Share
Implante revolucionário de cabelo com células-tronco

Implante revolucionário de cabelo com células-tronco

voltar

MAR/2017 – pág. 06 e 08

Dr. Marco Barusco, fundador e Cirurgião Chefe da “Tempus Hair Restoration”, em Port Orange, tem ajudado pacientes que sofrem com a queda de cabelo e calvície através de métodos cirúrgicos inovadores. O médico é apontado como uma das maiores autoridades para cirurgias corretivas e reparadoras do couro cabeludo e da face

 

Dr. Marco Barusco
Dr. Marco Barusco

Utilizando-se de método revolucionário no tratamento da calvície e no implante de cabelo com células-tronco e plaquetas, o Dr. Marco Barusco integra o seleto grupo de quatro médicos nos Estados Unidos que realiza a nível científico esse procedimento inovador. Ele é o único profissional gabaritado do Estado da Flórida, obtendo resultados surpreendentes no atendimento de homens e mulheres, de diversificada faixa etária, que sofrem com a perda de cabelo e calvície, aliando sua habilidade técnica e artística a mais avançada tecnologia. Fundador e Cirurgião Chefe da “Tempus Hair Restoration”, em Port Orange, e com vários consultórios em Orlando, Tampa e Jacksonville, foi eleito para o cargo de Presidente do “American Board of Hair Restoration Surgery (ABHRS)”, assumindo as funções em janeiro deste ano.

A equipe do “Jornal Nossa Gente” esteve em Port Orange e conversou com o Dr. Marco Barusco em sua clínica. Com uma extensa história pessoal e familiar de calvície, o médico relata que decidiu se dedicar a especialidade de cabelo, após completar sua Residência em Cirurgia Geral no Brasil. Mudou-se para os Estados Unidos em 1998 e hoje é uma das maiores autoridades mundiais nessa área, realizando seminários em Orlando e cidades adjacentes. Barusco, inclusive, com os colegas médicos que atuam em Los Angeles, na Califórnia, em Seattle e Boston, respectivamente, foi incumbido de conduzir um estudo clínico da eficácia do tratamento capilar com plaquetas e células-tronco, com a meta de buscar alternativas de aprimoramento.

Male-4-After

Segundo o médico, ao abordar sobre o seu método revolucionário de cabelo, o uso de células-tronco e de plaquetas, que são ricas em fatores de crescimento, é utilizado há muitos anos para a cicatrização de feridas, em pessoas com artrite e em atletas com lesão nos tendões. Esse processo, no entanto, agora está sendo utilizado para cabelo e calvície, com resultados positivos, inclusive, estudos apontam para a eficácia desse processo. “Você coleta o sangue do paciente e às células-tronco são retiradas da gordura, então separa as células-tronco, no caso da gordura, e, no caso do sangue, são separadas as plaquetas. Posteriormente, à mistura das células-tronco com as plaquetas é reinjetada no couro cabeludo. Esse processo já é feito por alguns profissionais que injetam nas juntas, em lesões no ombro, mas no couro cabeludo, para a calvície é algo novo”, explica o cirurgião.

“É importante ressaltar que ainda existe confusão na nomenclatura e alguns médicos na área de Orlando usam o nome células-tronco quando se referem ao sangue. E o sangue não contém células-tronco. Estamos realizando seminários para esclarecer esse assunto que é bastante complexo e tirar dúvidas das pessoas interessadas nesse processo”, alerta o médico.

“A nossa clínica dispõe de modernos aparelhos, de última geração, para realizar o tratamento em pacientes com calvície. Estamos realizando muitos trabalhos, através de processos extremamente eficazes, com resultados surpreendentes. E como faço parte dos boards e de comitês, tenho acesso aos dados de pesquisas que estão sendo feitas, portanto, até recentemente eu não estava convencido de que essa terapia era realmente efetiva. Esperei até obter os dados eficazes do processo para então aplicar em meus pacientes. Nesse período a tecnologia evoluiu, e hoje me sinto confortável em atender os clientes”, assegura Barusco.

Female-2-After

Quanto ao período para se obter resultados satisfatórios do tratamento, disse o Dr. Marco Barusco que o procedimento funciona como um transplante. “O cabelo começa a crescer entre três a quatro meses e, com as células-tronco e a plaquetas o processo é o mesmo. Haverá um período de descanso entre três a quatro meses e a pessoa verá seu cabelo encher um pouco; entre oito a nove meses haverá um resultado melhor, e no período de um ano o paciente obterá o máximo do tratamento”, informa.

