Brasil perde para EUA esmeralda gigante encontrada na Bahia

Brasil perde para EUA esmeralda gigante encontrada na Bahia

esmeraldabahiaA esmeralda de 380 quilos descoberta num garimpo de Pindobaçu, no Centro Norte baiano, em 2001, e que o governo brasileiro reivindicava como um tesouro nacional desde 2009, parece ter encontrado finalmente um dono, com a decisão de um juiz dos EUA a favor de um grupo empresarial americano.

Na quinta-feira, o juiz da Suprema Corte de Los Angeles, Michael Johnson, decretou que o “FM Holdings apresentou provas claras” que lhe atribuem a propriedade da pedra, após escutar os testemunhos dos três sócios do grupo.

Pelas leis da Califórnia, se no prazo de 15 dias nenhuma das partes recorrer, a decisão será definitiva. A esmeralda de 180 mil quilates é considerada a maior do mundo e está avaliada em R$ 1,2 bilhão.

Desde que foi descoberta, a pedra viveu uma odisseia (ficando, inclusive, desaparecida por várias semanas, após as inundações provocadas pelo Furacão Katrina, em Nova Orleans, em 2005), até terminar em Los Angeles.

O litígio começou em 2009, com a disputa entre garimpeiros baianos, compradores de pedras e sócios do FM Holdings sobre a propriedade da esmeralda.

Fonte: correio24horas.com.br