Empresário Donald Trump lança pré-candidatura à Presidência dos EUA

Empresário Donald Trump lança pré-candidatura à Presidência dos EUA

Pré-candidato à Presidência dos EUA Donald Trump Foto: Reuters
Pré-candidato à Presidência dos EUA Donald Trump
Foto: Reuters

O empresário do setor imobiliário e apresentador de televisão Donald Trump 69 anos, anunciou hoje (16) sua candidatura à indicação do Partido Republicano para disputar a Presidência dos Estados Unidos. Trump é 12º republicano a apresentar pré-candidatura na corrida à Casa Branca.

No discurso em Nova York, o pré-candidato disse que vai financiar a própria campanha e que não precisa de lobistas e doadores. Trump prometeu criar empregos e combater com firmeza o grupo terrorista Estado Islâmico.

O pré-candidato republicano acusou o México de enviar criminosos para viver nos Estados Unidos e disse que, se eleito, vai erguer um muro para separar os dois países. “Vou construir um grande, grande muro, na nossa fronteira sul e vou fazer o México pagar a conta”, afirmou.

As eleições norte-americanas serão em novembro de 2016. Ainda este ano, os partidos escolhem seus candidatos nas eleições primárias.

O anúncio de Trump foi feito um dia depois de Jeb Bush, também do Partido Republicano, entrar na disputa. Jeb é filho do ex-presidente George Bush e irmão mais novo de outro ex-presidente, George W. Bush.

Além de Trump e Bush, disputam a indicação dos republicanos o ex-governador de Arcansas Mike Huckabee, o ex-governador do estado de Nova York George Pataki, o ex-governador do Texas Rick Perry, o senador por Kentucky Rand Paul, o senador pela Flórida Marco Rubio, o senador pelo Texas Ted Cruz, o senador pela Carolina do Sul Lindsey Graham, o ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum, o médico Ben Carson e a executiva Carly Fiorina.

No Partido Democrata, quatro políticos anunciaram interesse na candidatura. São eles: a ex-secretária de Estado no governo de Barack Obama e ex-primeira dama, Hillary Clinton, o ex-governador de Rhode Island Lincoln Chafee, o ex-governador de Maryland Martin O’Malley e o senador por Vermont Bernie Sanders.

Fonte: Agência Brasil