Ressalta o médico que o tratamento funciona com total eficácia em pessoas no início da perda de cabelo, como jovens, por exemplo, e pacientes quem têm muito cabelo e esse cabelo fica fraco, culminando em queda constante. “Em mulheres, por exemplo, que têm pouca opção para tratar a calvície, o tratamento funciona muito bem”, acrescenta. “Outro fator importante, além da queda genética que deixa o homem calvo e a mulher com os cabelos ralos, é a pesquisa que vamos iniciar a partir do mês de julho deste ano, focada na parte de doenças da pele que causa a queda do cabelo. Os tratamentos hoje em dia são efetivos, mas limitados. Os quatro médicos nos Estados Unidos, entre os quais me incluo, qualificados nesse tratamento revolucionário, vão se reunir para um estudo mais abrangente sobre a patologia da calvície”, adianta Barusco.

E não há contraindicação para o tratamento da calvície, assegura Marco Barusco, quando consultado sobre o procedimento, entretanto, se a pessoa tiver uma quantidade pequena de gordura para a obtenção das células-tronco, caso de atletas, especificamente os halterofilistas, torna-se inviável o tratamento. Do mesmo modo, pessoas com doenças sanguíneas, que têm um baixo o número de plaquetas, não são candidatas ideais. “Não existe um limite de idade para o processo cirúrgico, a pessoa pode ter diabete ou pressão alta que não interfere no tratamento, desde que tudo seja controlado. O mesmo ocorre no transplante capilar, uma cirurgia que não é invasiva, toda superficial, podendo ser executada com segurança”.

Indagado sobre o melhor resultado no tratamento e transplante capilar entre o homem e a mulher, Marco Barusco foi enfático, por se tratarem de situações bem distintas, como considerou. “A calvície feminina é mais difusa, a mulher não perde tudo num lugar, ela nunca fica calva como acontece com o homem. Mas os cabelos ficam ralos e o couro cabeludo fica visível. E fica difícil um tratamento cirúrgico na mulher se a calvície estiver avançada, por este motivo existem as células-tronco que melhoram a calvície e não deixam os cabelos tão ralos”.

Male-3-After

Eficácia do processo cirúrgico

“A nossa experiência no implante de cabelo é de vinte anos. Eu trabalho com minha equipe há quatorze anos, e em todos os meus transplantes a minha equipe está comigo, auxiliando. Temos todo cuidado ao transplantar cabelo, no uso dos instrumentos e no seu manuseio, vestindo avental, máscaras e luvas, procedimento adequado que faz a diferença. O olho clínico e a parte artística são fundamentais nesse processo, visualizando bons resultados para daqui um ano, favorecendo o paciente. Procuramos realizar um padrão natural dos implantes, de acordo com a idade do paciente (Barusco mostrou fotos que traduzem a minúcia no processo do transplante, no antes e depois de alguns pacientes, evidenciando os excelentes resultados).

“Um trabalho minucioso, que impulsiona a autoestima do paciente, e após o implante ele se sente muito mais confiante para uma entrevista de emprego, por exemplo, porque a queda de cabelo dá impressão de mais idade. Temos pacientes jovens, mas que aparentam ter quarenta anos de idade devido à calvície. O implante também beneficia no convívio com os amigos porque muitos se sentem envergonhados, e até mesmo na conquista amorosa. Alguns pacientes ficaram noivos e até se casaram depois do tratamento. Recebo mensagens de agradecimentos de pessoas que não imaginavam que poderiam pentear os cabelos de forma adequada, sem o uso de boné ou disfarces. A pessoa deixa a clínica radiante e isso é gratificante para todos nós”, ressalta Barusco.

“O primeiro passo para o tratamento da calvície ou implante, recomenda o médico, é fazer uma consulta. O contato também é feito, em Português, através de nossa representante, Anica Beara (anica@tempushair.com). Oferecemos consultas grátis, com as devidas orientações. Posteriormente, faço a avaliação das condições da calvície do paciente para então iniciarmos os devidos procedimentos do tratamento”, informa.

Vale lembrar que o Presidente do “American Board of Hair Restoration Surgery” se tornou referência na área de implante de cabelo com células-tronco, e dá ensinamentos para médicos brasileiros que passam períodos em sua clínica para adquirir conhecimentos. “Temos também clientes que vêm do Brasil com a família e enquanto a esposa e filhos se divertem na Disney, ele passa o dia na clínica realizando o implante de cabelo. O processo cirúrgico pode ser feito em um único dia. É importante lembrar que uma vez implantado o cabelo pode ser cortado e tingido, pode fazer permanentes, enfim, tudo normalmente”, reforça o médico.

