Share
O roubo e o perdão

O roubo e o perdão

Edição de julho/2017 – pág. 38

Recentemente fui roubada.  A confusão psicológica gerada a partir daí foi a esperada. Sem provas, tudo e todos me geraram dúvidas e inseguranças, até a polícia não me deu esperanças. A reação de alguns, bem como outros fatores, agravaram a raiva e a impotência. No entanto, lembrei-me de uma oração da Indonésia: “Gratidão, Perdão, Amor” e me surpreendi!  Que difícil agradecer algo assim, mas, pouco a pouco, e mais rapidamente do que esperava, percebi uma rara oportunidade à minha frente: ultrapassar a dor e encontrar o amor (por mim própria e pelo criminoso), sentindo paz no perdão. As fases do luto pela perda desenrolaram-se e, em pouco tempo, encontrei-me na Aceitação.

Na realidade, no espaço de uma semana, o roubo não foi o único acontecimento: o carro deixou de funcionar em uma tarde de muita chuva, a garagem inundou, o espetáculo desejado teve os ingressos esgotados quando eu estava a caminho, o barco recreio do passeio alternativo quebrou e a energia acabou, ao chegar da praia, deixando a ducha fria e a casa quente. Outros pormenores aconteceram, mas, a esta altura do campeonato, em vez de me deixarem triste, fizeram-me rir.

A minha arma foi uma oração antiga de apenas três palavras, mas poderosa, que me ajudou a ultrapassar os desafios do momento. Outros virão, no entanto o apoio social, o mental e o espiritual, que construí, fortaleceram-me, também tentei dormir mais e não abdicar do meu exercício. Foquei-me naquilo que posso controlar e estou tentando ser proativa. Queria partilhar com vocês essa recente vitória para inspirá-los, lembrando-os de que não estão sós.

Se quiser comentar algo ou obter mais informações, telefone-me (inclusive sobre o grupo de apoio para todos os imigrantes que se sentem sós e desesperados). Para outras dicas ou recomendações, considere os meus dois e-books e vídeo, respectivamente: “Autoestima e Relacionamentos – Segredos Essenciais”, “Autoestima – Ferramentas Indispensáveis” e “Segredos Saborosos para um Bem-Estar Físico e Mental” (http://www.ortigao.com/EbooksandVideos.en.html).