Abri um negócio novo! E agora?

Abri um negócio novo! E agora?

Edição de novembro/2017 – pág. 16

Abri um negócio novo! E agora?

Quando um empresário implementa um novo negócio, certamente um de seus maiores desafios, se não o maior, é a conquista de novos clientes. Investir em marketing é, sem dúvida, muito importante, pois o objetivo é se tornar conhecido pelo seu público-alvo.

Porém, não basta somente escolher uma agência e pagar por um pacote de serviços para que a sua marca tenha uma imagem respeitada e você comece a construir uma trajetória! Há iniciativas importantes que ajudam a aumentar as suas chances de captar novos clientes, mantê-los felizes e motivados para que você continue a atendê-los.
Vamos listar algumas dicas que podem ajudar a se ter sucesso na fase inicial de um negócio:

1. Comprometa-se com responsabilidade. Não assuma demanda maior do que a estrutura operacional da sua empresa poderá suportar. Lembre-se desta máxima: “Cuidado para não dar o passo maior que a sua perna alcança”. É muito comum empresas abrirem e quebrarem nos primeiros anos e um dos grandes motivos é por não conseguirem entregar aquilo que venderam.

2. Volte a ser um estudante, mas do seu negócio. Que bom seria se todos soubessem a importância de constantemente ler sobre o seu mercado e entender como ele está se comportando. Não estamos aqui falando da pesquisa de mercado que se faz antes de abrir um business, você já passou dessa fase! Estamos tratando de um já implementado. Não se esqueça! O mercado é dinâmico, o que era bom há um tempo pode não funcionar mais agora. Atualize-se! Pesquise sobre os seus fornecedores, sobre as práticas que seus concorrentes estão adotando, acompanhe-os nas mídias sociais, principalmente aqueles que já são bem-sucedidos, descubra o que os seus clientes fazem na web, sobre como gostam de ser tratados. Não se preocupe somente em ser criativo; você também pode “copiar e aperfeiçoar” o que outros estão fazendo. Isso não é ilegal, não é feio… é o mercado.

3. Defina o seu budget. Tenha um valor anual previamente definido para direcionar às ações de marketing de forma que não seja um sacrifício colocar um anúncio em um jornal ou patrocinar um evento e que isso seja parte do seu plano estratégico. Mesmo que seu budget seja limitado no início, não importa! Se for bem planejado, você pode se diferenciar.

4. Defina as suas campanhas de maneira inteligente. Nem sempre se precisa destacar o produto na foto principal, muitas vezes o conteúdo que é colocado vai transmitir muito mais o valor que você pode agregar aos seus clientes e atraí-los para experimentar os seus produtos ou serviços. Ir direto ao ponto no conteúdo também não costuma ser uma boa ideia, isso pode nivelá-lo com outros concorrentes e reduz as suas chances de ser visto de forma diferenciada. Por exemplo, se você trabalha com delivery de salgadinhos, cuidado para não cair na mesmice de usar frases como:
“Fazemos entrega de salgadinhos caseiros, inclusive aos finais de semana”.

Ao invés disso, reformule a sua mensagem assim:

“Que tal um fim de semana diferente? Você pode surpreender a família com uma mesa de salgadinhos caseiros…”

O cliente, ao ler essa segunda opção, certamente será convidado a pensar em outras coisas que ele valoriza muito, como a família reunida, harmonia entre eles, enfim… os salgadinhos compõem o cenário, mas não aparecem como ator principal de uma propaganda.

5. Trabalhe o marketing de referência. Mais conhecido como marketing boca a boca, essa é uma das melhores formas de garantir o sucesso do seu negócio. Procure terminar com excelência o trabalho que você iniciou com cada um dos seus clientes. Trate o cliente com a importância que ele tem, não demore a dar respostas, busque excelência no atendimento e treine a sua equipe para fazer o mesmo. Cada cliente que você deixar feliz pode lhe trazer muitos outros, nunca se esqueça disso. É sua imagem que está em jogo!

6. Seja visto para ser lembrado! Um profissional representando a sua empresa, ou mesmo você, deve participar com frequência de eventos, feiras, encontros e reuniões relacionados ao seu negócio, diretamente ou indiretamente. Você acabou de entrar no mercado, até marcas renomadas têm a preocupação com o networking e presença de seu nome no mercado… o que dizer de você que está começando.

7. Parcerias. Para quem está no início de um trabalho, nem sempre estabelecer novas parcerias é tarefa fácil. Isso ocorre, pois empresas que já estão no mercado podem entender que você ainda não tem muito a lhes oferecer. Mas é completamente possível pensar em estratégias inteligentes que ofereçam ganhos a ambas as empresas, trabalhando com sistemas de permutas, indicações etc. Portanto, escolha cinco empresas-alvo, trace uma estratégia e faça contato propondo reuniões para discutir suas propostas. Esse é um ótimo começo! O bom empreendedor é cheio de iniciativas e, na maior parte das vezes, é ele quem dá o primeiro passo. Não perca tempo, busque o seu sucesso, não espere pela sorte pois ela é fruto de trabalho!