Cônsul-Geral do Brasil em Miami inaugura o projeto “Rede de Brasileiros na Flórida”, em cerimônia realizada em Pompano Beach

Cônsul-Geral do Brasil em Miami inaugura o projeto “Rede de Brasileiros na Flórida”, em cerimônia realizada em Pompano Beach

O Cônsul-Geral do Brasil em Miami, Embaixador Hélio Vitor Ramos Filho, inaugurou hoje, em cerimônia realizada na sede da Primeira Igreja Batista Brasileira no Sul da Flórida, em Pompano Beach, o projeto “Rede de Brasileiros na Flórida”.  Inspirado na antiga rede de solidariedade, a iniciativa visa a reforçar os esforços para congregar a comunidade brasileira local por meio do engajamento de suas lideranças em prol de projetos comuns.

Os mecanismos de diálogo surgidos no âmbito da Rede criarão oportunidades para divulgação de informações e discussão de assuntos de interesse público.

A Rede funcionará em dois espaços paralelos:

a)     em dimensão virtual, o projeto será constituído de um grupo de mensagens eletrônicas, moderado concomitantemente pelo Consulado-Geral e por representante da comunidade brasileira na Flórida;

b)    em dimensão presencial, serão organizadas reuniões periódicas, em parceria com lideranças locais.

Por meio do grupo de mensagens eletrônicas, serão encaminhadas aos brasileiros residentes na Flórida informações úteis, elaboradas pelo Consulado-Geral e pelas instituições que se engajarem no projeto, como dados relativos a envio de missões consulares itinerantes às diversas regiões do estado, avisos públicos, eventos culturais e institucionais, notícias selecionadas, entre outros.

A associação ao grupo estará aberta a todos os brasileiros residentes na Flórida, que poderão inscrever-se por meio do “website” https://groups.google.com/forum/#!forum/redebrasileirosnaflorida.

Às instituições comunitárias que participarem do projeto, caberá divulgar entre os membros de suas comunidades as mensagens e informações veiculadas pela Rede.

Os encontros presenciais periódicos serão constituídos por fórum de discussões entre os eminentes líderes comunitários. As discussões, quando oportuno, serão precedidas de palestra ministrada por especialistas no tema escolhido para cada encontro.

A exemplo do grupo eletrônico, as reuniões serão moderadas pelo Consulado-Geral e, rotativamente, por representante de instituição brasileira local, designado “Diretor Comunitário da Rede de Brasileiros na Flórida”.

Durante a cerimônia em Pompano Beach, o Embaixador Hélio Ramos nomeou como Diretor Comunitário do projeto o Conselheiro do CRBE Silair Almeida, haja vista sua tradicional parceria com o Consulado-Geral na organização de Consulados itinerantes, seu contínuo trabalho em prol das comunidades brasileiras no mundo e sua iniciativa e disposição em engajar-se no projeto.