Daytona Beach: templo da velocidade

Daytona Beach: templo da velocidade

voltar

MAR/2017 – pág. 26

A cidade é uma combinação triunfante de pistas de corrida, cultura voltada a praias, aventuras e história. A equipe do jornal Nossa Gente esteve lá e relata a incrível experiência no circuito “Daytona International Speedway” e na praia mais famosa do mundo

daytona-247900_1920

Ter espírito de aventura, adrenalina e paixão por corridas são os quesitos ideais para visitar o templo da velocidade, Daytona Beach, palco das principais corridas e campeonatos da Stock Car, como o “Daytona International Speedway”, uma das mais importantes dos Estados Unidos, que reúne pessoas de várias partes do planeta. Mas muito além da emoção do badalado circuito – em formato tri-oval -, com suas arquibancadas coloridas, cercado de lojas e de motociclistas de diversos estados, há uma série de outras atrações na cidade, a exemplo praia de Daytona Beach, considerada uma das mais famosas do mundo. Um oásis perfeito com seus 23 quilômetros de beleza e magia, destacando-se as areias brancas, contrastando com o mar de águas verdes. A equipe do “Jornal Nossa Gente” esteve em Daytona Beach e traz dicas imperdíveis para você, sua família e os amigos que pretendem visitar o paraíso a céu aberto, que durante o mês de março realiza o “Daytona Bike Week”, com exposições, shows e muita diversão.

A uma hora de Orlando, Daytona Beach impressiona logo na chegada, pois motociclistas a todo instante cruzam a rodovia com suas motos incrementadas e vestimentas tradicionais – camiseta regata, calcas jeans, bandana colorida, tatuagens nos braços e pescoço, óculos escuros e barba. São os piratas do asfalto que roubam a cena quando passam com seus motores barulhentos, que rugem como animal feroz, anunciando a triunfal visita. É recomendável despojar-se de formalismo para curtir a cidade. Bermuda, camiseta e descontração fazem parte das regras do jogo, ou seja, o que acontece em Daytona, acredite, fica em Daytona.

daytona-beach-1548474_1920

O circuito de “Daytona International Speedway” é um espetáculo à parte. Os olhos se enchem de emoção diante majestoso e imponente palco de acontecimentos memoráveis, destacando-se em ponto estratégico – na lateral do circuito -, a estátua em tamanho real do piloto Dale Earmhardt, uma lenda das corridas que faleceu em fevereiro de 2001 nesse mesmo circuito. Sete vezes campeão da Winston Cup, Dale morreu aos 49 anos após um acidente ocorrido na última volta da Daytona 500, surpreendendo os seus admiradores.

O circuito tem o formato tri-oval, possui 2,5 milhas (40 km) de extensão com inclinações de 31° nas curvas longas, 18° na curva que delimita a linha de largada e chegada e 2° nas retas. Possui um circuito misto interno com 5,7 km e um lago com 178 mil metros quadrados. Além das “500 milhas de Daytona”, uma corrida de 200 voltas, pertencente ao calendário da NASCAR Cup, marca o nome de grandes pilotos como Mario Andretti e Dale Earnhardt. A outra variante é uma pista comum de 3,56 milhas (5 73 km), que é usada nas “24 Horas de Daytona”, uma das mais importantes corridas de resistência do mundo. Esta pista também foi adaptada para corridas de motocicleta. As arquibancadas com assentos coloridos acomodam cerca de 150 mil espectadores.

Você pode visitar loja de souvenir, onde há camisetas, bonés, carrinhos de corrida para colecionadores, entre outros objetos que resgatam a importância das corridas. No local fica exposto um carro de corrida, permitindo que o visitante possa ver e fotografar o interior do veículo, seu motor e tudo mais. Um convite desafiador para quem se arriscaria a dar uma volta pelo circuito e se sentir piloto por alguns instantes.

DSC_4611

Praia mais famosa

Entre as outras atrações de Daytona Beach destaca-se a famosa praia que atrai turista e moradores. Você segue pela “Internacional Speedway” para chegar ao seu destino, observando no trajeto, carros esportivos, motocicletas e até mesmo caminhões. Logo na entrada há um portal com aviso em letras garrafais: “World’s most Famous Beach”, ou seja, você está adentrando na praia mais famosa do mundo. Com mar de águas verdes, areias brancas e um visual cinematográfico, existem áreas convenientes para atividade costeira para as crianças, parques de frente para o mar, e cursos de voleibol. Outro detalhe curioso é que você pode andar de carro pela praia, ao custo de 10 dólares. Você paga nas cabines postadas na entrada e a compensação é imediata, diante do que se encontra pela frente: sol, energia e descontração.

Na década de 1930, inclusive, os carros de Stock Car corriam pela praia. A areia compacta transformou o local em um dos favoritos para as primeiras corridas e tentativas de recordes de velocidade em terra. Logo o esporte tornou-se popular, e as corridas foram transferidas para a “NASCAR International Speedway” quando ela foi construída, na década de 1950.

DSC_4620

Você pode estacionar seu carro diante do mar, em área delimitada, claro, e se deliciar com a brisa que vem do horizonte, contemplando as belezas naturais. E caso você não queira entrar no mar para o tradicional mergulho, leve sua cadeira de praia e desfrute de uma paz imensurável, ótima para curar o estresse e melhorar os ânimos. E poder curtir o céu e a energia do sol nos 23 quilômetros de praia é algo para lá de especial.

E quando você sentir fome, aquele desejo incontido de degustar boa comida, não se preocupe, Daytona Beach tem bons restaurantes, para todos os gostos e bolsos. Desde pasta, cardápios requintados e fast food, as opções são inúmeras. Há ainda bares para se reunir como os amigos e familiares. Portanto, ao visitar a cidade atraído pelo seu histórico de velocidade, irá descobrir uma série de outras atrações como parque aquático, museus, galerias e diversas aventuras ecológicas.
Daytona Beach no mês de maio é invadida por turistas por causa do “Spring Break” e todos os estudantes da Flórida vão para cidade passar as férias. Se você estiver indo para Orlando neste mês saiba que é a data mais agitada da cidade, com hotéis lotados e muita badalação e festas. A praia de Daytona acaba sendo o reduto de a maioria das pessoas para curtir o Sol e o mar, já que a principal praia da cidade é bela e limpa, o que a torna uma das praias mais famosas da Flórida. Evidente que durante a sua visita você irá descobrir coisas incríveis que merecem atenção. Aproveite!

Serviço

Daytona Beach, no condado de Volusia, é fácil de chegar de carro – cerca de uma hora -, com rodovias interestaduais 95 e 4 que se conectam a cidade. Se viajar de avião, Aeroporto Internacional de Daytona Beach está localizado a cinco minutos da praia.


WaltherAlvarenga

Walther Alvarenga