15th Brazilian Film Festival of Miami – 19 a 27 de agosto
19 a 27 de agosto
De 19 a 27 de agosto, Miami recebe a 15ª edição do Brazilian Film Festival of Miami, mais antigo festival do Circuito Inffinito. A programação inclui o lançamento da MEDIAFUNDMARKET.COM, plataforma digital com um novo formato para a viabilização de novas iniciativas do mercado audiovisual brasileiro em uma escala global, além das exibições de longas-metragens e curtas inéditos em Miami que ocuparão as salas do Colony Theatre e da Miami Beach Cinematheque, comoAlém da Estrada, de Charly Braun, Cilada.com, de José Alvarenga Jr., e Assim Como Ela, de Flora Diegues. O produtor e diretor de cinema, escritor e jornalista Arnaldo Jabor será o homenageado desta edição com uma mostra de seus trabalhos na Miami Beach Cinematheque e a exibição hors concours do mais recente deles, A Suprema Felicidade, no encerramento no Colony.
15th BRAZILIAN FILM FESTIVAL OF MIAMI
Inffinito comemora 15 anos do Circuito Inffinito de Festivais com lançamento de plataforma digital, exibições de filmes como Além da Estrada e Cilada.com e homenagem a Arnaldo Jabor.De 19 a 27 de agosto, o Circuito Inffinito de Festivais retorna à cidade onde tudo começou para comemorar seus 15 anos de sucesso como a maior vitrine do cinema brasileiro no exterior. Para isso, a Inffinito preparou uma programação especial para a 15ª edição do Brazilian Film Festival of Miami, com o lançamento da MEDIAFUNDMARKET.COM, plataforma digital com um novo formato para a viabilização de novas iniciativas do mercado audiovisual brasileiro em uma escala global, além das exibições de longas-metragens e curtas inéditos em Miami que ocuparão as salas do Colony Theatre e da Miami Beach Cinematheque, comoAlém da Estrada, de Charly Braun, Cilada.com, de José Alvarenga Jr., e Assim Como Ela, de Flora Diegues. O produtor e diretor de cinema, escritor e jornalista Arnaldo Jabor será o homenageado desta edição com uma mostra de seus trabalhos na Miami Beach Cinematheque e a exibição hors concours do mais recente deles, A Suprema Felicidade, no encerramento no Colony.
A programação do 15th Brazilian Film Festival of Miami consiste em mostras competitiva e paralela. No total são 14 longas e 14 curtas-metragens concorrendo ao Prêmio Lente de Cristal, além de 12 exibições fora de competição. Por trás da seleção dos filmes concorrentes está o grupo de curadores do Circuito Inffinito de Festivais, que este ano traz o cineasta Fernando Meirelles (Cidade de Deus), a produtora Paula Barreto (Lula, o Filho do Brasil, Dona Flor e Seus Dois Maridos), o distribuidor Marco Aurélio Marcondes, o diretor do site Filme B, Paulo Sérgio Almeida, a diretora geral da Migdal (Nosso Lar), Iafa Britz, e a produtora e distribuidora Bianca de Felippes (Carlota Joaquina).
Maior premiação do cinema brasileiro no exterior, a Lente de Cristal é oferecida em 11 categorias para longa-metragem e em seis categorias para curta na escolha do júri oficial, composto por renomados representantes do setor audiovisual latino e americano. O júri 2011 inclui: Michael Dagnery, vice-presidente de Conteúdo e Desenvolvimento da MTV Tr3s; Patricia Arias, diretora de Gerenciamento e Artístico da CAMACOL Miami Midia and Film Market; Barbara Weitz, diretora do Programa de Certificado em Estudos de Cinema da Florida International University (FIU); Andrew Nathanson, presidente da Florida Film Comission; Lisa Gottlieb, professora associada do Programa de Cinema da University of Miami; e Maria Arlete Gonçalves, diretora de Cultura do Oi Futuro e gestora do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, como presidente do júri.
O 15th Brazilian Film Festival of Miami começa no dia 19, com as exibições hors concours do longa Salve Geral, de Sérgio Rezende, e do curta O Troco, de André Rolim, vencedores em 2010. Com apresentação da atriz Alessandra Colasanti e participação especial do ator Ney Latorraca, a noite de encerramento premiará os ganhadores de cada categoria da Lente de Cristal, que receberão o troféu criado pela artista plástica Helena Bressane, e terá a exibição do longa A Suprema Felicidade, de Arnaldo Jabor, homenageado este ano.
