A Pele e o Sol – Convivência saudável!

Edição de junho/12 – pág. 60

A Flórida, sem dúvida alguma, é o estado do sol. Aqui, o verão praticamente começa em abril e termina em outubro. São 7 meses de calor, sem contar que mesmo no inverno o sol aparece para nos lembrar que o verão está batendo à porta.

Todo esse clima tropical apresenta alta incidência de dias ensolarados, favorecendo as atividades de lazer e os esportes praticados ao ar livre. Além disso, podemos encontrar piscinas em quase todos os condomínios e casas, e belas praias, que são atrativos para encontros sociais.

A exposição solar e as atividades ao ar livre trazem energia para o nosso dia a dia e garantem hábitos saudáveis de vida. No entanto, o sol, que nos proporciona dias inesquecíveis, pode trazer problemas imediatos e futuros para a nossa pele.

Por isso, siga este roteiro e aproveite o melhor do sol de forma saudável.

Bronzear sem queimar: dicas para você que não abre mão do bronzeado e acha que terminar o verão sem se bronzear dá a sensação de que ficou faltando algo. Afinal, bronzear-se está relacionado a tempo livre, férias, saúde e sensualidade.

Se você não quer “abrir mão” do sol de jeito nenhum, vou ajudá-la a sair das férias bronzeada, mas sem descascados e ardidos, prejudicando menos a sua pele.

Compreenda que você não precisa se queimar para se bronzear! Queimaduras repetidas ao longo dos anos podem levar ao câncer e devem ser evitadas.

Regras para se bronzear sem se queimar:

• nunca tente adquirir a cor de um verão inteiro no primeiro dia. O bronzeado só vai começar a aparecer de 48 a 72 horas após a primeira exposição solar, tempo necessário para que a melanina (pigmento que dá cor à pele) seja produzida e liberada pelas células. É um processo gradual e não adianta exagerar no sol para tentar apressá-lo;

• nos primeiros dias, tome sol na parte da manhã, se possível o sol das 9 horas. Fique por 20 minutos e aplique generosamente o protetor solar, sempre com FPS 15 ou maior;

• proteja o rosto com um protetor que contenha no mínimo 4% de Zinc Oxide, esse sim protege o rosto das indesejáveis manchas de hiperpigmentação. Você encontrará esse componente em protetores infantis. Mesmo com o uso de chapéu ou boné e viseira, lembre-se de que sua pele estará exposta aos raios refletidos pela água da piscina ou do mar;

• se optar por tomar sol mais tarde (entre 10h e 16h), passe o protetor em casa, antes de se expor ao sol. Como ele vai levar de 20 a 30 minutos para agir e a intensidade de radiação solar neste horário é muito maior, você já estará recebendo estímulo suficiente para o bronzeamento, que vai aparecendo aos poucos.

Acredite e experimente! Em poucos dias, você estará com a cor desejada e sem queimaduras.