Comprando uma casa em pré-construção?

Comprando uma casa em pré-construção?

voltar

NOV/15 – pág. 29

sua_casa_vera

Muitas pessoas procuram-me com dúvidas quando pensam em comprar uma casa diretamente do construtor, ou seja, uma casa na planta (como se fala no Brasil).

Comprar uma casa é um grande passo na vida de qualquer pessoa, principalmente quando pensamos naquela dos nossos sonhos, onde sua família vai morar e celebrar esta grande vitória. Que emoção! Sempre recebo esta pergunta sobre esse assunto: “O comprador desse tipo de casa precisa de corretor?” A minha resposta é sempre esta: “Claro que sim!”

A dúvida surge, porque o comprador acredita que está protegido por aquela pessoa simpática sentada na casa modelo, respondendo a todas as perguntas feitas, inclusive antecipando respostas de outras. Realmente essa pessoa sabe muito do condomínio, pois foi treinada para saber tudo da comunidade, uma vez que ela representa o construtor. Isso mesmo: aquela pessoa tão prestativa, sentada na casa modelo, trabalha para o construtor, visando sempre proteger e trabalhar impecavelmente para ele. Portanto, eu pergunto: “Você passaria por um processo desses sem um advogado?” A menos que se seja um expert no assunto (e mesmo assim, eu recomendaria o uso de um profissional), é muito importante contratar seu próprio corretor para representá-lo e protegê-lo, buscando sempre o que é melhor para você nesta transação.

Contratar um corretor dá a falsa sensação de que a casa custará mais, ou que se pagará comissão para ele. Esse corretor, quando representa um comprador de casas em pré-construção, é pago pela construtora. Corretores com boa conduta, ética e responsabilidade explicar-lhe-ão isso antes do processo começar para que se decida qual caminho deve ser seguido. Por isso, é muito importante se trabalhar com pessoas idôneas. Sugiro que se trabalhe com Realtors, pois eles possuem licença e são membros de uma associação (ORRA), que exige muita responsabilidade em termos de negócios e cuidados com o cliente.

Mesmo com essa explicação, alguns acreditam que, não contratando um corretor, a construtora dar-lhe-á esse dinheiro economizado, aplicando-o em descontos na nova casa, o que é completamente falso. Não tendo um corretor para representá-lo, a companhia, normalmente, dará um bônus para o representante da construtora ou o construtor embolsará esse valor. Muitos brincam dizendo que, nesse caso, está se pagando o construtor para que ninguém o represente e cuide de seus interesses. Por isso, reafirmo o quão importante é ter um bom Realtor.

No caso de já ter decidido contratar um corretor, o primeiro passo é sempre ir com ele à primeira visita à subdivisão, pois ele fará seu registro e o colocará como cliente dele. Muitas construtoras não permitem que o registro seja feito depois da primeira visita. Se por algum motivo desejar ir à subdivisão e o corretor não estiver disponível (nessa primeira visita), não se esqueça de comunicar que já tem um corretor. Se solicitarem seu registro, coloque o nome do corretor e o da companhia para evitar problemas posteriormente.

O corretor auxiliará de várias formas, desde a escolha do terreno, empréstimo, inspeção, escolha de upgrades até a venda final. Muitas vezes, existem promoções e benefícios não oferecidos, no entanto, o corretor os conhece por meio do MLS, no Realtor Remarks (somente os Realtors podem ler, pois não é aberto ao público). Como exemplo, pode-se apontar uma casa que o construtor quer vender rápido e fez a observação de que há a possibilidade de se negociar o preço com até $10,000 de desconto. Sozinho, mesmo olhando em todos os sites de móveis, não há como ter essa informação. No entanto, o corretor saberá do desconto. Por lei, os compradores não precisam ter ciência desses dados.

Outra boa informação é referente ao financiamento. Muitas vezes, os construtores incentivam a se fazer empréstimos com determinadas companhias – aprovadas por eles -, mas que oferecem juros maiores. Nisso, seu corretor também poderá ajudá-lo, assim como nas inspeções, prazos e controle dos upgrades, pois, dependendo das escolhas, o preço da casa pode aumentar muito. Nesse caso, quando for revender, terá muita dificuldade para não perder o dinheiro investido em upgrades, principalmente aqueles que não valorizarão sua casa em futuro próximo. Precisa-se ter “pés no chão” para escolher os upgrades necessários e deixar outros para depois da construção. Eis alguns dos benefícios que se tem quando se contrata um corretor. As mesmas informações aplicam-se a casas de revenda, portanto, é bom ter um Realtor representando-o.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas, desejando que todos comprem ótimas casas novas ou revendas.

Feliz Thanksgiving! Celebre suas bênçãos com parentes e amigos.


VeraMendoncaCOLOR

Vera Mendonça – Realtor
(407)367-8711
vera@nossagente.net