Evento oficial da cidade de Miami, o BRAFF Miami é reconhecido pela ANCINE, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual e governos locais como uma plataforma de negócios e comunicação entre mídias, profissionais da área e empresas investidoras do audiovisual.
Com 15 anos de expertise no mercado audiovisual, incluindo a realização das rodadas de negócios do MarketPlace, a Inffinito dá um passo adiante na comercialização e financiamento do produto brasileiro em uma escala global e apresenta no 15th Brazilian Film Festival of Miami a plataformaMEDIAFUNDMARKET.COM, ferramenta digital de negócios e prospecção de novos recursos e investimento que promoverá o encontro entre compradores, vendedores e colaboradores financeiros em um ambiente online seguro, gratuito e fácil de usar. Funcionará como um canal de comunicação para que profissionais no Brasil possam ampliar parcerias, aumentar a participação no mercado internacional e inovar os processos de financiamento para o conteúdo audiovisual, criando uma rede eficaz no mundo todo, no ar 24 horas por dia, sete dias por semana.
O MEDIAFUNDMARKET.COM conta com patrocínio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria do Audiovisual (SAv).
Mostra Competitiva
Os filmes que concorrem ao Prêmio Lente de Cristal serão exibidos no Colony Theatre, em Miami Beach. Os longas-metragens programados são: Além da Estrada, de Charly Braun; Nosso Lar, de Wagner de Assis; De Pernas Pro Ar, de Roberto Santucci; Desenrola, de Rosane Svartman; Malu de Bicicleta, de Flávio Ramos Tambellini; Bróder, de Jeferson De; Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo, de Hugo Carvana; Boca do Lixo, de Flavio Frederico; 180º, de Eduardo Vaisman;Cilada.com, de José Alvarenga Jr.; VIPs, de Toniko Melo; Qualquer Gato Vira-Lata, de Tomás Portella; Muita Calma Nessa Hora, de Felipe Joffily; e FamíliaVende Tudo, de Alain Fresnot.
Já os curtas-metragens no páreo são: Assim Como Ela, de Flora Diegues; 3X4, de Caue Nunes; A Casa das Horas, de Heraldo Cavalcanti; A Verdadeira História da Bailarina de Vermelho, de Alessandra Colasanti e Samir Abujamra; Distantes, de Bruno Peres; Amigos Bizarros do Ricardinho, de Augusto Canini; Ferocidade Entre a Urbe e a Flora, de Márcio B. Venturi; Garoto Barba, de Christopher Faust; O Guardado, de Marcelo Felipe Sampaio e Paulo Alvarenga; a animaçãoTempestade, de Cesar Cabral; O Bolo, de Robert Guimarães; Cachoeira, de Sergio José de Andrade; O Caso Libras, de Melise Maia; e o documentário Esta Pintura Dispensa Flores, de Luiz Carlos Lacerda.
Mostra de Documentários
Outros cinco títulos serão exibidos fora de competição, na Mostra de Documentários no Miami Beach Cinematheque. São eles: Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, também vencedor do 14º Brazilian Film Festival of Miami; Elza, de Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan; Memória Cubana, de Alice de Andrade e Iván Napoles; Uma Noite em 67, de Ricardo Calil e Renato Terra; e Cortina de Fumaça, de Rodrigo Mac Niven.
Homenagem a Arnaldo Jabor
Desde sua primeira edição, em 1997, o BRAFF Miami homenageia um profissional de destaque do setor audiovisual brasileiro. O grande homenageado do 15thBrazilian Film Festival of Miami é Arnaldo Jabor, produtor e diretor de cinema, escritor e jornalista carioca que iniciou sua carreira cinematográfica em 1964, fazendo curso no Itamaraty-Unesco. Ainda no mesmo ano, trabalhou nos documentários Maioria Absoluta, de Leon Hirszman, Integração Racial, de Paulo Cézar Saraceni, e como assistente de direção no filme Nave de São Bento, de Mário Carneiro. Neste mesmo período participou do movimento Cinema Novo ao lado dos cineastas Glauber Rocha, Cacá Diegues, Luiz Carlos Barreto, Nelson Pereira dos Santos, entre outros.
