A arte inovadora de Soco Freire

A arte inovadora de Soco Freire

Contratada pela renomada marca suíça de relógios, “TAG Heuer”, a artista plástica expõe em Orlando a “Formula 1 Collection”, marcando o lançamento do novo relógio do Ayrton Senna. A sua pintura reflete experiências de vida, com traços fortes e cores vibrantes

Edição de julho/2017 – pág. 51

A artista plástica Soco Freire vem consolidando o seu trabalho através das artes visuais, buscando novos desafios – criando e inovando -, conquistando admiradores em países como Islândia, Ilhas Cayman, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Brasil e Europa. A sua pintura reflete experiências de vida, com traços fortes e cores vibrantes, que destacam como arte inovadora, elegante e carregada de expressão. Soco relata que passou a experimentar o mundo das cores, influenciada pelos desenhos do pai – Pedro Martins, desenhista gráfico -, e que hoje são referências de seu trabalho e de sua paixão pela arte. “Eu olho para a tela e tudo o que eu vejo são cores. Eu consigo colocar todas as minhas emoções na tela”, expressa.

Contratada pela mundialmente conhecida marca suíça de relógios, “TAG Heuer”, com seus artigos de luxo, Soco Freire é responsável pela Exposição da Formula 1 – “Formula 1 Collection” – promovida pela “TAG Heuer”, com o lançamento do relógio Ayrton Senna. A junção – Tag e Soco – mostra a composição e textura de obras da artista integrando-se aos elementos Tag Heuer. “A TAG Heuer é uma marca fortíssima no esporte mundial, e temos uma parceria desde 2015 quando iniciei os meus trabalhos em Miami, onde resido. Preparo a exposição, decoro à vitrine com as minhas telas e faço o lançamento de minha exposição durante o evento. Também decoro as caixinhas de madeira dos relógios com o meu trabalho, e ficam maravilhosas. Os relógios são vendidos acima de oito mil dólares”, comenta a artista plástica.

“A exposição acontece anualmente, e sou chamada para preparar o lançamento do relógio do Senna (Ayrton). Também faço trabalhos em galerias. Em 2015 fui a Paris expor os meus trabalhos no ´Museu do Louvre´ e também estive no Brasil. No momento estou preparando uma exposição para mostrar as belezas de Fernando de Noronha – Considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. Quero mostrar para os americanos o que é Fernando de Noronha, com suas belezas naturais. Uma ilha fantástica que vou retratar em minhas telas”, exalta Soco Freire. “A minha proposta é fazer uma exposição na ´TAG Heuer´ divulgando Fernando de Noronha”.

“Quando a ´TAG Heuer´ me convidou para fazer o lançamento do relógio Senna, em dois mil e quinze, foi muito importante para o meu trabalho. A empresa me convidou porque sou brasileira e as minhas telas agradaram a empresa. Tenho orgulho de ser brasileira”, lembra com entusiasmo. “O brasileiro é rico culturalmente e o seu trabalho precisa ser divulgado, e é isso que tenho feiro ao longo dos anos”.

“Vim a Orlando para divulgar o meu trabalho. No Brasil é difícil”

Em 2002, Soco Freire decidiu mudar-se para Orlando e depois Miami para atingir objetivos e sonhos ainda maiores. Foi um passo decisivo para que sua carreira internacional deslanchasse. “Vim a Orlando para divulgar o meu trabalho. No Brasil é difícil. Iniciei os meus trabalhos em Orlando com eventos e exposições, depois me mudei para Miami, onde trabalhei com grandes marcas como a ´Red Bull´. Eu fazia pinturas em geladeiras que ofereciam o produto. Depois fui contratada pela ´TAG Heuer´ para decorar as caixinhas de madeiras dos relógios de luxo.

Focada em seu trabalho, conta Soco Freire que quando entra em seu estúdio de pintura, “já tenho em mente o que quero para a minha coleção. Pinto até dez telas sobre o tema e vou delineando o perfil do meu novo trabalho. É assim que as coisas funcionam”, explica.

Carreira da artista

Soco Freire nasceu e cresceu na cidade de João Pessoa, na Paraíba, e iniciou sua carreira de artista plástica em 1996, se transformando em uma artista internacional de grande expoente. Em 2015, a “TAG Heuer” fez um tributo ao piloto campeão de F-1 Ayrton Senna, marcando o 30th aniversario da marca Suíça com o time “McLaren de Formula 1”. Soco Freire lançou sua coleção de obras baseadas no piloto brasileiro com muitas cores, emoção e movimento, que foi exposta nas lojas boutiques da “TAG Heuer” em Miami e Orlando. Atualmente está em exibição com a sua nova coleção “Formula 1 Collection” nas lojas “TAG Heuer”, em Miami, e do “Mall at Millenia” em Orlando.

Soco Freire também expôs obras em diversas edições do “Art Basel Miami” e edições do “Red Bull Canvas”, com total destaque. As obras de Soco Freire chamaram a atenção de vários artistas e desportistas entre eles, Rubens Barrichello, André Marques, Leandro Hassum e da musa de fitness Bella Falconi, que já adquiriram suas obras. Soco também promove suas obras em exposições, eventos culturais e “Live Paintings” onde ela cria, desenha e pinta uma tela ao vivo durante o evento. “Isso é o que amo fazer, com cores trazer vida as minhas telas”, finaliza.

Serviço

“Formula 1 Collection”

Loja “TAG Heuer” do “Mall at Millenia”

Endereço: 4200 Conroy Rd, Orlando, FL 3283