Aluguéis com Airbnb podem prejudicar o refinanciamento de sua casa

Aluguéis com Airbnb podem prejudicar o refinanciamento de sua casa

voltar

SET/2016 – pág. 33

 sua_casa_airbnb

De acordo com o Wall Street Journal, companhias virtuais como Airbnb podem estar criando grande confusão entre uma propriedade residencial ou comercial aos olhos dos bancos. Isso poderá acarretar dificuldades ao proprietário do imóvel em caso do mesmo desejar refinanciar o seu imóvel.

Grandes bancos, como Bank of America e Wells Fargos, estão tratando os clientes afiliados a esses sites de aluguel de quartos ou do imóvel completo com maiores cuidados, alegando que eles não possuem mais um imóvel de residência primária e sim de investimento. Por isso, não estão mais permitindo que esses proprietários se qualifiquem para determinados empréstimos que lhes daria maiores benefícios, com obtenção de menores juros e menores entradas – mesmo que residam no imóvel ao mesmo tempo que o alugam.

A confusão gerada acontece, pois os bancos estavam habituados com dois tipos de imóveis: residências primárias ou de investimento; mas, com a chegada de sites como Airbnb, não sabem mais como qualificar o imóvel. Lembrando que imóveis de investimento sempre vêm com maior risco para o banco, portanto, sempre mais caro para o proprietário. Esses sites de aluguel on-line estão espalhando-se rapidamente e gerando preocupação aos bancos e dificuldade aos proprietários que necessitam ou desejam refinanciar seu imóvel.

O banco normalmente fica sabendo que o cliente faz parte do site por intermédio de seu imposto de renda, necessário para que o empréstimo seja liberado. Claro que o proprietário que está alugando sua casa necessita declarar esses ganhos e pagar seus devidos impostos todos os anos.

Vários clientes, participantes destes sites, já tiveram algum tipo de serviço do seu imóvel como residência primária negado, mesmo vivendo na casa como residência primária e alugando uma parte da casa.

Outro serviço negado pelos bancos aos participantes desses sites é o Home Equity Loan, pois eles só são oferecidos para imóveis usados como residência primária.

O representante do “Bank of America” disse que a residência primária de um proprietário é considerada um imóvel de investimento se houver grande quantidade de movimento comercial nele. Um representante do Airbnb disse que estes incidentes com os bancos são muito raros.

Informação do Wall Street Journal por Peter Rudegeair

*Só para lembrar: antes de se envolver com um site destes para o aluguel do seu imóvel, verifique com sua associação e seu condado se esse procedimento é permitido.


VeraMendoncaCOLOR

Vera Mendonça – Realtor
(407)367-8711
vera@nossagente.net