A sua casa está pronta para receber a primavera?

voltar

MAR/12 – pág. 50

Os dias curtos, frios e escuros são praticamente coisa do passado. Com o sol, o céu azul, o cheiro da relva, cortada há pouco, e as flores coloridas, anuncia-se a chegada da primavera. Essa estação é uma bênção para o nosso estado de espírito, que devemos refletir dentro de quatro paredes. Inspire-se nestas dicas e dê as boas-vindas ao ar fresco desta época do ano.

Ambientes renovados

Está na hora de arrumar as mantas, os lençóis de flanela e alguns dos cobertores mais pesados, felizmente já não vamos precisar de tanto aconchego – os nossos corpos e as nossas casas já pedem linhos, sedas e tecidos translúcidos. Depois de meses de cores ricas e quentes, está na hora de refrescar o ambiente com tonalidades leves (como o branco e os pastéis), mas também vistosas (vermelho, azul, verde, amarelo, laranja…), com cortinas leves que nos dão vontade de abrir ao amanhecer. Exponha as suas peças em vidro e cristal, use e abuse das flores da época para embelezar e perfumar todos os recantos da casa e comece a preparar a varanda ou o terraço para tardes e noites ao ar livre. Afinal, a primavera é ou não é sinônimo de renascimento?

Reparações e remodelações

Se está pensando em pintar alguma divisão da casa, renovar com tinta uma peça de mobiliário, mudar os armários da cozinha ou remodelar um espaço por completo, não há melhor hora para fazer trabalhos em casa do que na primavera – os dias são mais longos, abrem-se portas e janelas para arejar, pode-se trabalhar no exterior da casa se necessário. É a melhor estação para rejuvenescer qualquer recanto, aliás, ela assim o exige!

Limpeza de Primavera

A limpeza de primavera ou “spring cleaning”, como os americanos orgulhosamente a dominam, é um ritual imprescindível para receber, com pompa e circunstância, a estação-princesa do ano. O tempo agradável enchê-nos de energias positivas para colocar tudo em ordem: limpar a lareira e a chaminé, lavar vidros e persianas, arejar e virar colchões, substituir filtros, limpar carpetes e cortinados, lavar portas, paredes e encerar chãos. Não há nada como uma limpeza a fundo para começar bem uma das mais bonitas estações do ano.

Dar a volta ao guarda-roupa

Esta é a hora para começar a lavar e a guardar o vestuário de inverno, trocando-o pela roupa de meia estação e, se quiser, pode já organizar a do verão – uma estação que chegará ainda mais depressa do que pensamos! Ao fazer isto, aproveite para escolher uma roupa velha, que já não serve ou que já não quer, doando-a ou fazendo uma “troca” com amigos e familiares. No armário da entrada, mantenha alguns casacos mais quentes (para aqueles dias traiçoeiros) e, claro, os indispensáveis guarda-chuvas!

Lá fora

Na primavera, deixamos o aconchego do interior das casas para passar mais tempo ao ar livre. Por isso mesmo, está na hora de: lavar o exterior da casa; desentupir calhas; dedicar mais tempo ao jardim; resgatar da garagem o mobiliário de exterior para lavar e começar a desfrutar, assim como os brinquedos das crianças (escorregadores, triciclos, bicicletas…); preparar o deck e a piscina para as semanas quentes que se aproximam e, acima de tudo, gozar a primavera!

 

 

 

Viviane Sperb
Arquiteta
viviane@nossagente.net