Criando seu jardim dos sonhos

voltar

JUN/14 – pág. 68

Viviane_JUN14_5Considerando que o design do paisagismo muito se assemelha à arquitetura, sendo um elemento a ser construído, portanto, não mais uma simples extensão da arquitetura, ele consta de três etapas: projeto, implantação e manutenção. Por exemplo, para fazer uma área de lazer em uma residência, o primeiro passo é o projeto.

Projeto

O paisagista ou arquiteto, juntamente com o cliente, podem definir a posição e layout da piscina, da churrasqueira ou de um espaço para descanso. Depois disso, definem o tipo de piso mais adequado às áreas molhadas ou não. Sempre é bom lembrar o cuidado com pisos escorregadios nas áreas molhadas, responsáveis por tantos acidentes. As massas de vegetação são um cuidado à parte (caso seu arquiteto não seja paisagista, fale com um). Elas são fundamentais para tornar o espaço mais aconchegante e fazem parte dos elementos estéticos que darão beleza ao jardim. Nunca esquecer que as espécies perenes são as mais convenientes para grandes extensões, já as sazonais prestam-se mais para pequenas floreiras ou vasos.

Implantação

O paisagista ou arquiteto pode acompanhar a instalação dos pisos e outros elementos, como também ser responsável pela compra das plantas, terra, adubos, pedras e o plantio das espécies vegetais e colocação de outros elementos estéticos, sejam esculturas, pérgolas, espelhos d’água, bancos etc.

Manutenção

O paisagista é responsável pelo controle de ervas daninhas, pragas e doenças no jardim, além de podas, adubações periódicas e replantio, para manter o jardim sempre bonito e saudável.

Pequenos espaços, grandes ideias

Um jardim vertical pode ser criado em qualquer cantinho de parede, desde que receba luz. Neste caso, os vasos foram suspensos sobre ripas de madeira, sendo uma extensão do deck. Um sofá confortável e almofadas graciosas proporcionam um cantinho lindo de descanso e calmaria.

Quem disse que é preciso ter casa de campo para ter uma sacada florida? Se houver um pequeno espaço em seu jardim, você pode adaptar um recanto como este e verá que o resultado é incrível.

Viviane Sperb
Arquiteta
viviane@nossagente.net