Sua filmografia inclui: O Circo (1965), seu primeiro curta-metragem; A Opinião Pública (1967), sua estreia na direção de um longa; e Pindorama (1970), que representou o Brasil no Festival de Cinema de Cannes de 1971. Adaptou dois textos de Nelson Rodrigues para o cinema: Toda Nudez Será Castigada (1973) e O Casamento (1975). Sucesso de público e crítica, Toda Nudez Será Castigada recebeu o Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim e representou o país em Cannes em 1973, além de ser premiado como melhor filme no 1º Festival de Cinema de Gramado, no mesmo ano, e pelo Instituto Nacional de Cinema, em 1974. O Casamento também realizou trajetória internacional, representando o Brasil no Festival de Cinema de Cannes e no Festival de Cinema de São Francisco, em 1976.
Com o longa Tudo Bem (1978), Jabor participou do Festival de Cinema de Berlim – Quinzena dos Realizadores – e recebeu o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Brasília. Em 1980, produziu uma das maiores bilheterias do cinema brasileiro: Eu Te Amo, com Sonia Braga e Paulo Cesar Pereio, atraindo 4 milhões de espectadores aos cinemas. O filme representou o Brasil no Festival de Cannes, na mostra “Un Certain Regard”, em 1981. Eu Sei Que Vou Te Amar, de 1984, não ficou atrás: levou 4,5 milhões de espectadores aos cinemas e rendeu a Fernanda Montenegro o Palma de Ouro de melhor atriz no Festival de Cinema de Cannes de 1986.
O 15th Brazilian Film Festival of Miami apresentará uma seleção de seus filmes na Miami Beach Cinematheque, além de seu mais recente trabalho no cinema, A Suprema Felicidade (2010), no encerramento. Baseado em experiências pessoais de infância, o longa mostra a história de uma família de classe média nos anos 50 e conta com Marco Nanini, Dan Stulbach e Mariana Lima, entre outros, no elenco.
Premiação – Lente de Cristal
São 11 categorias para longa-metragem e seis categorias para curta-metragem.
Categoria longa-metragem: Melhor Filme; Direção; Ator; Atriz; Roteiro; Fotografia; Som Direto; Edição de Som; Montagem; Direção de Arte.
Categoria curta-metragem: Melhor Filme; Direção; Roteiro; Fotografia; Direção de Arte.
Lentes de Cristal oferecidas pelo júri popular: Melhor curta-metragem e melhor longa-metragem.
Parceiros
Promovido pela Inffinito, o 15th Brazilian Film Festival of Miami é patrocinado pela Petrobras e pela Redecard. Tem apoio governamental da Ancine, do Consulado Geral do Brasil em Miami, City of Miami Beach, Miami Beach Cultural Affairs Program, Miami Beach Visitors and Convention Authority, City of Miami, Miami-Dade County Tourist Development Council, Miami-Dade County Department of Cultural Affairs, Cultural Affairs Council, Miami-Dade County Mayor e Board of County Commissioners. O evento conta com apoio de: Gemini, Fastway Moving, churrascaria Fogo de Chão e Piola. A companhia aérea oficial é American Airlines e o Hotel Oficial é o Shore Club. Promoção da MPB FM, Contigo, Revista Beta e Achei USA.
Sobre a Inffinito
Fundada em 1995 pelas sócias Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane B. Spinelli, a Inffinito é hoje uma das mais importantes produtoras culturais do Brasil e a maior vitrine do cinema nacional no exterior.
O grupo, que compreende a Inffinito Núcleo de Arte e Cultura, Inffinito Eventos e Produções (Brasil) e Inffinito Foundation (EUA), tem como objetivo a prospecção no exterior de novos negócios para o Brasil, inserindo no mercado internacional os produtos, serviços e turismo brasileiro.
Além do Circuito Inffinito de Festivais – o único circuito de festivais de cinema brasileiro no mundo –, a empresa também produz filmes em todos os formatos: curtas, médias e longas, e produtos para a TV. Na lista estão: o documentário Fumando Espero (2009), de Adriana L. Dutra; Fumando Espero, a Série (exibida no Canal Brasil); Pioneiros, documentário de Viviane B. Spinelli e Dulce Bressane (2008); e Caravana MT: Concertos pela Paz no Trânsito (2008), de Viviane B. Spinelli, entre outros.
