A grande chance para ingressar no futebol

A grande chance para ingressar no futebol

A “Golden Goal Sports Soccer Academy” (GGS) dá oportunidades para meninos e meninas que queiram atuar em campeonatos de futebol nos EUA. Marcos Machado, Head Scout do Orlando City, com o treinador Marconi Machado, iniciam fase de seleção

Edição de abril/2017 – pág. 14

Em plena atividade no comando da “Golden Goal Sports Soccer Academy” (GGS), em Orlando, responsável pela preparação de meninas e meninos para o futebol nos EUA, Marcos Machado, Head Scout do Orlando City, com Marconi Machado, não tem medidos esforços na formação de jogadores que irão compor equipes de nível em futuras competições no país, através dos programas “Recreativo” e “Competitivo”. “A nossa meta é introduzir o futebol na vida da criança, criando mecanismo para que ela possa estar pronta para ingressar em campeonatos, disputando em equipes de sua respectiva categoria”, comenta Machado. “Trabalhamos com crianças a partir dos quatro anos de idade, até jovens com dezenove anos, buscando novos talentos para o futebol”, reforça o treinador.

Explica Marcos Machado que o “Programa Competitivo” foi projetado para que o jogador tenha a oportunidade de competir em um nível mais elevado. “Este programa é para aquele atleta, cujo desejo em obter habilidade natural, compromisso e paixão para o jogo, possa torná-lo apto, desenvolvendo a sua capacidade ao mais alto nível”, enfatiza. “Durante o ´Programa Competitivo´, os jogadores são treinados por técnicos profissionais e se submetem a testes no início da temporada, posteriormente colocados em equipes. Durante o programa, todos têm a oportunidade para se mover para cima ou para baixo, com nível de jogo, com base no seu desenvolvimento”.

Ressalta Marconi que o “Programa Competitivo” da “GGS”, com crianças a partir dos oito anos, é definido em três categorias : Rising Stars Academy (U8-U12); Junior Academy (U13-U15) e Senior Academy (U16-U19). “Tem criança que já está pronta a partir dos oito anos de idade. Nós preparamos estes atletas para então ingressá-los em campeonatos. O ano escolar inicia-se em agosto, e até maio de 2018 vamos estar em plena atividade esportiva, pois os times serão montados nos próximos meses. Em maio – a partir do dia 15 – inicia-se a fase seletiva dos atletas”, informa.

Marconi Machado
Marconi Machado

Já no “Programa Recreativo”, onde se inicia o período de adaptação da criança ao futebol, a partir dos quatro anos de idade, existem três categorias: First Touch (U3-U4); MiniKickers (U5-U8) e Future Stars (U9-U12). “O nosso objetivo é formar bons times, com atletas de qualidade que possam jogar em campeonatos regional, estadual e nacional. Essa a nossa meta, pois já colocamos atletas no time do Orlando City e na Seleção Americana de Sub-17”, reforça Marcos Machado.

Segundo Machado, quando consultado a respeito, a maioria dos atletas da “Golden Goal Sports Soccer Academy” são americanos e latinos, contando também com crianças brasileiras. “A diferença entre o atleta americano e o jogador brasileiro é que o americano é mais disciplinado e tático. O jogador brasileiro é bem mais técnico” relata.

Oportunidade para todos

Há três anos em plena atividade, a “Golden Goal Sports Soccer Academy” tem dado oportunidade aos atletas de famílias de baixa renda, oferendo bolsas de estudos, proporcionando condições de treinamentos e ingresso nas equipes. “Todos merecem uma chance e a nossa preocupação é ajudar a estes atletas. Dar a cada um deles a chance de aprimorar o seu talento e integrar as nossas equipes”, enfoca Marconi.

Outra grande chance é dada aos treinadores que queiram atuar junto a “GGS”, avisa Marconi. “Estamos recrutando treinadores que tenham licença nos Estados Unidos, para integrar a nossa equipe de apoio nos treinamentos”, comenta. E quanto aos preparativos para as futuras competições – regional, estadual e nacional -, informa Machado que há muito trabalho pela frente.

Carreira bem-sucedida

Marcos Machado atuou como treinador de goleiros do Orlando City, realizando trabalho de extrema competência junto ao time principal. Começou a sua carreira como jogador profissional no “Sport Recife”, e entrou para o “América de Recife”, posteriormente consolidando o posto de um dos melhores goleiros do Brasil na “Associação Atlética Santo Amaro”. Em Portugal jogou no “Nacional da Madeira”, e ficou no país durante sete anos, impulsionando a sua carreira internacional. Ele tem sido o treinador de goleiros para o “Programa de Desenvolvimento Olímpico (ODP)” na Flórida desde 1998, foi o Diretor Técnico do “IUS Elite Boys Program”. Em 2008, Machado se tornou o Diretor Técnico do “Florida Rush Soccer Boys Program”. Machado também treinou o time de mulheres do “Orlando Pride”, trabalhando ao lado de renomadas jogadoras, inclusive, treinando a goleira da Seleção Feminina dos Estados Unidos.

Para o técnico Marconi Machado, filho de Marcos Machado, trabalhar ao lado do pai tem sido experiência de extrema importância, agregando conhecimentos imprescindíveis. “Trabalhei com meu pai durante cinco anos no Orlando City, quando ele foi preparador de goleiros da equipe. O nosso background é importante, pois criamos uma metodologia que valoriza o atleta, melhorando o seu potencial técnico”, finaliza.

Serviço

Golden Goal Sports Soccer Academy (GGS)

1820 A D Mims Rd. – Ocoee

Fone: (407) 873-4215

E-mail: info@goldengoalsports.com