Brasileiros ocupam os primeiros lugares no pódio da Maratona Walt Disney World

Brasileiros ocupam os primeiros lugares no pódio da Maratona Walt Disney World

O brasileiro Fredison Costa foi o grande campeão da Maratona Walt Disney World, que aconteceu no dia 12 de janeiro nos parque da Disney, em Orlando. O corredor terminou a prova com a marca de de 2:21:39 e conquistou sua terceira medalha de ouro.

Fredison foi seguido por Adriano Bastos, maior vencedor da história da runDisney, com um total de 8 títulos, que terminou a prova com a marca de 2:22:54.

Fredison é patrocinado pela Baterias Heliar, Optima Batteries, Suncoast USA, Camila's Restaurante, BC Brazil Center Loja de Eletrônicos, Drink Chia e corre com os tênis da New Balance.
Fredison é patrocinado pela Baterias Heliar, Optima Batteries, Suncoast USA, Camila’s Restaurante, BC Brazil Center Loja de Eletrônicos, Drink Chia e corre com os tênis da New Balance.

A prova que abriu o calendário internacional é a runDisney, evento de corridas que se realizaram de 9 a 12 de janeiro no Walt Disney World, em Orlando, na Flórida. Este ano, os brasileiros superaram os canadenses em inscrições e passaram a ser o primeiro público internacional, atrás apenas dos donos da casa, os americanos. De 2009 a 2013, o número mais que dobrou, passando de 622 para 1497 no total das duas provas principais e daqueles que participaram da combinação das duas.

Adriana Salles, de 42 anos, correu pela primeira vez a meia-maratona, no sábado dia 11 e levou a filha, Júlia, de 15 anos, para conhecer os parques. “Eu me inscrevi na meia-maratona, mas minha ideia era correr a prova dos 10k, para aproveitar melhor o percurso”, diz ela, referindo-se ao trajeto, feito por dentro de parques como o Epcot, Magic Kingdom, Animal Kingdom e Hollywood Studios, e com personagens Disney presentes na largada e na chegada. Adriana também já correu a meia em Amsterdã, na Holanda, e em Santiago, no Chile.

Pelo mundo, as maratonas de Berlim, Londres e Paris são as mais tradicionais. Lisboa e Amsterdã tem ganhado importância. Na capital holandesa, o número de brasileiros cresceu de 90, em 2009, para 632, no ano passado. Boston e Nova York, pelo interesse turístico, também vêm recebendo cada vez mais brasileiros.

Brasileiros são conhecidos como Maraturistas

Segundo o Ministério do Turismo, os brasileiros viajaram como nunca nos últimos anos. De dezembro de 2012 a dezembro de 2013, a intenção de pegar um avião e conhecer novas paisagens aumentou entre os brasileiros que ganham até R$ 2,1 mil e entre os que ganham mais de R$ 9,6 mil mensais.

Uma fatia dos turistas com renda mais alta tem aliado as férias com outra crescente paixão do brasileiro: as corridas. A combinação gerou até a criação de um novo termo para designar estes viajantes. Agora, eles são maraturistas. De acordo com a Federação Paulista de Atletismo, a corrida de rua é uma das modalidades que mais cresce no país. Em São Paulo, o aumento no número de corredores de 2011 para 2012 foi de 15%.