A Inffinito é ainda responsável pela realização de eventos culturais no Brasil como o Verão do Rio, Conexão Samba, Redecard Conexão Brasil, B-a-bá do Cinema Nacional, Projeto Ecocine & Expo Lamsa – Arte de Comunidade, entre muitos outros.
“É muito gratificante testemunhar a emoção, o interesse e a curiosidade que o nosso cinema causa num estrangeiro.” Paula Barreto
“O mercado de cinema no Brasil está bem aquecido com uma boa safra de filmes que tem levado um grande público à nossa produção nacional. Temos que abrir espaço para que esses filmes consigam passar nossas fronteiras e conquistar outros públicos.” Bianca de Fellipes
“O Circuito Inffinito de Festivais é o mais democrático e abrangente e mostra que o cinema brasileiro já teve no exterior até hoje. Ele atua em cidades-chave com diferentes conceitos e sempre com grande visibilidade local.” Paulo Sergio Almeida
“É muito bom poder mostrar o tipo de filme que estamos fazendo, a qualidade, seu conteúdo, cultivar sempre a troca e o intercâmbio cultural com os demais países.” Iafa Britz
“Uma das questões chaves de nossa indústria é colocar nossos filmes “viajando”. Exibi-los de forma sistemática mundo afora, em eventos como o Circuito Inffinito de Festivais, é fundamental para que fora do país se veja a quão diversificada e plural é a nossa cinematografia.” Marco Aurélio Marcondes
Confira abaixo a programação detalhada do 15th Brazilan Film Festival of Miami, de 19 a 27 de agosto:
LONGAS-METRAGENS
ALÉM DA ESTRADA
Ficção / 35mm / Cor / 85min / 2010
Sinopse
Sem perspectivas, Santiago, um argentino próximo de seus trinta anos, decide ir ao Uruguai conhecer um terreno deixado por seus pais, mortos tragicamente alguns anos antes. Na chegada, ele encontra Juliette, uma jovem belga em busca de um amor do passado e de uma nova vida. O que parecia ser uma simples carona acaba se transformando em uma breve, porém intensa, jornada. Visitando paisagens e pessoas perdidas no tempo, eles dividem experiências que acabam por aproximá-los, numa relação de crescente afeto e ternura.
Ficha Técnica
Direção: Charly Braun
Roteiro: Charly Braun
Produção Executiva: Charly Braun
Direção de Arte: Agniezka Kuroslawski
Direção de Fotografia: Pablo Ramos e Bruno Alzaga
Edição: Charly Braun
Som Direto: Alvaro Riet
Edição de Som: Luiz Adelmo
Elenco: Esteban Feune de Colombi, Jill Mulleady e Guilhermina Guinle
Comédia / HD / Cor / 95 min / 2011
Sinopse
Exposto pela namorada através de um vídeo na internet, Bruno tenta refazer sua reputação, mas tudo o que consegue é se meter em uma série de ciladas. Cilada.com é uma comédia sobre amor e traição que mostra o poder da internet em transformar pequenas intimidades e deslizes em fama e constrangimentos globalizados.Ficha Técnica
Direção: José Alvarenga Jr.Produção: Augusto CaséRoteiro: Bruno Mazzeo; e Rosana Ferrão, com colaboração de Marcelo Saback e José Alvarenga Jr.Direção de Arte: Cláudio DomingosDireção de Fotografia: Nonato EstrelaMontagem: Marcelo MoraesElenco: Bruno Mazzeo (Bruno), Fernanda Paes Leme (Fernanda), Sérgio Loroza (Marconha), Augusto Madeira (Sandro), Madeira (Sandro), Fulvio Stefanini (Executivo), Carol Castro (Mônica) Dani Calabresa (Regina Kelly), Marcos Caruso, Luís Miranda, Alexandre Nero, Karla Karenina, Rita Elmôr, Ana Paula Bouzas, Maíra Charken, Miá Mello, Rafaela Amado, Débora Lamm, Letícia Isnard, Aninha Lima, Aramis Trindade, Eliene Narducci, Fernando Caruso, Leandro da Matta
Distribuição: Downtown Filmes / Paris Filmes / Riofilme
BOCA DO LIXO
Drama / 35mm / Cor / 100min / 2010
Sinopse
Adaptado da autobiografia de Hiroito de Moraes Joanides, o filme retrata a atmosfera noturna da Boca do Lixo, região de prostituição no centro de São Paulo nos anos 50 e 60. Oriundo de uma família de classe média-alta, Hiroito frequentava a Boca apenas como boêmio em busca de aventuras sexuais, até que uma tragédia pessoal provoca uma mudança em sua vida. Seu pai é violentamente assassinado e Hiroito é acusado pelo crime. Pouco tempo depois, Hiroito compra dois revólveres e se muda para a Boca, tornando-se rapidamente um dos bandidos mais procurados pela polícia.
