Caverna, peixe-boi e aventura no “Blue Spring Park”

Caverna, peixe-boi e aventura no “Blue Spring Park”

voltar

JUL/2015 – pág. 38

Na série de matérias indicando os locais incríveis que você precisa conhecer, um parque com piscina natural e inúmeras opções de lazer. Você mergulha em caverna, acampa e desfruta de um cenário belíssimo. Confira a dica que o “Jornal Nossa Gente” traz para você

Blue-Spring_contest_Valerie-McDeavitt_Manatee-chilling-in-the-spring

Na série de matérias que o “Jornal Nossa Gente” tem publicado, indicando ao leitor pontos de visitação incríveis, com belezas e atrações que valem a pena conhecer, o enfoque desta edição é o notável “Blue Spring State Park”, localizado um pouco acima de Orlando, a uns 40 minutos de carro. O parque possui piscina natural, formada por um rio – com água azul clara-, árvores que circundam o lago e inúmeros peixes-boi (conhecidos como Manatees nos EUA) que habitam o local, atraindo a atenção dos visitantes. O incrível é que o peixe-boi vem à superfície e nada lado a lado dos turistas. Ocupando área de mais de 2.600 acres, incluindo a maior das nascentes no rio St. Johns, o “Blue Spring Park” tem espaço para camping e piquenique (leve carvão pois o local possui churrasqueiras), e é um dos passeios mais baratos que você encontrará em toda a Flórida. Outro detalhe importante: o parque é procurado por mergulhadores por ter uma caverna de aproximadamente 120m, porém apenas mergulhadores certificados podem chegar a essa profundidade; os não certificados podem chegar a 60m, onde encontram um alerta solicitando para que retornem. Uma aventura e tanto.

O “Blue Spring”, sem dúvida, foi presenteado por Deus, com natureza indescritível, incluindo passeios de barcos, visita à casa histórica de Thursby, construída em 1872, além da prática de inúmeras atividades como natação, snorkeling, mergulho, caiaque, pesca, caminhadas e observação da vida selvagem. E na temporada de peixe-boi -meados de novembro a março-, várias centenas de peixes-boi podem ser vistos de perto, então prepare a máquina fotográfica ou filmadora para registrar esse momento louvável. Pesca, canoagem e passeios de barco também são apreciados ao longo do rio do St Johns e estão disponíveis para os visitantes. Vale a pena, por exemplo, passar dois dias acampando em uma cabana ou camping por menos de $200 dólares (para uma família de até 6 pessoas). São seis cabanas com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Tem aquecimento ou refrigeração central. Fornecem também roupas de cama, banho e utensílios para cozinha. Permitem dois carros por cabana. Cada noite custa US$ 95 + Taxas (mínimo de duas noites). As reservas podem ser feitas com até 11 meses de antecedência.

Família Thursby

Segundo dados históricos, o terreno do parque foi adquirido pela família Thursby em meados do século 19 e uma grande casa de estilo fazenda foi construída em cima de um monte de conchas, na propriedade, hoje aberta para visitação. A área, na ocasião, parecia excelente para o cultivo de cítricos, e uma pequena ferrovia foi construída, ligando Orange City para a doca em “Blue Spring”. A “Flórida East Coast Railway” foi construída não muito longe do parque atual. Um congelamento ocorreu na década de 1890, acabando com a área de pomares de cítricos. Os Thursbys mudou para o comércio turístico, aproveitando a bela paisagem e excelentes oportunidades de pesca e caça ao longo do rio St. Johns. Este é um dos poucos parques estaduais com caverna (cheia de ar seco) e é o único parque estadual na Flórida a oferecer passeio na caverna ao público.

Serviço

As reservas podem ser feitas até 11 meses de antecedência.

ReserveAmerica (800) 326-3521 (8h00 – 20:00) ou TDD (888) 433-0287

WaltherAlvarenga

Walther Alvarenga