Brasileirão 2011: disputa é uma das mais equilibradas dos últimos anos. Confira os destaques da competição até agora e as mais importantes partidas da reta final do Brasileirão 2011

Brasileirão 2011: disputa é uma das mais equilibradas dos últimos anos. Confira os destaques da competição até agora e as mais importantes partidas da reta final do Brasileirão 2011

 

O Campeonato Brasileiro de 2011 pode ser considerado um dos mais equilibrados dos últimos anos. A competição chega a sua etapa final sem um campeão definido. Dose extra de emoção pra embalar o mais disputado campeonato do mundo. Além dos times que ocupam as primeiras posições terem poucos pontos de diferença, o que pode gerar uma brusca mudança na liderança, a CBF optou por realizar clássicos na última rodada do Brasileirão. Haja coração torcedor.

Com o Campeonato Brasileiro em reta final, os cálculos sobre as probabilidades de cada clube na competição começam a ficar mais precisos. Segundo a matemática do professor Tristão Garcia, realizada depois da 28a. rodada; apenas sete podem sonhar com o título: Corinthians, Vasco, Botafogo, São Paulo, Flamengo, Fluminense e Internacional. E são eles mesmo que aparecem no “apertado” topo da tabela. Com isso as próximas rodadas são de definição. E cada tropeço pode custar caro na corrida ao título.

Pior que não conquistar o título ou não conseguir classificação para a Libertadores é ver o próprio time cair para a segunda divisão. E atualmente são nove os que ainda sofrem com o medo da degola. A situação mais desesperadora, segundo Tristão, é a do América-MG, com 99% de chance, seguido, em uma tabela ao avesso, por Avaí (87%), Atlético-PR (73%), Atlético-MG (73%), Cruzeiro (38%), Ceará (20%), Bahia (8%), Figueirense (1%) e Atlético-GO (1%).

Se os próximos capítulos do Brasileirão prometem sacudir a competição ainda mais, vale lembrar os melhores momentos do torneio que até então teve de tudo. Todos os clubes tiveram seus momentos altos e baixos, tropeços e destaques. No critério dança dos técnicos, os clubes de Minas Gerais protagonizaram um capítulo a parte, onde rivais trocaram de técnico. O Atlético-MG tinha Dorival Junior e o Cruzeiro, Cuca. Após a saída de Dorival, Cuca foi para o Galo e em seu lugar veio Joel Santana. O título de melhor partida do Brasileirão 2011 continua com o duelo Santos x Flamengo pela primeira fase do torneio. Há quem diga que foi uma das melhores dos últimos tempos do país. Em um jogo aberto, cheio de emoção, lances bonitos e polêmicos, Ronaldinho Gaúcho brilhou um pouco mais que Neymar e levou o Flamengo a uma vitória histórica e de virada sobre o Santos por 5 a 4.

Artilheiros – Quem tirou o topo foi ninguém menos que Ronaldinho Gaúcho. Contra o América-MG, o meia rubro-negro fez dois e deu sinais de que seria um protagonista neste Brasileirão. Montillo, que vinha correndo por fora e chegou a estar na frente de R10, empacou nos seis gols e passou por uma seca de sete jogos sem marcar. Ronaldinho aproveitou e com dois gols na Vila Belmiro, contra o Santos, reassumiu a artilharia com oito gols na 12ª rodada e se manteve no topo até a 17ª. Bernardo, Montillo e Ronaldinho, os meias comandavam a briga até que um centroavante chegou para colocar ordem na casa. Borges foi contratado pelo Peixe com o Brasileirão em andamento e por causa da Libertadores, seu time não começou com força total, e ainda teve jogos adiados. Porém, nada disso impediu Borges de assumir a artilharia. Contra o Coritiba na 17ª rodada, ele marcou duas vezes e chegou a dez gols. E segue no topo da artilharia com 22 gols. Fred, Leandro Damião, R10 e William dividem o segundo lugar com 13 gols.

 

RETA FINAL

Clássicos regionais, confrontos diretos pelo título, briga para escapar do rebaixamento, risco de marmelada e jogo com torcida magoada com astro. O cardápio da reta final do Campeonato Brasileiro é variado. Faltando menos de 10 rodadas para o fim do Brasileirão 2011, Confira os jogos mais importantes da reta final do Brasileirão. Acompanhe tudo sobre o Campeonato Brasileiro, séries A e B, pelo canal PFC Internacional. Além das partidas, melhores lances, debates e reprise dos gols, a nova atração RODADA PFC mostra detalhes de tudo que rolou após cada rodada da competição.

 

Flamengo x Grêmio

Data: 30/10/2011

Local: Olímpico, Porto Alegre

Mais do que disputa de título e vaga na Libertadores o jogo marcará a volta de Ronaldinho Gaúcho ao estádio Olímpico. Odiado pela torcida gremista após deixar o clube de forma turbulenta em 2001 e escolher o Flamengo na sua volta ao Brasil neste ano, apesar da tentativa do time gaúcho, o meia-atacante certamente vai encarar um clima hostil em Porto Alegre.

 

 

Palmeiras x Vasco

Data: 16/11/2011

Local: Pacaembu, São Paulo

Para tentar evitar suspeitas de corpo mole de times para não ajudar rivais regionais, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) armou a última rodada do Brasileiro com clássicos.

Fim da marmelada? Talvez não. É que o Palmeiras pode chegar à reta final sem chances de vencer o título e de vaga na Libertadores e jogando, justamente, contra o time que briga com o Corinthians

 

Fluminense x Vasco

Data: 27/11/2011

Local: local a definir

Clássico carioca pode ter os dois times lutando pelo título faltando duas rodadas para o fim do Brasileiro.

 

Palmeiras x São Paulo

Data: 27/11/2011

Local: Pacaembu, São Paulo

Pode ser a última chance do Palmeiras tirar o título do rival São Paulo. O problema é que uma vitória deve ajudar o Corinthians.

 

Corinthians x Palmeiras

Data: 04/12/2011

Local: Pacaembu, São Paulo

É a chance do Palmeiras atrapalhar seu outro rival na busca pelo título. Para os corintianos, o título com uma vitória seria a consagração.

 

Vasco x Flamengo

Data: 04/12/2011

Local: local indefinido

Além de clássico das maiores torcidas do Rio de Janeiro, jogo pode definir o título do Brasileiro.

 

Cruzeiro x Atlético-MG

Data: 04/12/2011

Local: Arena do Jacaré, Sete Lagoas

Maior jogo de Minas Gerais pode ser o clássico do desespero. Os dois times correm o risco de chegar à última rodada brigando para não cair para a segunda divisão.