E quanto ao seu interesse na especialização em cabelo, que o tornou referência mundial para cirurgias corretivas e reparadoras do couro cabeludo, revela Barusco que a própria família o inspirou. “Os meus avôs eram calvos, o meu pai e os meus tios são calvos. Ninguém tinha cabelos (sorri). E isso me incomodava bastante. A princípio pensei em me especializar em cirurgia plástica, mas quando conclui a minha residência médica no Brasil, tive a curiosidade de vir para os Estados Unidos trabalhar com um médico na ‘Medical Hair Restoration’”, que fazia implante de cabelo. Vim como estagiário e acabei ficando porque fui convidado para fazer parte de sua equipe. Eventualmente, fiz todos os testes e provas necessárias para tirar licença de médico no país. O transplante capilar é um procedimento cirúrgico e que exige que você seja médico para fazê-lo. Precisei fazer outra residência no Alabama, que foi um processo extenso, mas durante este período fui aprendendo e aprimorando os meus conhecimentos na área capilar”.

Atuando desde janeiro

Tendo assumido a presidência do “American Board of Hair Restoration Surgery” (ABHRS), em janeiro deste ano, relata o Dr. Marco Barusco que o grupo foi criado em 1995, quando cirurgiões dedicados à especialidade de cirurgia de transplante capilar decidiram que deveria ser criada uma entidade que fornecesse o “Título de Especialista” a cirurgiões capacitados, que demonstrassem experiência nesses procedimentos e que fossem aprovados em um exame oral e escrito. O primeiro exame foi aplicado em 1997 e vem sendo realizado anualmente desde então. Portanto, durante a Presidência do Dr. Marco Barusco o ABHRS estará celebrando 20 anos da primeira turma de diplomados. E devido ao extenso processo seletivo e à dificuldade das provas oral e escrita, atualmente somente 200 cirurgiões no mundo são diplomados pelo ABHRS, sendo que aproximadamente 50% deles exercem a profissão fora dos Estados Unidos.

O Dr. Marco Barusco obteve o seu diploma da ABHRS em 2001; em 2011 obteve sua recertificação, que deve ser obtida a cada 10 anos por meio de uma prova escrita; em 2012 foi eleito ao Conselho de Diretores, assumindo a chefia do Comitê que cria o exame escrito a ser feito pelos candidatos ao diploma; em 2014 foi eleito ao Conselho Executivo, servindo como Tesoureiro em 2014, Secretário em 2015, Vice-Presidente em 2016 a agora assumindo a Presidência. Barusco é natural da cidade de São Carlos (SP), cursou Medicina na Faculdade Ciências Médicas de Santos (SP), fez residência médica em cirurgia geral no Hospital Ana Costa, também em Santos. É casado com Cláudia, tem dois filhos, Bruno e Fernanda. Trabalhou na empresa “Medical Hair Restoration” de 1998 a 2010, quando fundou a Tempus Hair Restoration juntamente com sua cunhada, Sylvia Kennihan e seu sogro, Sr. Egberto Lima de Moura, que são os administradores da empresa. Dr. Barusco é um apaixonado por música e atende vários artistas em sua clínica.

Female-1-After

Custos com cirurgia

A primeira consulta é gratuita e o custo mínimo de uma cirurgia para o transplante de cabelos é de 3.900 dólares, segundo informou a clínica. A clínica oferece três tipos de técnicas com custo médio entre sete mil dólares e 21 mil dólares, dependendo da técnica utilizada e do número de implantes necessários para o tratamento do cliente. Mais informações quanto à forma de pagamento, entre outros detalhes, poderão ser obtidas na clínica, com Sylvia Kennihan. Sylvia também é fluente em Português.

Serviço

Marco N. Barusco, MD, FISHRS

Founder & Medical Director – Tempus Hair Restoration, PA

Assistant Professor of Surgery – UCF College of Medicine

Diplomate & President – American Board of Hair Restoration Surgery (ABHRS)

Fellow – International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS)

Endereço – 5537 S. Williamson Blvd, Suite 752

Port Orange, FL 32123

Fone – 877-877-5200

Website – www.hairdoctorflorida.com