Economizando dinheiro sendo ecológico

voltar

NOV/12 – pág. 34

A certificação da Declaração do Fabricante (Manufacturer’s Certification Statement) é a declaração assinada pelo fabricante que atesta que o produto ou componente qualifica-se para o crédito fiscal. Os fabricantes devem fornecer essas Certificações em seu site. Ligue para o fabricante, ou pesquise no seu website. EPA não tem cópias de declaração do fabricante de Certificação. Os contribuintes devem manter a cópia da declaração de certificação para seus registros, mas não têm de apresentar uma cópia com a declaração de impostos. Para saber mais sobre crédito de taxas do governo, consulte o site: www.energystar.gov/taxcredits

Infelizmente, os créditos para taxas de janelas e portas, isolamento térmico, telhados, ar-condicionados e aquecedores de água (não solar) ficaram ativos no período de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2010. Desde o dia 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2016, você poderá ter um crédito de até 30% do custo dos seguintes items: bomba de calor geotérmica (Geothermal Heat Pump), aquecedores de água solar, geradores para energia solar usando placas fotovoltaicas, pequenos geradores de energia a vento.

AQUECEDOR SOLAR

Existem diferentes tipos de sistemas solares para aquecimento de água para aplicações comerciais e residenciais. Sistemas solares, também conhecidos como Sistemas Solares Térmicos (STS), funcionam de forma diferente, a partir de fotovoltaicos (PV) que servem para gerar energia elétrica. Nos Sistemas Solares Térmicos, há a circulação de água ou fluido através de seu sistema. Os painéis solares são aquecidos e a água, ao correr por eles, fica aquecida. Essa água está pronta para uso. No caso de sistemas de fluido, ele é aquecido e utilizado para aquecer a água.

Existem dois tipos de Sistemas Solares Térmicos:

1- Sistema Ativo: consiste em uma bomba que faz circular a água através do sistema. Esse sistema reduzirá os custos de aquecimento de água em até 90%. Existem dois tipos de Sistemas Ativos:

  • sistemas de circulação diretos, também conhecidos como sistemas de circuito aberto ativo. Esses sistemas de bombeamento de água ficam diretamente nos coletores solares e pela casa. As principais vantagens são: bons para ambientes como a Flórida, onde raramente congela; normalmente, é o tipo menos caro; integra-se facilmente na maioria dos sistemas existentes; é fácil adaptar a capacidade do sistema se as necessidades mudam; o sistema opera a uma pressão padrão;
  • sistemas de circulação indiretos, também conhecidos como circuito fechado ativo (closed loop active). Esses sistemas requerem um permutador de calor. Na Flórida, o uso típico de um sistema de circulação indireta é quando existem múltiplos usos para a água aquecida, ou seja, água quente para piscina ou spa.

2- Sistema Passivo: o sistema passivo não utiliza bomba. Em vez disso, depende de convecção para mover a água através do sistema. Esses sistemas podem fornecer para as casas até 80-90% da utilização de água quente.

Entre os sistemas solares térmicos, são os que têm retorno financeiro mais rápido do investimento feito, geralmente entre 3 a 5 anos. São menos caros para ser instalados, mas não tão eficazes quanto os sistemas ativos, podem ser mais confiáveis e duram mais.

Existem 2 tipos de sistemas solares passivos:

  • coletor integral, também conhecido como sistema de armazenamento de passagem;
  • sistemas termossifão.

As vantagens para os sistemas passivos térmicos de água quente incluem: menor custo de instalação, tempo mais rápido de retorno do investimento, fornece água quente durante queda de energia. Se você está pensando em instalar um sistema de água quente solar, teremos todo o prazer em ajudá-lo.

Lino Cervino
Engenheiro Civil no Brasil e State 
Certified General Contractor nos EUA.
www.focusbulders.net
linocervino@nossagente.net