A arte da venda pode alavancar a sua carreira

voltar

OUT/13 – pág. 39

POR-VENDEDOR-EXPERIENCIA-ZEROInfelizmente, a profissão de vendas é quase sempre marginalizada pela sociedade. Discorda? Então, imagine que crianças de uma conceituada escola estejam em sala de aula quando a professora convida-as a revelar as profissões escolhidas por elas.

Naturalmente, haverá quem pretende ser Médico, Engenheiro, Advogado, Físico, Escritor etc. Agora, se alguém disser que deseja ser vendedor, o que você acredita que ocorrerá? É provável que seja levada imediatamente para um psicólogo, não é mesmo?

O que muitos desconhecem, são as vantagens da profissão de vendas. Um dos benefícios de estar em vendas é a oportunidade de estabelecer objetivos de carreira e alcançá-los com sucesso impressionante. Todos aqueles que trabalham em função comercial, e desejam alcançar o topo da organização, devem saber que a profissão de vendas é a que melhor possibilidade oferece de mover-se no organograma em direção ao posto mais alto.

A profissão de vendas exige coragem, criatividade, capacidade de liderar, persuadir, flexibilidade e obstinação pelo sucesso. O verdadeiro vendedor sabe encontrar a maneira criativa de resolver problemas. Aprende desde cedo a se planejar para vencer, cria metas pessoais e profissionais e sabe que precisa pular cedo da cama todos os dias se quiser construir uma carreira de sucesso.
Aprende que precisa se manter atualizado. Daí, não hesita no momento de investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional.Então, aprende a treinar diariamente para melhor se preparar para quando as oportunidades se apresentarem. É comunicativo, bem-humorado e faz da motivação o combustível da vitória.

O vendedor profissional sabe que precisa estar bem preparado para encontrar pessoas de todos os níveis, podendo estar emocionalmente baldo ou feliz, animado ou entusiasmado, irritado ou deprimido. Ele precisa aprender a lidar com os extrovertidos, introvertidos, procrastinadores, otimistas, pessimistas, detalhistas, impetuosos, tagarelas, figurões, egocêntricos e uma série de outros tipos.

Como profissional de vendas, aprende a convencer as pessoas para compartilhar com a sua maneira de pensar, em vez de fazer as coisas que elas querem que sejam feitas. A habilidade de persuasão tem grande importância para todos os que desejam ocupar cargo de liderança. E o melhor de tudo é que, depois de algum tempo, a persuasão e a criatividade incorporam a natureza do profissional que a praticar.

Naturalmente, o profissional de vendas deve saber como persuadir os outros. Isso requer considerável habilidade para incentivar as pessoas que devem ser convencidas, mesmo quando sentem que a sua ideia é melhor. Além disso, o vendedor de sucesso é quase sempre um excelente gestor.

Ele tem que dominar a arte de gerenciar o seu tempo, território, hábitos pessoais e técnicas comerciais e de relacionamento interpessoal. Quando aprende com os desafios da carreira, ele é capaz de gerenciar o seu próprio negócio. Creia: uma carreira bem-estruturada em vendas prepara você para um futuro emocionante. Portanto, o que falta para você começar a se preparar para um futuro brilhante hoje e sempre?

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e
Diretor do Instituto das
Concessionárias do Brasil
evaldocosta@evaldocosta.com