As aventuras do gato Pomchu na obra de escritora brasileira

As aventuras do gato Pomchu na obra de escritora brasileira

71t0R+jiFaLApaixonada por histórias em quadrinhos, a escritora infantil Cristina de Paula adora os personagens de Maurício de Sousa – Mônica, Cebolinha, Cascão – e confessa o seu fascínio pela Cinderela, um dos maiores clássicos da Disney. A paixão pelo mundo das crianças a inspirou escrever livros – tem três obras publicadas -, e em breve irá lançar outra obra, “O Meigo Pomchu”, dando continuidade à saga de um amável gatinho, Pomchu, o amiguinho da garotada. “O Meigo Pomchu”, narra a aventura do gatinho, ao lado de Paula, sua amiga de jornada, que o ajuda a entender os humanos. Juntos, Paula e Pomchu percorrem o Central Park, em New York, mas, desta vez, eles partem em busca de um grupo de meninos que adora puxar o rabo do gato. “É um livro todo ilustrado, que ensina as crianças a lidar com os animais e também ensina a garotada a comer lanches saudáveis”, conta a autora. “O livro é escrito em inglês e português, incentivando no aprendizado do idioma”.

Lembra Cristina que quando residiu em New York cuidou do gatinho, de uma amiga, que atendia pelo nome Pomchu. “O Pomchu ficava em casa para a minha amiga trabalhar”, fala com carinho. “Criou-se um elo muito forte e, no momento que o gatinho foi levado de vez por sua dona, senti muito a sua falta. A minha alma é criança. Eu gosto de palhaços, gosto de circo e adoro os animais. As crianças são alegres e eu sou uma pessoa alegre. Isso me inspirou a escrever o meu primeio livro sobre o gatinho Pomchu, introduzindo o personagem e sua parceira, Paula, no mundo literário infantil”, diz com entusiasmo.

Ensinando idiomas

photoOs livros de Cristina de Paula são escritos nos idiomas português e inglês, permitindo aos leitores mirins aprender ambos os idiomas, simultaneamente. “São livros alegres, e as crianças podem ler em inglês e em português também. É uma forma fácil e divertida de aprender”, afirma. E segundo a escritora, em breve os livros também serão escritos em espanhol. “Eu fui convidada pelo pintor dominicano, Reinaldo Antonio Duran, para fazer o trabalho em espanhol. Aceitei a proposta”.

As obras da autora foram lançadas na Itália, o ano passado, durante a “Feira de Livro Infantil da Bolonia”. O jornal “The New York Times” fez referência aos livros de Cristina. No site do Amazon (www.amazon.com. br/livros) e nas lojas do “Barnes & Noble Store”, nos Estados Unidos, podem ser encontrados os livros da escritora. Ela,inclusive, disse que está escrevendo o quarto livro e que pretende lançar as suas obras no Brasil. “É importante o mercado literário brasileiro porque as crianças poderão aprender o inglês, brincando”, explica. E quanto aos projetos futuros, no campo da literatura infantil, “pretendo produzir um desenho animado com os personagens do meu livro. É uma meta e quero realizá-la”, garante.
Adepta à leitura, Cristina estudou inglês no Columbia College, e trabalhou como corretora de imóveis. Cidadã do mundo, morou na Suíça e na Argentina. Há 10 anos residindo nos Estados Unidos, vive na cidade de West Palm Beach, na Flórida. Ela nasceu em São Paulo. “Adoro escrever para as crianças. E o meu novo livro -’O Meigo Pomchu’- vai agradar a garotada”, finaliza.