Ficha Técnica
Direção: Flavio Frederico
Roteiro: Mariana Pamplona e Flavio Frederico
Produção: Flavio Frederico, Pablo Torrecillas e Rodrigo Castellar
Direção de Fotografia: Adrian Teijido
Direção de Arte: Alberto Grimaldi
Edição: Vânia Debs
Som Direto: Gabriela Cunha
Elenco: Daniel de Oliveira, Hermila Guedes, Jefferson Brasil, Milhen Cortaz, Paulo César Pereio, Maxwell Nascimento, Camila Leccioli, Juliana Galdino, Leandra Leal e Cláudio Jaborandy
FAMÍLIA VENDE TUDO
Comédia/ 89min/ Cor/ 2011
Uma família com dificuldades financeiras – após a apreensão de suas muambas vindas do Paraguai – tem uma brilhante idéia: fazer com a filha Lindinha (Marisol Ribeiro) engravide do famoso cantor Ivan Carlos (Caco Ciocler) para assim garantir uma pensão que tire todos do sufoco. Eles planejam o dia em que a garota deve sair com o astro para engravidar e, passam a acompanhar sua agenda de shows. Mas só não contavam com um detalhe: a ciumenta Jennifer (Luana Piovani), mulher de Ivan.
Ficha Técnica
Direção: Alain Fresnot
Roteiro: Alain Fresnot e Marcus Aurelius Pimenta
Produção Executiva: Pablo Torrecillas e Suzana Villas Boas
Direção de Produção: Wellington Pingo
Direção de Fotografia: José Roberto Eliezer – ABC
Direção de Arte: Alain Fresnot e Fabio Goldfarb
Montagem: José Carone Júnior e Mariana Fresnot
Música: Arrigo Barnabé
Elenco: Lima Duarte, Vera Holtz, Caco Ciocler, Marisol Ribeiro, Luana Piovani, Imara Reis, Juliana Galdino, Ailton Graça, Robson Nunes, Beatriz Segall, Marisa Orth e Latino
MALU DE BICICLETA
Comédia / 35mm / 90min / Cor / 2010
Sinopse
O filme conta a história de Luiz Mario, um empresário da noite paulistana e bon vivant, que tem aos seus pés mulheres de todos os tipos, com quem vive romances tórridos, mas não se envolve emocionalmente. Até que, de passagem pelo Rio de Janeiro, apaixona-se perdidamente pela carioca Malu, que o atropela de bicicleta na ciclovia do Leblon. O casal vive um romance perfeito, que é abalado com a descoberta de uma enigmática carta de amor. A partir daí a história é virada de cabeça para baixo. Luiz Mario se transforma na medida em que o ciúme toma conta da relação. Até que ponto a imaginação pode afetar um romance?
Ficha Técnica
Diretor: Flávio Ramos Tambellini
Roteiro: Marcelo Rubens Paiva
Produção Executiva: Silvia Costa
Produção: Flávio Ramos Tambellini
Direção de Arte: Zé Luca
Direção de Fotografia: Gustavo Hadba
Edição: Quito Ribeiro e Sérgio Mekler
Som Direto: Bruno Fernandes e Álvaro Correia
Edição de Som: Eduardo Pop
Elenco: Marcelo Serrado, Fernanda de Freitas, Marjorie Estiano, Otávio Martins, Daniela Galli, Maria Manoella, Thelmo Fernandes, Dani Suzuki e Marcos Cesana
Distribuição: Downtown Filmes e RioFilme
































