Dentista e equipe realizam trabalho voluntário em Orlando

Dentista e equipe realizam trabalho voluntário em Orlando

Em parceria com a “People Who Make a Difference Foundation”, a “Clínica Lake Lucerne Lifestyle Dentistry”, do Dr. Gustavo Oliveira, realiza trabalho voluntário no atendimento a 16 pacientes de baixa renda em Orlando

Edição de novembro/2017 – pág. 10

Dentista e equipe realizam trabalho voluntário em Orlando

“A proposta inicial da campanha de ação social, na ajuda às pessoas com problema dentário, sem condições de bancar um tratamento, reuniu dezesseis pacientes enviados pela Fundação da Marcia Romero (People Who Make a Difference Foundation), que ajuda famílias de baixa renda. Foi um trabalho intensivo, dedicado a essas pessoas sem custo algum, e também pude contar com minha equipe que se dispôs a trabalhar na causa sem remuneração”, relata Dr. Gustavo Oliveira.

A parceria entre a “Clínica Lake Lucerne Lifestyle Dentistry”, do Dr. Gustavo Oliveira, e a “People Who Make a Difference Foundation”, presidida por Marcia Romero, foi um sucesso na sua primeira etapa – realizada em outubro –, beneficiando um grupo de dezesseis pessoas, que foi atendido gratuitamente, em Orlando. A campanha, “Um Dia de Sorriso Grátis”, terá continuidade no próximo Verão.

“Nós optamos em atender dezesseis pessoas por ser um número confortável no atendimento de minha equipe – nove profissionais entre brasileiros e americanos –, pois se tratava de uma primeira experiência e ainda não tínhamos uma dimensão de como tudo iria se processar. Mas foi muito bem, inclusive, poderíamos ter atendido até mais pacientes”, informa Dr. Gustavo.

“Foi um trabalho de restauração, com pacientes que estavam com o dente quebrado, então procuramos restaurar esse dente para melhorasse o visual da boca, dando chances a essa pessoa de conseguir um emprego. Atendemos pessoas que há semanas estavam com dor de dente, sem condições de tratamento do canal. Imagine a pessoa trabalhando com dor, não é fácil”, fala o dentista sensibilizado.

“São pessoas que estão fora do país, distante das famílias e que trabalham muito pela sobrevivência. Agora, com todos esses desafios e ainda enfrentar uma dor de dente diária, não é brincadeira. Tem dor de dente que a pessoa fica tão desesperada que sente vontade de arrancar a cabeça”, enfatiza.

“Uma das pacientes que atendi precisava de um tratamento mais intensivo porque o estado do seu dente requer maior atenção. Então decidi restaurar todos os seus dentes, com um tratamento intensivo, totalmente gratuito. Estou trabalhando nos dentes dessa paciente e acredito que até o mês de janeiro a sua boca esteja restaurada. Vou transformar a sua boca, no passo a passo, porque precisa de cirurgia antes da restauração”, ressalta Dr. Gustavo.

“A ação social foi abençoada porque pôde proporcionar a oportunidade de mudança a pessoas sem recursos financeiros, e isso é gratificante. A pessoa se sente motivada, com esperança. No final do dia, depois de atender as dezesseis pessoas, eu e minha equipe nos sentimos agradecidos pela oportunidade de ajudar a quem realmente precisa. Pela primeira vez trouxe para dentro do meu consultório uma ação humanitária, de solidariedade”, conta o médico.

Explica o Dr. Gustavo Oliveira que antes de iniciar o tratamento gratuito através da Campanha “Um Dia de Sorriso Grátis”, ele se reuniu com a sua equipe de profissionais e expos a causa que iria abraçar. “Deixei todos à vontade na decisão de trabalhar voluntariamente, sem remuneração, no dia que reservamos para o nosso descanso. Mas todos foram unanimes na decisão de trabalhar voluntariamente. Apenas um funcionário que não pôde comparecer, em virtude de falecimento na família. Os demais compareceram”, fala com orgulho.

“O nosso próximo trabalho voluntário, de atendimento gratuito, será no Verão, a Marcia Romero fará a triagem dos pacientes para que possamos atendê-los em um número. Eu deixo isso ao encargo da Fundação, prefiro ser neutro nesse processo de triagem para não beneficiar este ou aquele paciente”, informa.

Dentista e equipe realizam trabalho voluntário em Orlando

Trabalho missionário no Equador

“Já fui missionário no Equador”, lembra o Dr. Gustavo Oliveira. “Trabalhava com um dentista em Nova York, quando ele me convidou para um trabalho missionário no Equador, na cidade de Otavalo, que fica em região montanhosa. Ele montou em centro médico no topo das montanhas, onde habita a tribo indígena dos Incas. O meu trabalho era cuidar da higiene bucal das crianças, que não existia na tribo”.

“Não tinha tido contato anterior com a civilização dos Incas, mas passei a viver e entender a cultura deles. Fui muito cuidadoso no meu trabalho porque estava mudando a rotina deles. Tudo aconteceu no passo a passo, meticulosamente”, diz o dentista.

“Esse trabalho aconteceu – entre 2005 e 2006 –, com viagens periódicas que fazia ao Equador. Eu chegava ao hotel em Otavalo e depois viajava durante trinta minutos até o alto das montanhas onde ficava a comunidade indígena. Isso acontecia todos os dias. Na minha primeira e segunda viagens, tive contato apenas com as crianças. Depois as crianças traziam as mães para eu atender, posteriormente, na terceira viagem, vieram os idosos da comunidade indígena. Quando conquistei a confiança dos Incas, passei a atender a todos eles”, fala com carinho.

“Na minha última viagem ao Equador, depois de ter feito o meu trabalho nas montanhas, era chegado o momento de vir embora, de voltar para Nova York. Aí o coração bateu mais forte. E quando a Van chegou para me buscar, olhei a volta e vi toda aquela gente que eu tinha conquistado com o meu trabalho, me observando. E quando entrei no carro, as crianças vieram correndo, aos gritos, acenando. Foi muito emocionante. A cena que nunca esqueço, quando olhei para trás, vi as crianças correndo atrás da Van, acenando e gritando o meu nome.”

Dr. Gustavo Oliveira, natural do Rio de Janeiro, formou-se em Odontologia no Rio e montou seu consultório em 1997. Veio para os EUA em 2004, e morou em Nova York, depois se mudando para Orlando. Nos EUA cursou novamente Odontologia, fez pós-graduação, depois fazendo residência no país.

Serviço

Lake Lucerne Lifestyle Dentistry

Endereço: 112 S Lucerne Cir E, Orlando, FL 32801, EUA

Horário: 08:00 – 17:00

Telefone:  407-425-4901