atendentes de primeira linha, fiel à cultura brasileira. E para quem quer servir um bom churrasco, o supermercado tem as melhores carnes, incluindo picanha, alcatra, coração de frango e linguiça, além de produtos para tempero, e o melhor da comida brasileira. O paranaense Caio Ossucci, há quatro anos nos EUA, disse que “a nossa meta é atender bem a nossa comunidade, com produtos do Brasil, dispondo de carnes frescas e todo aparato necessário para festas e eventos”, explica. “Aqui o cliente encontra qualidade e bons preços”. Com amplo espaço e produtos do Brasil, o “+ Brasil Foodmart” tem uma cozinha de primeira, sob os cuidados de Derci Balduino, natural de Bela Vista do Paraíso (PR), há 15 anos morando no país, auxiliada pela cozinheira, Vilma Martinez, de Curitiba (PR). Fone 813-304-2535.

Elizabete Frade
Elizabete Frade

E para quem quer unir o útil ao agradável, ou seja, comprar roupas, sandálias e outros produtos do Brasil, além de degustar uma deliciosa coxinha ou pastel, o endereço é o “Estrela Brasil”, no número 8206 – da West Waters, de propriedade de Geanete Romero, brasileira de Niterói (RJ).E tem um detalhe: o cafezinho é grátis, isso mesmo. Lembrando que aos sábados é servida uma suculenta feijoada e mandioca frita. Destaque para o atendimento da carismática, Elizabete Frade, de Belo Horizonte (MG), há 15 anos morando nos EUA. “Aqui é uma área de tampa que abrange os brasileiros. Muitos dos nossos clientes, brasileiros, vem procurar comida e roupas do Brasil. Um pouco do Brasil está aqui”, ressalta a funcionária. “A West Waters é uma avenida de negócios brasileiros, muito bem frequentada. Impossível passar pela avenida e não vir visitar o Estrela Brasil para tomar um cafezinho. Temos um carinho muito especial pela nossa clientela”, fala com entusiasmo. Fone 813-9312584.

Sarasota

No número 4106 da Bee Ridge Rod, da cidade de Sarasota – Flórida -, Raquel Araújo e Vinny Araújo comandam o “Brazuca Market”, o primeiro mercado brasileiro na área de Sarasota, onde se encontra os principais produtos brasileiros, incluindo café, doces, vinhos, refrigerantes, shampoos e cremes. Amplo e bem montado, o “Brazuca” atende a comunidade brasileira da região, oferecendo preço bom e qualidade no atendimento. Segundo Vinny, natural de Teresópolis (RJ), há 24 anos nos EUA, “Sarasota é uma cidade de brasileiros já estabelecidos, como também há os trabalhadores. Estou há mais de um ano com esse estabelecimento e procuro oferecer qualidade aos nossos clientes. Antes, os brasileiros ficavam dispersos e, agora, o Brazuca tornou-se o ponto de encontro da comunidade. Oferecemos o café da manhã com pão de queijo e salgadinhos. Aqui tem produtos do Brasil, atendendo a necessidade de todos”, ressalta o empresário. Fone 941-960-1620.

Pinellas Park

Shirlei Azevedo
Shirlei Azevedo

Outro local de preferência dos brasileiros é o “HairBrazil”,no número 5931 da ParkBlvd N, em Pinellas Park, sob o comando de Shirlei Azevedo, de Belo Horizonte, há treze anos no país. “A minha clientela no salão é bem variada”, informa a empresária. “Quarenta por cento são brasileiros, mas temos por aqui muitos mineiros, principalmente de Governador Valadares”. Com o lema “Sua Satisfação é o nosso sucesso”, o salão de beleza oferece importantes serviços à vasta clientela como cortes, tinturas, escova progressiva, extensão de cabelos, além de manicure e pedicure. Fone 727-541-2151.

Erasmo Castro
Erasmo Castro

O número 6115 Park Blvd N, em Pinellas Park, é o endereço do restaurante e mercado “Sugar Loaf Emporium”, que é uma referência da Comunidade Brasileira na Flórida, onde se degusta o melhor da nossa comida, além de encontrar os produtos tradicionais do Brasil, incluindo doces, farinha, entre outras necessidades. Sob o comando do empresário paraense Erasmo Castro, e da sócia Elaine Araújo Selvagem, o “Emporium” dispõe de equipe altamente preparada para atender os brasileiros, hispânicos e portugueses, que se reúnem em ambiente aconchegante e amigo. “O nossa comida atende ao paladar de nossa clientela, pois temos uma preocupação diária em servir o arroz e o feijão, que os brasileiros adoram, além de carnes diferenciadas como picanha, porco, bife e o frango”, comenta Erasmo. No “Sugar Loaf Emporium” os clientes podem enviar dinheiro para o Brasil, e demais países, de forma ágil e segura. Fone 727-541-5525.

Geraldo Ferreira e Marlete Grichoswski
Geraldo Ferreira e Marlete Grichoswski

O restaurante “Terra Mar Brazilian Steakhouse”, localizado no6715 49th St N, em Pinellas Park, há sete anos está sob o comando dos empresários, Geraldo Ferreira e Marlete Grichoswski, oferecendo aos clientes opções deliciosas, incluindo o abastado rodízio com carnes de primeira – churrasqueira a carvão -, e self service. Uma equipe eficiente atende com precisão aos clientes brasileiros, cubanos, americanos e hispânicos, que frequentam a casa. “O nosso diferencial é a churrasqueira a carvão, que deixa a carne muito mais saborosa e macia”, informa Geraldo. “O nosso atendimento é de terça a domingo, das 11 AM às 21PM, às sextas e sábados até às 22 horas” avisa. E tem um detalhe: “os brasileiros que ler essa reportagem e mencioná-la ao nos visitar, terão desconto de dez por cento”, garante Marlete. Fone – 727-525-1100.


WaltherAlvarenga

Walther Alvarenga